Esportes

São esses que vão

Redação

Publicado em 3 de junho de 2016 às 02:52 | Atualizado há 9 anos

“Preparados para vencer”. Foi com esse slogan que a seleção olímpica de judô do Brasil foi apresentada ontem, no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, um dia após ter sido convocada. O Rio2016.com conversou com cada um dos 14 judocas da seleção na tentativa de apontar os principais rivais dos brasileiros na corrida pelo ouro olímpico. O anúncio foi feito depois da polêmica convocação de Felipe Kitadai, chamado mesmo sem ser o melhor brasileiro da categoria no ranking mundial.

A equipe feminina será a mesma de Londres: Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva, Mariana Silva, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suelen Altheman. É um time jovem, mas com muita experiência, já que todas elas têm, pelo menos, uma participação olímpica no currículo.

Ao lado de Mayra Aguiar, Sarah Menezes está a caminho de sua terceir participação em Jogos Olímpicos desde a estreia em Pequim, em 2008, com apenas 18 anos. Uma bagagem que, segundo a campeã olímpica, fará toda a diferença na hora de encarar o tatame olímpico do Rio.

“Autoconfiança é uma característica que eu tenho desde muito jovem. Acredito muito no amadurecimento do atleta. Essa experiência faz você mudar um pouco sua visão sobre a Olimpíada e você começa a tratá-la com mais naturalidade, como um torneio normal, mesmo sabendo da grandiosidade do evento”, diz.

O time masculino, por outro lado, passou por um processo de renovação e terá quatro estreantes em Jogos: Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber e Rafael Buzacarini. No Rio, eles estarão ao lado dos medalhistas olímpicos Felipe Kitadai, Tiago Camilo e Rafael Silva.

“A gente tenta imaginar como vai ser, mas é impossível. Olimpíada é diferente de tudo”, comenta Penalber, que em  2015 foi bronze no Mundial de Astana. “O que procuro fazer é conversar bastante com os mais experientes, como o Tiago Camilo, que já vai agora para sua quarta olimpíada. É importante e ajuda a gente a imaginar como vai ser o nosso dia lá no Parque Olímpico.”

A comissão técnica da seleção foi representada no evento pelos técnicos Luiz Shinohara, Rosicleia Campos, Fulvio Miyata, Mario Tsutsui e Mario Sabino, além do médioc Matheus Saito, do analista de desempenho, Leonardo Mataruna, e Ney Wilson, gestor de Alto Rendimento da CBJ.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias