A arte e a sabedoria de gerir
Diário da Manhã
Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 23:43 | Atualizado há 7 anosO tema não é novo, mas é fundamental. Gestão: vitalidade das empresas. Esta é a abordagem.
Arte – devido ao fato de requerer sempre inovação/criatividade. Sabedoria – pela razão de que o gestor precisa ser conhecedor profundo da sua área de atuação, a nuances, oscilações, mudanças contínuas no cenário econômico, político, financeiro em geral.
Estudar sempre, atualizar-se diariamente, estar conectado com o verdadeiro significado de um mundo corporativo, interagir com as todas as áreas, estar aberto para ouvir sugestões de melhoria, trazer valores positivos.
Estar ciente do seu grau de responsabilidade, ter um olhar abrangente, visualizar a frente, saber tomar decisões assertivas, afinal esta é uma das principais razões para ocupar uma posição de gestor – o resultado crescente e agregador que será produzido pelo seu trabalho.
Ser participativo com sua equipe, trazê-los para si, incentivar os pontos positivos, corrigir através de feedback os pontos de melhoria, individualmente.
Estar integrado com o mundo de forma macro. Assumir erros de percurso, mas saber direcionar, elaborar estratégias seguras, capacitar pessoas e “colocar a mão na massa” sempre que for preciso. O exemplo é mais forte do que simplesmente delegar.
Mesmo em tempos tão avançados, é possível encontrar em grandes empresas (ainda), gestores sem técnica, sem conhecimento da realidade organizacional hoje, que tentam fazer uma administração ultrapassada, e muitas vezes equivocada, gerando com isso e obviamente, prejuízo as empresas. Sejam eles financeiros, materiais, perca de talentos que podem trazer excelentes e ricas contribuições.
É necessário ver além daqui. Saber onde se quer chegar, o quanto se quer crescer, contar com gestores que sejam realmente o diferencial. E assim todos crescem, tudo se torna auspicioso, promissor.
Não há muito tempo para modelar colaboradores de gestão, estes precisam estar prontos para a dinâmica acelerada em que vivemos.
Caminhemos para a evolução!
(Sandra Alves de Freitas, administradora de empresas)
]]>