Caiado destaca renascimento da Pecuária após covid-19
O governador Ronaldo Caiado destacou ontem o ‘renascimento’ da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, realizada no Setor Nova Vila, em Goiânia. Ele visitou o parque e se disse impressionado.
Redação
Publicado em 24 de maio de 2023 às 15:02 | Atualizado há 2 anosO governador Ronaldo Caiado destacou ontem o ‘renascimento’ da Exposição Agropecuária do Estado de Goiás, realizada no Setor Nova Vila, em Goiânia. Ele visitou o parque e se disse impressionado.
Conforme o DM mostrou na última segunda-feira, 22, o evento voltou diferente e mais pujante, pecando apenas no viés excessivamente popular das atrações musicais.
No geral, a Pecuária renasceu e atrai olhares de diversos segmentos do estado – da educação ao mercado, passando pelas principais instituições, que estão instaladas dentro do parque para a 76ª Exposição Agropecuária.
O evento segue até 28 de maio e apresenta programação diversificada, incluindo exposição de animais, atrações musicais e serviços voltados para a população.Para Caiado, a retomada da exposição de forma presencial é de grande relevância não apenas para Goiás, mas também para o cenário internacional, uma vez que o estado se destaca na criação e exportação no setor agropecuário.
O governador enfatizou a importância desse momento para promover a pecuária goiana em escala global, ressaltando a qualidade da produção e da genética dos animais locais. “É quase um renascimento da exposição agropecuária de Goiânia e ela cada vez mais pode contar com o Governo do Estado para se fortalecer, voltar a ser o que sempre foi, uma referência no cenário nacional”.
Caiado conferiu os serviços disponíveis no pavilhão nove do Parque de Exposições, incluindo aqueles oferecidos pelo Governo de Goiás.
Diversas entidades governamentais estão presentes, como a Secretaria da Retomada, Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), Secretaria de Estado da Cultura (Secult), GoiásFomento e a Polícia Civil.
Cavalhadas também estiveram em pauta durante a visita do governador. Caiado discutiu a promoção de uma grande apresentação das Cavalhadas do Estado de Goiás ao final do evento, visando compartilhar essas tradições culturais com a população da capital.
Ele destacou a importância em dar maior visibilidade às cavalgadas e à cultura dos muladeiros, elementos que fazem parte da história cultural goiana.
Presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Gilberto Marques disse que a presença do governador no evento reforça seu compromisso com o setor agropecuário, que tem longa história de luta pela valorização do homem do campo.
Poder público oferta crédito e empregos
A GoiásFomento – agência de fomento do Governo de Goiás – divulga na Exposição Agropecuária de Goiânia a linha de crédito Produtor Empreendedor, que oferta até R$ 100 mil para investimento na aquisição de equipamentos para produção de energia fotovoltaica; construção, instalação e modernização de benfeitorias na propriedade rural; aquisição de estufas, insumos voltados para a produção de mudas, horticultura, agricultura orgânica e apicultura.
Técnicos da agência divulgam também linhas de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), operacionalizadas pela instituição financeira, com limite de R$ 2 milhões.
Uma das novidades neste ano é a oferta de 4 mil vagas de emprego e cursos técnicos gratuitos em agroecologia, zootecnia, agropecuária e agricultura oferecidos pelos Colégios Tecnológicos (Cotecs), realizados pela Secretaria da Retomada.
Por sua vez, a Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa) apresenta material informativo sobre programas estaduais, enquanto a Emater divulga resultados de pesquisas sobre produtos e processos agropecuários, além de manter plantão técnico para atendimento dos produtores.
]]>