Governo Caiado tem 81,4% de aprovação conforme Paraná Pesquisas
Redação
Publicado em 13 de dezembro de 2023 às 14:35 | Atualizado há 1 anoPré-candidato a presidente da República, o governador Ronaldo Caiado tem um dos maiores trunfos que um pretendente ao Planalto pode trazer: aprovação recorde de gestão. Com ela como cartão de visitas ( do melhor governador do Brasil) é possível entrar de forma qualificada no debate eleitoral de 2026. Pesquisas indicam que a faixa eleitoral que decide disputas busca o perfil de um bom gestor.
O governador goiano tem sua gestão aprovada por 81,4% da população goiana, segundo o Instituto Paraná Pesquisas.
Trata-se do melhor desempenho desde que o líder do União Brasil assumiu o Estado em 2019, após se eleger no primeiro turno.
Os indícios de que a pesquisa aponta números corretos estão exatamente nos dados das urnas. Há um ano Caiado foi reeleito novamente no primeiro turno – portanto, com folga e grande margem.
O levantamento do Instituto Paraná foi realizado entre 6 e 10 de dezembro com 1546 pessoas. A sondagem percorreu 76 municípios de todas as regiões de Goiás. A margem de erro do levantamento é de 2,5 pontos porcentuais ( para mais ou menos)
A revista Veja divulgou os dados nesta terça-feira e o tema foi replicado em diversos veículos de comunicação.
Melhora
O que mais chama atenção: Caiado melhorou seu desempenho junto ao eleitorado. Na pesquisa anterior, em junho de 2022, o goiano marcou 76% de aprovação. Já naquela época ele conquistou s melhor avaliação entre todos governadores do país.
O político tem 13,6% de reprovação, que, ao lado de outros 4,9%, não souberam responder – ou seja, menos de 20% dos eleitores se desagradaram com as ações políticas e de gestão, que afetam a aferição.
Conforme o estudo do Instituto Paraná, a aprovação é mais saliente dentre os jovens adultos – a população de 35 a 44 anos (82,9%). Os adolescentes e mais jovens também aprovam de forma significativa o goiano – de 16 a 24 anos (82,4%). Em termos de gêneros, ocorre empate ao avaliar Caiado: 81% dos homens e 81,5% das mulheres apoiam sua gestão.
]]>