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“Desigualdade é violência que gera violência”

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Publicado em 14 de setembro de 2018 às 23:27 | Atualizado há 6 anos

No dia 7 de se­tem­bro, Dia da Pá­tria e da In­de­pen­dên­cia (que In­de­pen­dên­cia?!), acon­te­ceu no Bra­sil in­tei­ro o 24º Gri­to dos Ex­cluí­dos e Ex­cluí­das, em con­ti­nui­da­de com a Cam­pa­nha da Fra­ter­ni­da­de: Fra­ter­ni­da­de e su­pe­ra­ção da vi­o­lên­cia – “Vo­cês são to­dos ir­mãos e ir­mãs” (Mt 23,8).

O te­ma do Gri­to foi: “Vi­da em pri­mei­ro lu­gar!” e o le­ma: “De­si­gual­da­de ge­ra vi­o­lên­cia: bas­ta de pri­vi­lé­gios!”. Pa­ra ser­mos mais re­a­lis­tas, de­ve­rí­a­mos di­zer: “de­si­gual­da­de é vi­o­lên­cia que ge­ra vi­o­lên­cia”. An­tes de ge­rar vi­o­lên­cia, a de­si­gual­da­de é a vi­o­lên­cia – “vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da”, “vi­o­lên­cia le­ga­li­za­da”, “vi­o­lên­cia es­tru­tu­ral” – tan­to mai­or, quan­to mai­or for a de­si­gual­da­de. En­tre as mui­tas fa­ces des­sa de­si­gual­da­de – vi­o­lên­cia que ge­ra vi­o­lên­cia, ci­to três:

Pri­mei­ra: “Da­dos di­vul­ga­dos pe­la ONG bri­tâ­ni­ca OX­FAM, em ja­nei­ro de 2018, in­di­ca que no mun­do, 61 pes­so­as/em­pre­sas bi­lio­ná­rias de­têm uma ri­que­za/renda igual a 50% da hu­ma­ni­da­de (mais ou me­nos 3,5 bi­lhões de pes­so­as). No Bra­sil, 5 bi­lio­ná­rios têm ri­que­za/pa­tri­mô­nio equi­va­len­te ao que tem me­ta­de da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra (mais ou me­nos 103 mi­lhões de pes­so­as)”.

Se­gun­da: “O Ma­pa da Vi­o­lên­cia de 2016 mos­tra que, no Bra­sil, cin­co pes­so­as são mor­tas por ho­ra, com ar­ma de fo­go, ou se­ja, 120 por dia”.

Ter­cei­ra: “Se­gun­do o DI­E­E­SE, o sa­lá­rio mí­ni­mo de mar­ço de 2018 de­ve­ria ser de R$ 3.706,44 pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des bá­si­cas de uma fa­mí­lia de 4 pes­so­as (mo­ra­dia, sa­ú­de, edu­ca­ção, ali­men­ta­ção, ves­tu­á­rio, la­zer, hi­giene, tran­spor­te e pre­vi­dên­cia so­ci­al), de acor­do com o que pre­vê a Consti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988. E pen­sar que o sa­lá­rio mí­ni­mo de 2018 é de R$ 954,00. Tem mui­ta gen­te que faz mi­la­gre to­do dia pa­ra so­bre­vi­ver”.

Quan­ta per­ver­si­da­de e quan­ta cru­el­da­de exis­tem em nos­sa so­ci­e­da­de! O sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta ne­o­li­be­ral é re­al­men­te “um sis­te­ma eco­nô­mi­co iní­quo”! (Do­cu­men­to de Apa­re­ci­da, 385). E mui­tos da­que­les que são os es­tei­os des­se sis­te­ma di­a­bó­li­co se de­cla­ram – con­sci­en­te ou in­con­sci­en­te­men­te (só Deus sa­be) – cris­tã­os, par­ti­ci­pan­do in­clu­si­ve de gru­pos de “em­pre­sá­rios ca­tó­li­cos” ou ou­tros e re­ce­ben­do a co­mu­nhão to­da se­ma­na! Que hi­po­cri­sia! Ho­je a si­tu­a­ção do mun­do e, so­bre­tu­do, do Bra­sil é dra­má­ti­ca.

Fa­zen­do uma bre­ve me­mó­ria, a pro­pos­ta do Gri­to “sur­giu no Bra­sil no ano de 1994 e o 1º foi re­a­li­za­do em se­tem­bro de 1995, com o ob­je­ti­vo de apro­fun­dar o te­ma (a Fra­ter­ni­da­de e os Ex­cluí­dos e Ex­cluí­das) da Cam­pa­nha da Fra­ter­ni­da­de da­que­le ano, que ti­nha co­mo le­ma ‘Eras tu, Se­nhor’, e res­pon­der aos de­sa­fi­os le­van­ta­dos pe­la 2ª Se­ma­na So­ci­al Bra­si­lei­ra, cu­jo te­ma era ‘Bra­sil, al­ter­na­ti­vas e pro­ta­go­nis­tas’. Em 1999, o Gri­to rom­peu fron­tei­ras e es­ten­deu-se pa­ra as Amé­ri­cas”.

Ele “é uma ma­ni­fes­ta­ção po­pu­lar car­re­ga­da de sim­bo­lis­mo, é um es­pa­ço de ani­ma­ção e pro­fe­cia, sem­pre aber­to e plu­ral de pes­so­as, gru­pos, en­ti­da­des, igre­jas e mo­vi­men­tos so­ci­ais po­pu­la­res com­pro­me­ti­dos com as cau­sas dos ex­cluí­dos/as”. (referência)

O ob­je­ti­vo ge­ral do Gri­to é: “Pro­mo­ver a vi­da e anunci­ar a es­pe­ran­ça de um mun­do jus­to, va­lo­ri­zan­do e cons­tru­indo ações a fim de for­ta­le­cer e mo­bi­li­zar a clas­se tra­ba­lhado­ra, os po­vos in­dí­ge­nas e qui­lom­bo­las nas lu­tas po­pu­la­res, de­nun­ci­an­do a es­tru­tu­ra opres­si­va e ex­clu­den­te da so­ci­e­da­de e do sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta”.

Os ob­je­ti­vos es­pe­cí­fi­cos são:

u “De­fen­der a vi­da dos ex­cluí­dos/as, as­se­gurar os seus di­rei­tos, voz e lu­gar;

u Cons­tru­ir es­pa­ços e ações or­ga­ni­za­das po­li­ti­ca­men­te a fim de for­ta­lecer e mo­bi­li­zar a clas­se tra­ba­lha­do­ra, po­vos in­díge­nas e qui­lom­bo­las e o po­vo em ge­ral, a cons­tru­ir um no­vo pro­je­to de so­ci­e­da­de igua­li­tá­ria;

u De­nun­ci­ar as es­tru­tu­ras opres­so­ras da soci­e­da­de, as in­jus­ti­ças co­me­ti­das pe­lo atu­al mo­de­lo eco­nô­mi­co ne­o­li­be­ral, co­mo a con­cen­tra­ção de renda, a cri­mi­na­li­za­ção dos mo­vi­men­tos, dos de­fen­sores e de­fen­so­ras dos Di­rei­tos Hu­ma­nos e das lu­tas po­pu­la­res;

u Ocu­par os es­pa­ços pú­bli­cos e exi­gir do Esta­do a ga­ran­tia do aces­so e a uni­ver­sa­li­za­ção dos di­rei­tos bá­si­cos co­mo edu­ca­ção, se­gu­ran­ça pú­blica, sa­ú­de, tran­spor­te, ali­men­ta­ção sa­u­dá­vel, sa­neamen­to bá­si­co, mo­ra­dia;

u Co­brar dos go­ver­nan­tes uma au­di­to­ria inte­gral da dí­vi­da pú­bli­ca (in­ter­na e ex­ter­na) que con­so­me apro­xi­ma­da­men­te 45% do nos­so di­nhei­ro (or­ça­men­to fe­de­ral) pa­gan­do ju­ros e amor­ti­za­ções aos es­pe­cu­la­do­res”.

Em Go­i­â­nia, re­a­li­za­mos a ma­ni­fes­ta­ção pú­bli­ca do Gri­to dos Ex­cluí­dos e Ex­cluí­das na Pra­ça do Ci­ops (Cen­tro In­te­gra­do de Ope­ra­ções de Se­gu­ran­ça), Jar­dim Cu­ri­ti­ba II – Re­gi­ão No­ro­es­te, a par­tir das 16 ho­ras. Éra­mos cer­ca de 300 pes­so­as: re­pre­sen­tan­tes de Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res, Sin­di­ca­tos, Par­ti­dos Po­lí­ti­cos, Co­mi­tê Go­i­a­no de Di­rei­tos Hu­ma­nos Dom To­más Bal­du­i­no, Fó­rum Go­i­a­no con­tra as Re­for­mas da Pre­vi­dên­cia e Tra­ba­lhis­ta, Eco­no­mia So­li­dá­ria, Co­mis­são Do­mi­ni­ca­na de Jus­ti­ça e Paz do Bra­sil, Con­fe­rên­cia dos Re­li­gi­o­sos/as do Bra­sil – CRB Re­gi­o­nal (com di­ver­sas Re­li­gi­o­sas de di­fe­ren­tes Con­gre­ga­ções e dois re­li­gi­o­sos do­mi­ni­ca­nos), Cen­tro Ecu­mê­ni­co de Es­tu­dos Bí­bli­cos – CE­BI, Pas­to­ra­is So­ci­ais, Co­mu­ni­da­des Ecle­sia­is de Ba­se – CEBs, al­gu­mas Pa­ró­quias – so­bre­tu­do da Re­gi­ão No­ro­es­te e ou­tras Igre­jas cris­tãs. Pe­la re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de das pes­so­as pre­sen­tes, foi um en­con­tro que re­no­vou nos­sa es­pe­ran­ça.

De­nun­cio co­mo gra­ve omis­são o si­lên­cio da Ar­qui­di­o­ce­se de Go­i­â­nia em re­la­ção a es­te ato pú­bli­co, ape­sar do apoio da CNBB Na­ci­o­nal.

Te­nho cer­te­za que se o Pa­pa Fran­cis­co es­ti­ves­se em Go­i­â­nia no dia 7 de se­tem­bro, te­ria mar­ca­do pre­sen­ça no Gri­to dos Ex­cluí­dos e Ex­cluí­das (que atu­al­men­te – afir­ma ele – não são só ex­cluí­dos e ex­cluí­das, mas des­car­ta­dos e des­car­ta­das), re­to­man­do as pa­la­vras que pro­nun­ciou no 2º En­con­tro Mun­di­al dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res: “Atre­vo-me a di­zer que o fu­tu­ro da hu­ma­ni­da­de es­tá, em gran­de me­di­da, nas mãos de vo­cês, na ca­pa­ci­da­de de vo­cês se or­ga­ni­za­rem e pro­mo­ve­rem al­ter­na­ti­vas cri­a­ti­vas na bus­ca di­á­ria dos ‘3 T’ (tra­ba­lho, te­to, ter­ra), e tam­bém na par­ti­ci­pa­ção de vo­cês co­mo pro­ta­go­nis­tas nos gran­des pro­ces­sos de mu­dan­ça na­ci­o­nais, re­gi­o­nais e mun­di­ais. Não se aca­nhem!”.

E ain­da: “Sou­be que são mui­tos na Igre­ja aque­les que se sen­tem mais pró­xi­mos dos Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res. Mui­to me ale­gro por is­so! Ver a Igre­ja com as por­tas aber­tas a to­dos vo­cês, que se en­vol­ve, acom­pa­nha e con­se­gue sis­te­ma­ti­zar em ca­da Di­o­ce­se, em ca­da Co­mis­são ‘Jus­ti­ça e Paz’, uma co­la­bo­ra­ção re­al, per­ma­nen­te e com­pro­me­ti­da com os Mo­vi­men­tos Po­pu­la­res. Con­vi­do-vos a to­dos, bis­pos, sa­cer­do­tes e lei­gos, jun­ta­men­te com as or­ga­ni­za­ções so­ci­ais das pe­ri­fe­rias ur­ba­nas e ru­ra­is, a apro­fun­dar es­te en­con­tro” (San­ta Cruz de la Sier­ra – Bo­lí­via, 09/07/15).

Os cris­tã­os e cris­tãs, se que­re­mos es­tar em co­mu­nhão co­mo nos­so ir­mão o Pa­pa Fran­cis­co, ou­ça­mos o seu con­vi­te! A co­mu­nhão não se dá nas pa­la­vras (que às ve­zes po­dem ser me­ra­men­te for­mais ou até hi­pó­cri­tas), mas nos fa­tos.

“Ne­nhum di­rei­to a me­nos! Fo­ra o ajus­te! Bas­ta de con­ces­sões! Não à Re­for­ma da Pre­vi­dên­cia! Bas­ta de pri­vi­lé­gios e vi­o­lên­cia!”. Ou­tro Bra­sil é pos­sí­vel e ne­ces­sá­rio! Lu­te­mos! (Fon­te: Gri­to dos/as Ex­cluí­dos/as – Ano 24 – Nú­me­ro 68 – Abril-Maio 2018 –

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