Chapada dos Veadeiros tem entre 50 km² e 60 km² de área atingida por incêndio
Os bombeiros militares de Goiás, junto às brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), finalizaram, nesta quinta-feira, 13, o combate a um incêndio na Chapada dos Veadeiros.
Fernando Boeira Keller
Publicado em 13 de outubro de 2022 às 19:26 | Atualizado há 2 anosOs bombeiros militares de Goiás, junto às brigadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), finalizaram, nesta quinta-feira, 13, o combate a um incêndio na Chapada dos Veadeiros.
Uma força-tarefa foi montada na quarta, 12, quando as chamas atingiram a Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, na Chapada dos Veadeiros. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militares de Goiás, 50 km² a 60 km² de Cerrado foram atingidos.
Segundo o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva, o que pode ter provocado o incêncio foi um raio que caiu na região semana passada.
“Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros lotada em Cavalcante, fazendo um combate direto em um incêndio que vem descendo a serra. Esse incêndio saiu de dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e ele, provavelmente, foi provocado na semana passada por um raio. Em três frentes, estamos combatendo desde ontem a cabeça do incêndio”, explica.
Ele ressalta que três frentes foram finalizadas e as equipes irão monitorar outras duas agora.
“No total, já devemos ter combatido aproximadamente uns 14km de linha desde anteontem no combate direto. Hoje a gente finalizou uma das três frentes. Nosso trabalho agora vai passar a monitorar as outras duas. Na área estimada por satélite, já devemos ter uns 50km² a 60km² de área queimada. Pessoal do Ibama e ICMBio têm dado um apoio muito forte para a gente combater esses incêndios”, disse.
Situada em Alto Paraíso de Goiás, no nordeste goiano, a Chapada dos Veadeiros é um dos principais pontos turísticos do estado, com desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. Várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos vivem na região, além disso, há piscinas rochocas e quedas d’água com mais de 100 metros de altura.
]]>