Sorteio define grupos da primeira fase
Redação
Publicado em 10 de julho de 2016 às 02:02 | Atualizado há 9 anosAs 48 duplas de vôlei de praia que estarão em ação em menos de um mês nos Jogos Rio 2016 conheceram ontem seus primeiros adversários na caminhada rumo ao pódio Olímpico. Na cidade suíça de Gstaad, onde acontece uma etapa Major do Circuito Mundial, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) realizou o sorteio dos grupos dos torneios que serão disputados em Copacabana e apontarão os novos soberanos das areias do mundo.
Ao todo, 44 das 48 duplas Olímpicas já foram definidas. As duas últimas parcerias masculinas e femininas que disputarão os Jogos Rio 2016 serão conhecidas neste domingo, quando terminam as Finais da Copa Continental, última competição classificatória do esporte.
No masculino, os campeões mundiais Alison e Bruno Schmidt, do Brasil, serão os cabeças-de-chave do Grupo A, que conta também com Adrian Carambula/Alex Ranghieri, da Itália, Clemens Doppler/Alexander Horst, da Áustria e uma dupla do Canadá ou da Venezuela, classificada pela Copa Continental.
Segunda dupla do país-sede do Rio 2016, Evandro e Pedro Solberg estão na chave D, ao lado de Aleksandrs Samoilovs/Janis Smedins, da Letônia, Ben Saxton/Chaim Schalk, do Canadá, e Nivaldo Diaz/Sergio Gonzalez, de Cuba.
No feminino, a dupla brasileira que encabeça o Grupo A é Larissa e Talita, que disputará a classificação com Monika Brzostek/Kinga Kolosinska, da Polônia, Lauren Fendrick/Brooke Sweat, dos Estados Unidos, e uma dupla de Áustria ou Rússia, vinda da Copa Continental.
As também brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas, atuais campeãs mundiais, estão na chave B e enfrentarão Elsa Baquerizo/Liliana Fernandez, da Espanha, Ana Gallay/Georgina Klug, da Argentina, e uma parceria que sairá da Copa Continental, que pode ser da China ou da República Tcheca.
Pelo sistema de disputa, as 24 duplas em cada gênero foram divididas em seis chaves com quatro integrantes cada. Após os confrontos da primeira fase, os líderes e vice-líderes de cada chave avançam as oitavas-de-final, assim como os dois terceiros colocados com melhor campanha. Os outros quatro terceiros colocados disputarão as duas vagas restantes entre si, em confrontos diretos. A partir das oitavas, a competição avança em sistema de eliminatória simples.
]]>