Goiás

Festa do Pequi da Ceasa celebra recorde de vendas

Redação

Publicado em 19 de outubro de 2023 às 15:04 | Atualizado há 1 ano

A terceira edição da Festa do Pequi da Ceasa, que acontece hoje, a partir de 8h30, em Goiânia, antecipa as celebrações de 23 de outubro, considerado o Dia Estadual do Pequi.

A festa acontece em tendas montadas ao lado do mercado do Produtor da Ceasa/GO, com intuito de celebrar o fato do entreposto de Goiânia ser o que mais recebe e vende pequi no Brasil. A celebração terá show com Nerildo e Nerivan, Folia de Reis, Orquestra de Violeiros de Goiás, dentre outros.

Presidente da Ceasa/GO, Manoel Castro de Arantes, que assumiu a empresa em junho, afirma que já chegou ao novo cargo ciente da importância do evento. “Ainda mais que esse ano celebramos o Dia Estadual do Pequi!”, reforça. O gestor comenta ainda o fato de a empresa de abastecimento ter sido a primeira com a iniciativa de festejar o fruto do Cerrado, “o que torna a Festa do Pequi da Ceasa/GO ainda mais relevante”.

O presidente destaca também que a cada relatório anual realizado junto aos comerciantes fica mais sedimentado que, entre as Ceasas do Brasil, a de Goiás é a que mais recebe e vende pequi no país. “Praticamente recebemos e vendemos todo o produto coletado no Brasil”.

Vendas

Na Ceasa/GO o pequi é vendido no GNPC-2, a Pedra 2, e chega ao entreposto em caminhões vindos das zonas extratoras. A presença do fruto é tão marcante que, no tempo do pequi, o quantitativo do lixo produzido na Ceasa praticamente dobra, devido às cascas do fruto.

A quantidade de pequi vendido na Centrais é bem maior que o que se extrai no estado. No entreposto, o fruto começa a chegar em setembro, com a remessa do Tocantins.


]]>

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias