Esportes

Só falta uma

Redação

Publicado em 16 de maio de 2016 às 21:55 | Atualizado há 9 anos

Foi inaugurada ontem a Arena Carioca 2, a última das três que integram o Parque Olímpico Rio 2016, na Barra da Tijuca. O local tem capacidade para 10 mil espectadores e receberá as competições de judô, luta greco-romana, luta livre e bocha paralímpica. O prefeito Eduardo Paes lembrou que nessa semana foram entregues o Pavilhão 6, no Riocentro, que receberá o boxe olímpico e o vôlei sentado paralímpico, e a reforma do Engenhão, que nos jogos terá competições de atletismo e futebol. Com a entrega da Arena 2, o único equipamento que falta é o velódromo.

“Eu pensei que a gente ia terminar sem um calinho no pé, mas tivemos um calinho que é o velódromo, a única obra que não terminou no prazo. Todas terminaram no prazo e no custo, sem sobrepreço. O velódromo está caminhando bem, e a gente espera entregar nos próximos 30 dias”. Paes reiterou que, apesar da crise política e da troca do governo federal, o compromisso com os Jogos Olímpicos não se alterou. “As Olimpíadas são uma agenda do Brasil, é um compromisso do nosso País; é uma agenda que, sem dúvida nenhuma, vai caminhar”.

O prefeito explicou também que o legado para as arenas cariocas está definido. “A arena aqui do lado, a primeira, vai ser uma escola municipal, o Ginásio Experimental Olímpico. Depois das Olimpíadas, a gente desmonta as arquibancadas e monta as salas. A maior vai ser a principal âncora da concessão que a gente quer fazer do Parque Olímpico. Esse espaço aqui é o maior desafio; é para ser o Centro Olímpico de Treinamento, que é o principal legado esportivo prometido”.

O novo ministro do Esporte, Leonardo Picciani, afirmou que, apesar de “ter entrado em campo aos 44 minutos do segundo tempo”, o presidente interino, Michel Temer, mantém o compromisso com os jogos.

“Temos a confiança de que o Brasil cumprirá e terá capacidade de fazer não só grandes Jogos Olímpicos, mas de fazer o melhor dos Jogos Olímpicos. Esse é o desejo do Brasil, do povo brasileiro. E nós sabemos que existem compromissos a serem cumpridos, medidas a serem tomadas, problemas a serem resolvidos, mas eu reafirmo, em nome do governo federal, a palavra confiança, de que nós cumpriremos todos esses pontos que ainda faltam, junto com a prefeitura, junto com o governo do Estado”.

Atletas campeões conheceram o lugar e desejam repetir os feitos de Londres 2012, caso de Sarah Menezes, medalha de ouro no judô, categoria 48kg. “Ver tudo pronto motiva mais. É sinal de que está chegando, está pertinho”, ressaltou. “Bom saber que tudo está andando bem, que as coisas estruturais estão sendo cumpridas”, comemorou.

Para Joice Silva, medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 na luta livre categoria 58kg, foi um momento de inspiração. “Já começo a imaginar, visualizar meu dia, minha luta, como tudo vai estar”, contou a atleta. “Ver tudo pronto me deixa mais calma, por ter a oportunidade de saber onde são as coisas. No dia da competição, vou no lugar certo, não preciso procurar, perguntar nem nada”.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias