Opinião

10 contos infantis para se aplicar em sala de aula

Diário da Manhã

Publicado em 28 de janeiro de 2018 às 00:37 | Atualizado há 7 anos

A lei­tu­ra de um con­to já des­per­ta o in­te­res­se da cri­an­ça pa­ra ou­tras his­tó­ri­as. Pa­ra as cri­an­ças do 1° ano do En­si­no Fun­da­men­tal I os con­tos de fa­das são mui­to pra­ze­ro­sos de se­rem tra­ba­lha­dos, pois tra­zem con­si­go pon­tos a se­rem dis­cu­ti­dos e re­fle­ti­dos pe­los pe­que­nos lei­to­res ao unir o lú­di­co com a re­a­li­da­de de ca­da um.


 


Os Se­te Cor­vos (Ir­mãos Grimm)


Uma me­ni­na nas­ce de­pois de se­te ir­mãos e es­ses, quan­do vão bus­car água pa­ra ba­ti­zá-la, são amal­di­ço­a­dos pe­lo pró­prio pai e trans­for­ma­dos em se­te cor­vos. A me­ni­na, sen­tin­do-se cul­pa­da, con­se­gue des­fa­zer a mal­di­ção. Ape­sar de ter um fi­nal fe­liz, a his­tó­ria per­cor­re um ca­mi­nho di­fe­ren­te, ao tra­ba­lhar o sus­pen­se fu­gin­do dos cli­chês ro­mân­ti­cos da mai­o­ria dos ou­tros con­tos (a lua e o sol co­mem cri­an­ças e a me­ni­na pre­ci­sa cor­tar o pró­pria de­do pa­ra li­ber­tar os ir­mãos).


 


Jo­ão e Ma­ria (Ir­mãos Grimm)


Dois ir­mãos que ao se­rem re­jei­ta­dos pe­la es­po­sa de seu pai, um po­bre le­nha­dor, são dei­xa­dos na flo­res­ta pe­lo mes­mo acre­di­tan­do que, as­sim, to­dos pas­sa­ri­am me­nos ne­ces­si­da­des. Os ir­mãos en­con­tram uma ca­sa fei­ta de do­ces den­tro da flo­res­ta e são en­ga­na­dos pe­la bru­xa, que as atrai pa­ra co­mê-las. Por tra­tar de ques­tões co­mo os la­ços fa­mi­lia­res (que no fi­nal pre­va­le­cem), in­ge­nui­da­de e per­dão, es­se con­to é óti­mo pa­ra pro­mo­ver pro­fun­das re­fle­xões so­bre es­sas e ou­tras pro­ble­má­ti­cas.


 


Bran­ca de Ne­ve (Ir­mãos Grimm)


Prin­ce­sa que ao per­der seu pai so­fre nas mãos da ma­dras­ta, a qual a in­ve­ja por sua be­le­za. Clás­si­co dos con­tos de fa­das que atrai a aten­ção de me­ni­nos e me­ni­nas por tra­zer per­so­na­gens co­mo os di­ver­ti­dos se­te anões e o va­len­te ca­ça­dor, além da fi­gu­ra do prín­ci­pe, é uma im­por­tan­te fon­te pa­ra se tra­ba­lhar te­mas co­mo in­ve­ja, vai­da­de, ami­za­de, en­tre ou­tros.


 


A Guar­da­do­ra de Gan­sos (Ir­mãos Grimm)


Uma prin­ce­sa vai a ou­tro rei­no co­nhe­cer seu prín­ci­pe pro­me­ti­do jun­to com sua da­ma de com­pa­nhia, um ca­va­lo fa­lan­te e um ta­lis­mã. Aca­ba sen­do ví­ti­ma das ar­ma­ções de sua aia, sen­do obri­ga­da a tro­car de pa­pel com ela. Is­so faz com que a ver­da­dei­ra prin­ce­sa so­fra ca­la­da até que o rei per­ce­ba a far­sa e des­mas­ca­re a im­pos­to­ra. Es­se con­to tra­ba­lha ques­tões co­mo con­fi­an­ça, ami­za­de, le­al­da­de e a pre­va­lên­cia da ver­da­de e do ca­rá­ter so­bre a men­ti­ra.


 


O Pa­ti­nho Feio (Hans Chris­ti­an An­der­sen)


Ao nas­ce­rem os be­be­zi­nhos da ma­mãe pa­ta, ela se dá con­ta que um de­les é bem di­fe­ren­te dos de­mais. Com o tem­po, os ir­mãos mais se­me­lhan­tes en­tre si co­me­çam a se en­ver­go­nhar do dis­tin­to e os ou­tros ani­mais a des­de­nhar do “pa­ti­nho feio”, o qual se vê obri­ga­do a se afas­tar do seu con­ví­vio e per­ce­be que, na ver­da­de, é um be­lo cis­ne, sur­pre­en­den­do a to­dos e en­con­tran­do a fe­li­ci­da­de jun­to de seus se­me­lhan­tes. Es­se con­to abor­da te­mas co­mo bullying, pre­con­cei­to, ami­za­de e re­la­ções fa­mi­lia­res.


 


A Pe­que­na Ven­de­do­ra de Fós­fo­ros (Hans Chris­ti­an An­der­sen)


A pe­que­na ven­de­do­ra de fós­fo­ros ti­ra na ven­da des­sas cai­xi­nhas o sus­ten­to pa­ra a sua fa­mí­lia. Con­tu­do, aca­ba sen­do ví­ti­ma do in­ver­no ri­go­ro­so e da fal­ta de com­pai­xão das pes­so­as. Tra­ta-se de uma his­tó­ria que não pos­sui um fi­nal fe­liz, po­rém tra­ba­lha te­mas co­mo com­pai­xão, so­li­da­ri­e­da­de, po­bre­za, in­di­fe­ren­ça, so­nhos e per­da da in­fân­cia.


 


A Rou­pa No­va do Rei (Hans Chris­ti­an An­der­sen)


Di­ver­ti­da his­tó­ria que fa­la de um ma­lan­dro que fin­ge ser um al­fai­a­te pa­ra ti­rar di­nhei­ro do rei. O fal­sá­rio co­me­ça a pe­dir ma­te­ri­ais ca­ros e sa­li­en­ta que so­men­te os in­te­li­gen­tes con­se­guem en­xer­gar as rou­pas por ele te­ci­das, fa­zen­do com que o rei en­co­men­de uma ime­di­a­ta­men­te. To­dos do rei­no fin­gi­am ver as rou­pas do rei, po­rém, no dia do des­fi­le, nin­guém con­ta­va com a sin­ce­ri­da­de de uma cri­an­ça a qual anun­cia, em al­to e bom som, que o rei es­ta­va nu. Por tra­ba­lhar de for­ma jo­co­sa te­mas co­mo fal­si­da­de, tra­pa­ça, ino­cên­cia e sin­ce­ri­da­de in­fan­tis es­se con­to se des­ta­ca.


 


Pi­nó­quio (Car­lo Col­lo­di)


Ge­pe­to so­nha­va em ser pai. Es­se mar­ce­nei­ro cons­trói um bo­ne­co de ma­dei­ra e dá-lhe o no­me de Pi­nó­quio. A fa­da azul con­ce­de vi­da e con­sci­ên­cia (Gri­lo Fa­lan­te) ao bo­ne­co, com a con­di­ção de ele exer­cer bra­vu­ra, le­al­da­de e ge­ne­ro­si­da­de, pre­ci­san­do sem­pre dos con­se­lhos do Gri­lo, pa­ra se tor­nar um me­ni­no de ver­da­de. Po­rém, Pi­nó­quio des­via-se do ca­mi­nho do bem ca­in­do nas ten­ta­ções que lhe sur­gem, qua­se des­per­di­çan­do a chan­ce que a fa­da lhe deu, o que en­tris­te­ce seu pai pro­fun­da­men­te. Além dos três te­mas já ci­ta­dos, abor­da tam­bém as­sun­tos co­mo men­ti­ra, es­per­te­za, ami­za­de e res­pei­to aos mais ve­lhos.


 


A Be­la e a Fe­ra (Ma­da­me Je­an­ne-Ma­rie Le­Prin­ce de Be­au­mont)


A fi­lha mais no­va de um mer­ca­dor era bas­tan­te di­fe­ren­te de su­as du­as ar­ro­gan­tes ir­mãs. Em uma das vi­a­gens de seu pai, pe­diu-lhe que lhe trou­xes­se uma ro­sa co­mo lem­bran­ça. Pa­ra se pro­te­ger de uma for­te ne­vas­ca, o pai de Be­la abri­ga-se num an­ti­go cas­te­lo no qual é ata­ca­do por um mons­tro ao ten­tar co­lher a ro­sa de Be­la. Ao lon­go da nar­ra­ti­va, a mo­ça é pos­ta co­mo pri­si­o­nei­ra no lu­gar do seu pai e pas­sa a co­nhe­cer ver­da­dei­ra­men­te a fe­ra que lhe man­tém ca­ti­va, ao mes­mo tem­po que con­se­gue con­quis­tá-la. Hu­mil­da­de, ge­ne­ro­si­da­de, re­la­ci­o­na­men­to fa­mi­liar, apa­rên­cia, be­le­za in­te­ri­or são al­guns dos te­mas aqui que po­dem ser tra­ba­lha­dos.


 


Os Três Por­qui­nhos (Jo­seph Ja­cobs)


Três por­qui­nhos ir­mãos sa­em da ca­sa de sua mãe pa­ra ca­da um cons­tru­ir sua pró­pria mo­ra­dia. O pri­mei­ro de­ci­de usar pa­lha, o se­gun­do op­ta pe­la ma­dei­ra e o ter­cei­ro usa ci­men­to e ti­jo­los. Os dois pri­mei­ros le­van­tam su­as ca­sas ra­pi­da­men­te, en­quan­to o ter­cei­ro de­mo­ra, mas pro­je­ta sua ca­sa de ma­nei­ra mais com­ple­ta. Quan­do o lo­bo apa­re­ce, con­se­gue der­ru­bar com um so­pro as du­as pri­mei­ras ca­sas, for­çan­do os dois por­qui­nhos a se abri­ga­rem na ca­sa do ter­cei­ro. So­men­te lá fi­cam re­al­men­te se­gu­ros, per­ce­ben­do que tan­to tra­ba­lho va­leu a pe­na. As­sim co­mo em ou­tro co­nhe­ci­do con­to – Cha­peu­zi­nho Ver­me­lho – o lo­bo mau é seu des­ta­que, me­xen­do com o ima­gi­ná­rio das cri­an­ças. Es­se con­to é im­por­tan­te por ser uma das ba­ses da Li­te­ra­tu­ra In­fan­til, tra­tan­do te­mas co­mo per­sis­tên­cia, pa­ci­ên­cia, es­for­ço e bon­da­de.


 


(Ca­mi­la Lou­ren­ço Pa­nho­ca é gra­du­a­da em Le­tras pe­la Unesp – Câm­pus de As­sis, Pe­da­go­gia pe­lo Cen­tro Uni­ver­si­tá­rio Cla­re­ti­a­no (CEU­CLAR), es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção In­fan­til e Al­fa­be­ti­za­ção pe­lo CEU­CLAR e pro­fes­so­ra do En­si­no Fun­da­men­tal I do Co­lé­gio An­ta­res em Ame­ri­ca­na/SP


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