Esportes

Só falta peneirar

Diário da Manhã

Publicado em 5 de abril de 2016 às 03:17 | Atualizado há 9 anos

O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, anunciou a lista das 19 jogadoras que disputarão os jogos da temporada 2016. Da lista, sairão as 12 jogadoras que representarão o País nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em agosto. O grupo inclui 16 atletas que jogam no Brasil – seis delas foram campeãs da Superliga domingo (3) com o time do Rio de Janeiro.

“Sabemos que, nos Jogos Olímpicos, somente 12 jogadoras estarão presentes. Isso limita um pouco. Quem leva vantagem numa situação como essa são as jogadoras mais versáteis e que possam fazer mais de uma posição, porque dá para suprir. Esperamos fazer uma seleção forte, que possa brigar contra qualquer time do mundo”, disse o técnico em entrevista coletiva.

A levantadora Fabíola está grávida e com previsão de parto para maio, mas José Roberto a incluiu na lista das 19 atletas e confia em sua recuperação física a tempo da Olimpíada. “Esperamos que a Fabíola consiga treinar, mas dependerá do que vai acontecer no futuro. Precisamos torcer para ser parto normal e caminhar tudo do melhor jeito possível para que ela tenha tempo hábil de estar bem. Pela experiência, e pela jogadora que ela é, achamos que vale tentar.”

Uma das líberos convocadas, Léia, recupera-se de uma lesão e será acompanhada pela equipe médica da seleção. O treinador disse acreditar que 90% das convocações “sejam definitivas”. Antes da Olimpíada, a seleção disputará o Grand Prix, que começa no dia 9 de junho. A fase final será de 6 a 10 de julho.

Essa convocação serve como uma “pré-lista” para os Jogos Olímpicos. Após o Grand Prix, José Roberto precisará cortar sete nomes da lista de atletas que vão para o Rio 2016.

Além de Dani Lins e Fabíola, Zé Roberto chamou Roberta, destaque do Rio, e Naiane, que fez boa Superliga pelo Minas e disputará o Torneio de Montreaux com outras jovens jogadoras da seleção. Segundo o treinador, a ideia é não correr riscos.

“Se pensarmos em segunda levantadora, por tudo o que agregou em valor, próprio portfólio técnico, seria a Fabíola. A Roberta vem evoluindo. Ela foi convocada no ano passado. Conversei com ela, já havia um comprometimento com a possibilidade de brigar por posição. Acho que a novidade é realmente a Naiane. A gente reza para que tudo ocorra bem. Ficar só com a Roberta como reserva da Dani é muito arriscado. Por isso, achamos por bem convocar outra levantadora. Ela já tinha feito uma boa Superliga, voltou a ir bem nessa”, disse Zé.

 

Jogadoras convocadas

 

Levantadoras

Dani Lins (Osasco)

Fabíola (Sem clube)

Roberta (Rio de Janeiro)

Naiane (Minas)

Centrais

Fabiana (Sesi-SP)

Thaisa (Osasco)

Juciely (Rio de Janeiro)

Carol (Rio de Janeiro)

Adenízia (Osasco)

Opostas

Sheilla (Vakifbank/Turquia)

Tandara (Minas)

Monique (Rio de Janeiro)

Ponteiras

Natália (Rio de Janeiro)

Fernanda Garay (Dínamo Moscou/Rússia)

Jaqueline (Sesi-SP)

Gabi (Rio de Janeiro)

Mari Paraíba (Minas)

Líberos

Camila Brait (Osasco)

Léia (Minas)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias