A arte de delegar
Diário da Manhã
Publicado em 1 de março de 2017 às 00:48 | Atualizado há 8 anosPode deixar que resolvo tudo! mostra que, quando, o assunto é “delegar”, muitos não sabem transferir responsabilidades e poder para sua equipe.
“Administrar com sabedoria é delegar autoridade e dividir responsabilidades”. Monicka Christi.
Nossos executivos e gerentes em geral, são excelentes realizadores, altamente comprometidos com suas funções e preparados para lidarem sem susto com situações de escassez e adversidades. Agora, muitos destes gerentes, supervisores ou chefes em geral, tropeçam quando o assunto é delegação; constantemente vejo isso em muitas organizações.
Mas, por delegação, vejamos no dicionário: v.t.d. e v.bit.Incumbir; fazer uma transmissão de; conceder poderes ou obrigações a uma outra pessoa: delegou responsabilidades; delegou as tarefas ao funcionário.
Clareou? A falta dela se torna uma pedra no caminho do desenvolvimento de nossos profissionais, tornando-se uma baixa capacidade de transmitir poder às equipes.
Existe sim, a transferência de tarefas, de papéis operacionais, mas o ato de delegar ainda está longe do desejado. “ alguns chefes, em sua maioria não dão a devida liberdade de ação a seus funcionários”, Não há um espaço para que o outro julgue, tome decisões e execute segundo os próprios métodos.
Não se delega pela metade. Assumir somente responsabilidades, sem uma visão do todo, sem saberem qual será a finalidade de tanto esforço, não vai resolver nada! São desencontros de informações, que vão provocar sérios ruídos nos relacionamentos das equipes. O chefe passa a bola para frente, mas, não deixa bem claro, o que a organização espera daquele serviço. Já, o funcionário, por sua vez, faz de tudo, dá um duro danado, mas, acaba ficando angustiado por estar ou não fazendo a coisa certa. Acaba, com isso, resistindo às novas atribuições.
Realmente, que situação complicada. Mas, por que isso acontece, numa época em que o trabalho em equipe está sendo tão valorizado e até glorificado? Por que é tão difícil delegar? Na opinião de muitos especialistas (e aqui me incluo), o inimigo número um da delegação, é o: “Perfeccionismo”.
Muitos gerentes ainda estão presos aos detalhes (são muitas minúcias). É lógico que isso tem o seu lado bom; o trabalho e as decisões costumam serem executadas de maneira exemplar.
O problema é que: por ser um trabalho tão avesso aos deslizes, nossos gerentes, tem poucas disposições para correrem riscos. E o resultado é que eles acabam dando conta dos serviços sozinhos; só para não perderem o seu precioso tempo educando e orientando seus subordinados.
Agora, imaginem vocês: num ambiente competitivo e feroz, o gerente ou supervisor, precisa mostrar que é bom e ainda acreditar que a melhor maneira de fazer este trabalho é virar um super-homem concentrando as responsabilidades. E o que é pior, esta centralização de decisões, leva-o a fugir de outro ponto crucial: “ o feedback”.
Temos outra questão que provoca distorções na hora de delegar: “ o feitiço provocado pelo poder”. O caráter de essencialidade que a empresa embute no cargo. É, o sinal está fechado!
O profissional só vai conseguir delegar se estiver muito bem resolvido tanto na sua vida profissional quanto na pessoal. Caso não….ouçam o “Bêbado e o equilibrista – Elis Regina”.. qualquer semelhança….
Saber delegar é uma competência fundamental para aqueles que desejam crescer dentro das organizações e se manterem no topo.
Como não fazer tudo sozinho e o que os especialistas nos falam sobre a “Arte de Delegar”; claro que você quer ser um líder:
Fique atento à: Não passe suas tarefas sem explicar exatamente aonde se quer chegar. O diálogo é muito importante para que não haja mal-entendidos.
Observe: Nunca se intrometa para dizer o que fazer ou perguntar detalhadamente como está o andamento da tarefa. O importante é o resultado e não a ferramenta para se chegar lá.
Liberte-se: Delegue também as coisas que você gosta de fazer. Isso pode estar tomando o seu tempo.
Flexibilidade: Estabeleça prazos para o fim de um trabalho. Se ele não ficar pronto na data prevista, reveja-o. O que para você é fácil e simples, para algumas pessoas pode ser um pouco difícil.
Ouça a voz da experiência: Não delegue pela metade! Saiba estender o projeto como um todo.
Evite animosidades: Nunca passe a mesma tarefa para outra pessoa. Isso vai criar uma competição desnecessária.
Lembre-se: Dê conselhos, mas não interfira no processo. Demonstre ter confiança em sua equipe. Isso motiva.
Palavra-chaves: Delegar, Flexibilidade, autoridade, responsabilidade e poder.
Leitura recomendada: Você faz a diferença – JOHN C.MAXWELL
(Cezar Tadeu S. Veiga – Administrador de Empresas. Especialista em Docência Universitária. Especialista Andragógico em Gestão de Pessoas. Site: www.formador.com.br – 999063173 e 999080218)
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