Assembleia Legislativa de Goiás entrega comenda Washington Novaes
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou cerimonia de entrega da comenda “Washigton Novaes”. A sessão de homenagens foi proposta pelo Deputado Estadual Antônio Gomide (PT/GO), e agraciou cidadãos e cidadãs que figuraram como destaques na área ambiental, promovendo proteção ao meio ambiente e práticas sustentáveis.
Gregory Rodrigues
Publicado em 5 de julho de 2023 às 18:02 | Atualizado há 3 semanasA Assembleia Legislativa do Estado de Goiás realizou cerimonia de entrega da comenda “Washington Novaes”. A sessão de homenagens foi proposta pelo Deputado Estadual Antônio Gomide (PT/GO), e agraciou cidadãos e cidadãs que figuraram como destaques na área ambiental, promovendo proteção ao meio ambiente e práticas sustentáveis.
A cerimônia que ocorreu na noite da última terça-feira, 04 de julho, contou com a mesa diretora composta pelo presidente da casa legislativa do estado, deputado Bruno Peixoto (União Brasil), pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, representado o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação à Biodiversidade, Mauro de Oliveira Pires, representando a Ministra de Estado do Meio Ambiente Marina Silva e o desembargador Delintro Belo de Almeida Filho, que representou o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Carlos Alberto França.
Representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás, da Agência Municipal de Meio Ambiente e do Grupo Jaime Câmara também marcaram presença na mesa de honra. A viúva do Jornalista que dá nome a comenda, Virgínia Augusta da Costa Novaes abrilhantou o evento com sua participação.
Na ocasião, o deputado Antônio Gomide (PT/GO), propositor das homenagens, fez uso da tribuna para proferir um discurso, ele salientou a importância da escolha do nome do saudoso jornalista Washington Naves para representar a homenagem que seria concedida, tendo em vista seu vasto e honroso histórico de luta em prol do cerrado através da prática do jornalismo ambiental.
“A vida é preciosa e nós precisamos celebrá-la em todos os momentos. É esse o motivo dessa solenidade: homenagear aqueles que defendem a vida. Essa Casa escolheu com muita sabedoria o nome do jornalista Washington Novaes para honrar os defensores do meio ambiente com a comenda que leva o seu nome”
Washington figurou como consultor de jornalismo da TV Cultura, foi comentarista do programa com temática ambiental, Repórter Eco e promoveu, diversos trabalhos em favor dos povos indígenas e da proteção e defesa da floresta. Ele também, atuou como secretário de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia do Governo do Distrito Federal durante os anos 90. Além disso, foi responsável pela produção de documentários, livros e reportagens sobre a causa ambiental.
Dentre os homenageados com a comenda, esteve o nobre jornalista Batista Custódio, Fundador do Jornal Diário da Manhã e Cinco de Março. Na ocasião ele foi representado por sua esposa, Marly Vieira de Almeida. Além de Custódio, também foram agraciados:
Lucas Calil, deputado e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Virgínia Augusta da Costa Novaes, viúva de Washignton Novaves
Alice de Almeida Freire, Promotora titular da 7ª promotoria de justiça de Goiânia.
Álvaro Fernando de Angelis (coordenador do movimento SOS Chapada dos Veadeiros)
Altair Sales Barbosa (fundador do Instituto do Trópico Sub-úmido da PUC-GO e um dos principais pesquisadores sobre o Cerrado goiano) – representado por Pedro da Costa Novaes
André Luiz Monteiro da Silva (escritor e autor do livro “Parque das Emas – no coração do Cerrado)
Andrea Vulcanis (secretária da Semad)
Aderson Liberato Gouvea (prefeito da cidade de Goiás)
Celene Cunha(professora titular na UFG no Instituto de Estudos Socioambientais) – representada pelo professor Dr. Marco Haddad
Elaine Barbosa da Silva (coordenadora do Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da UFG)
Emiliano Lobo de Godoi (professor da UFG, docente de matérias voltadas para preservação dos recursos naturais)
Francisco Alessandro Fernandes (prefeito de Corumbá de Goiás)
Siron Franco (artista plástico) – representado pela filha Ísis Franco
Jaime Câmara Júnior (presidente do Grupo Jaime Câmara)
Humberto Aidar (ex-deputado, conselheiro do TCM-GO) – representado por seu irmão, Antônio Aidar
José Iramar Araújo de Sousa (presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Ordem e Progresso)
Laerte Guimarães Ferreira Júnior (diretor de programas e bolsas no país)
Luan Deodato Machado Alves (presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente)
Luiz Fernandes de Araújo Júnior (engenheiro agrônomo)
Luziano Severino de Carvalho (delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão à Crimes contra o Meio Ambiente)
Luiz Roberto Botosso Júnior (ambientalista)
Maria de Lourdes dos Anjos Pereira (advogada e ambientalista)
Maurício José Nardini (procurador de Justiça)
Mauro Oliveira Pires (presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação)
Maxwel Maciel Rosa (secretário Municipal de Meio Ambiente de Carmo do Rio Verde)
Osmar Pires Martins Júnior (criador do Parwue Areião, Vaca Brava e ex-secretário de Meio Ambiente)
Pedro Wilson Guimarães (ex-prefeito de Goiânia e criador do Parwue Macambira-Anicuns e ex-secretário de Meio Ambiente)
Rafael Saddi Teixeira (professor e coordenador da Aceleradora Social da UFG)
Rodrigo Borges Santana (secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura da Cidade de Goiás e secretário Municipal Interino de Meio Ambiente)
Sebastião Rodrigues Gomes Filho (prefeito de Corumbaíba)
Cacique Urissapá Tabata Kuikuro (in memorian) – representado pelo filho Maricá Kuikuro. O cacique Urissapá inspirou Washington Novaes a fazer a série Xingu.
]]>