Base de Caiado domina 13 dos 15 maiores colégios eleitorais do Estado
Disputa nos municípios serve para avaliar força política das lideranças
Welliton Carlos
Publicado em 22 de setembro de 2024 às 18:30 | Atualizado há 16 horas
A disputa eleitoral nos municípios costuma influenciar pouco no desenvolvimento da busca pelo Palácio do Planalto.
O PT teve desempenho irrelevante na disputa paroquial de 2020. Mas venceu as eleições de 2022, com Lula batendo Jair Bolsonaro.
Não deixa de ser curioso, todavia, observar como se comportam as forças políticas mais expressivas da atualidade – e que podem disputar as eleições em 2026.
No caso de Goiás, conforme apontam as pesquisas, o governador Ronaldo Caiado (UB) – com sua alta aprovação – tem sido um apoiador decisivo. Além dele, outros dois nomes são lembrados nos municípios: o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Assim como Caiado, Tarcísio Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, tem testado sua popularidade em seu Estado.
No confronto da região metropolitana de Goiás, as pesquisas indicam ainda um cenário dividido entre conservadores, com domínio do governador Ronaldo Caiado. Ele pode vencer em 13 dos 15 maiores colégios eleitorais do Estado. Jair Bolsonaro lidera em um dos municípios e o PT tem potencial para vencer em duas das principais cidades de Goiás.
Goiânia
Em Goiânia, existe um potencial de vitória do candidato Sandro Mabel (UB), pupilo de Caiado. Mas Adriana Accorsi (PT), mesmo sem levantar a bandeira do petismo, também lidera cenários divulgados por algumas das pesquisas. Bolsonaro não demonstra força na Capital, uma vez que seu candidato, Fred Rodrigues, jamais deixou o quarto lugar.
Aparecida
Em Aparecida de Goiânia, a disputa ocorre entre um candidato do bolsonarismo, professor Alcides (PL), e Leandro Vilela (MDB). Candidato de Caiado e do vice Daniel Vilela (MDB), Leandro tem crescido nas pesquisas. As sondagens indicam empate e também vitória do PL.
Anápolis
O PT volta ao protagonismo em Anápolis, com as pesquisas indicando vitória de Antônio Gomide (PT), mas aproximação de Márcio Correa – candidato do PL bolsonarista, todavia um grande aliado de Daniel Vilela, que, por sua vez, tem como líder político o governador goiano.
Trindade
Em Trindade, se existir um vitorioso, é o governador Ronaldo Caiado. Lá, dois nomes despontam nas pesquisas: Marden Júnior (UB) e George Morais (PDT). Não existe proeminência de candidatos do bolsonarismo ou lulismo. Ambos apoiaram Caiado, apesar de Marden ser o nome do UB e aquele que Caiado pede voto.
Senador Canedo
Em Senador Canedo, o candidato de Ronaldo Caiado, Fernando Pellozo (UB), tem liderado as principais pesquisas. Divino Lemes (PSDB), seu principal antagonista, aparece em segundo, mas também sem apoio de Bolsonaro ou Lula. Logo, a única força vitoriosa pode ser aquela já visível de Caiado.
Rio Verde
Em Rio Verde, outro importante, colégio eleitoral goiano, o candidato líder é Welington Carrijo (MDB). O escolhido do bolsonarismo é Lissauer Vieira (PL), com chances, mas ainda distante do líder. Caiado e Daniel defendem a continuidade no município, que teve em Paulo do Vale um prefeito competente.
Jataí
Cidade ao lado, que integra o cinturão do agronegócio, Jataí caminha para reeleger Humberto Machado (MDB) em confronto com o vice Geneilton Assis (PL). O líder das pesquisas tem apoio de Daniel Vilela e Ronaldo Caiado.
Luziânia
No Entorno do Distrito Federal, Jair Bolsonaro e Caiado são os standards mais levantados na busca pelo voto. Lá, o prefeito Diego Sorgato (UB) está consolidado, com apoio do governador de Goiás. Sua principal adversária é Ana Lúcia (PSDB). O PT inexiste na região.
Valparaíso de Goiás
Em Valparaíso de Goiás, o candidato do MDB, Marcus Vinícius, tem se destacado nas pesquisas como líder da disputa. O concorrente mais próximo é Zé Antônio (PL). O grupo de Daniel e Caiado contam como certa a vitória no município.
Águas Lindas
Outra influente cidade do Entorno, Águas Lindas repete cenário semelhante ao de Luziânia: Dr. Lucas Antonietti (UB) lidera as sondagens, distante de Juraci Tesoura de Ouro (PSD). É o candidato do governador Ronaldo Caiado no município.
Formosa
Décimo colégio eleitoral de Goiás, Formosa tem um quadro indefinido e partidos diferentes dos demais municípios. Delegada Fernanda (PP) disputa com Décio da Ideal (Avante). Ela é a candidata do grupo em torno do governador Ronaldo Caiado.
Caldas Novas
Em Caldas Novas, outro importante núcleo de votos do estado, o prefeito Kleber Marra (MDB) é favorito na disputa contra Evandro Magal (PSDB). O líder nas pesquisas tem a bênção de Daniel e Caiado.
Planaltina
Planaltina de Goiás, também no Entorno, tem o atual prefeito, Delegado Cristiomário (PP), com chances de reeleição. Com apoio do governador Ronaldo Caiado, ele disputa o comando do município com o professor Zenilton (PSDB).
Catalão
Em Catalão, cujo prefeito é o bem avaliado Edib Elias, o candidato Velomar Rios (MDB) tem apoio de Daniel e Caiado. E parece não ter dificuldades de superar Elder Galdino (Republicanos), que também disputa o poder Executivo.
Itumbiara
Outra cidade estratégia em Goiás, Itumbiara tem a disputa acirrada entre Dione Araújo (UB) e Gugu Nader – dois nomes com boa articulação e diálogo junto a Ronaldo Caiado por integrarem sua base.
Onde base de Caiado/ Daniel lidera
– Goiânia
– Trindade
– Catalão
– Caldas Novas
– Senador Canedo
– Formosa
– Planaltina
– Valparaíso de Goiás
– Rio Verde
– Águas Lindas
– Luziânia
– Jataí
– Itumbiara
Onde candidato de Bolsonaro lidera
– Aparecida de Goiânia
Onde candidato de Lula lidera
– Anápolis
– Goiânia (algumas pesquisas colocam Adriana Accorsi empatada com Mabel)
]]>