Opinião

A candidata Suelene dos Balduino de Posse

Diário da Manhã

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 23:03 | Atualizado há 6 anos

Os Balduino são his­tó­ri­cos pi­o­nei­ros de Pos­se, atu­al ci­da­de-po­lo do les­te go­i­a­no, na fron­tei­ra com a Ba­hia. Ge­ne­ti­ca­men­te (pa­ra não di­zer tra­di­cio­nal­men­te), os Bal­du­i­no são po­lí­ti­cos, re­for­mis­tas e re­vo­lu­ci­o­ná­rios, de­di­ca­dos às cau­sas pú­bli­cas, co­mo o foi Dom To­más Bal­du­i­no, um dos bis­pos mais des­ta­ca­dos da Amé­ri­ca La­ti­na, ao la­do de Dom Hel­der Câ­ma­ra.

O le­gen­dá­rio co­ro­nel Jo­sé Bal­du­i­no de Sou­za, que vi­veu e rei­nou em Pos­se no sé­cu­lo XIX, foi elei­to 2º vi­ce-pre­si­den­te do es­ta­do de Go­i­ás, de 1905 a 1909 (na ges­tão de Mi­guel da Ro­cha Li­ma), de quem a pro­fes­so­ra Su­e­le­ne Bal­du­i­no (fo­to), sua fa­mo­sa te­tra­ne­ta, é ago­ra can­di­da­ta a vi­ce-pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca na cha­pa do Ca­bo Da­ci­o­lo.

 

TRA­ÇOS DE ORI­GEM

Em li­gei­ras in­for­ma­ções pres­ta­das pe­la pró­pria can­di­da­ta, Su­e­le­ne Bal­du­i­no Nas­ci­men­to “é fi­lha ca­çu­la do ca­sal de go­i­a­nos, Jo­sé Al­ves do Nas­ci­men­to (de For­mo­sa) e Su­ely Bal­du­i­no (de Pos­se). Se­gun­do Su­e­le­ne, seus pa­is são os gran­des amo­res de sua vi­da. Com o exem­plo dos pa­is apren­deu va­lo­res e prin­cí­pios, tais co­mo fé, ca­ri­da­de, de­ter­mi­na­ção, res­pon­sa­bi­li­da­de, in­te­gri­da­de e amor ao pró­xi­mo”.  Ou­tra re­fe­rên­cia his­tó­ri­ca que fi­gu­ra na me­mó­ria exis­ten­ci­al de Su­e­le­ne, é a do mé­di­co Ra­ul Bal­du­i­no de Sou­za, seu tio-avô, por cu­jas mãos ela nas­ceu (eis que dou­tor Ra­ul fo­ra tam­bém ve­re­a­dor em Pos­se e mais tar­de pre­fei­to mu­ni­ci­pal de Aná­po­lis), o qual ao aga­sa­lhar no lei­to a ain­da anô­ni­ma cri­an­ci­nha, te­ria ex­cla­ma­do: “Mais uma be­la lu­ta­do­ra da sa­ga dos Bal­du­i­no!”.

Quem qui­ser sa­ber mais so­bre os no­tó­rios Bal­du­i­no de Pos­se, de su­as ati­vi­da­des na po­lí­ti­ca, no cam­po ju­rí­di­co, nas le­tras e nas ar­tes (des­ta­que pa­ra o po­e­ta Jo­sé Dé­cio Fi­lho e o com­po­si­tor Ál­va­ro Bal­du­i­no, di­to o “Pi­xin­gui­nha” go­i­a­no), leia de Emí­lio Vi­ei­ra, as obras “A sa­ga da Pos­se & ál­bum das fa­mí­lias” (Ce­graf/UFG, Go­i­â­nia, 2005) e “Os po­de­res da Pos­se” (Kelps, Go­i­â­nia, 2011). Su­e­le­ne Bal­du­i­no, ain­da jo­vem ini­ciou su­as ati­vi­da­des ecle­siás­ti­cas na Igre­ja Ba­tis­ta, e em pa­ra­le­lo, gra­duou-se em Pe­da­go­gia na UNI­CEUB. Em 2013 gra­duou-se ba­cha­rel em Di­rei­to, pe­lo IESB. Tem um per­fil de de­ter­mi­na­ção pa­ra pro­mo­ver mu­dan­ças on­de acre­di­ta que elas se­jam ne­ces­sá­rias, e as­sim foi in­cen­ti­va­da a acei­tar o de­sa­fio des­ta can­di­da­tu­ra, “por acre­di­tar na ver­da­de de que o Bra­sil ain­da tem jei­to e por acre­di­tar, co­mo edu­ca­do­ra, no po­der trans­for­ma­dor da Edu­ca­ção e de que o amor sem­pre ven­ce”.

 

DA TRA­DI­ÇÃO PO­LÍ­TI­CA

Não hou­ve tem­po há­bil pa­ra es­te es­cri­ba fa­zer a de­se­ja­da en­tre­vis­ta com a no­bre can­di­da­ta, que hon­ra a me­mó­ria his­tó­ri­ca do le­gen­dá­rio Co­ro­nel Jo­sé Bal­du­i­no de Sou­za, um dos íco­nes do po­der da re­gi­ão do nor­des­te go­i­a­no. O co­ro­nel em te­la, des­de 1886 exer­cia o co­man­do su­pe­ri­or do 4º cor­po de ca­va­la­ria jun­to com o 14° ba­ta­lhão de ser­vi­ço ati­vo da Guar­da Na­ci­o­nal, ins­ta­la­dos em Pos­se pa­ra pro­ver a se­gu­ran­ça das fron­tei­ras Go­i­ás-Ba­hia, con­for­me no­ti­ci­a­do no “Al­ma­nach da Pro­vín­cia de Goyaz”, de Cos­ta Bran­dão, em 1886. Po­de-se di­zer que a ele­va­ção de Pos­se a mu­ni­cí­pio ain­da no pe­rí­o­do im­pe­ri­al, não se deu ape­nas por sua im­por­tân­cia co­mo lo­ca­li­za­ção fron­tei­ri­ça, mas gra­ças ao es­for­ço de ho­mens va­lo­ro­sos aí ra­di­ca­dos (a exem­plo do co­ro­nel Bal­du­i­no), que se tor­na­ram os pri­mei­ros agen­tes lo­ca­is da ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, bem co­mo no âm­bi­to re­gi­o­nal e es­ta­du­al.

O co­ro­nel Jo­sé Bal­du­i­no es­tá tam­bém à ba­se da pri­mei­ra ge­ra­ção de in­te­lec­tu­ais go­i­a­nos li­ga­dos ao po­der pú­bli­co. Era pai do de­pu­ta­do cons­ti­tu­in­te em 1891, Gus­ta­vo Bal­du­i­no de Sou­za, que as­si­nou a pri­mei­ra Cons­ti­tu­i­ção do es­ta­do de Go­i­ás. Era avô de Jo­sé Bal­du­i­no de Sou­za Dé­cio, de­pu­ta­do es­ta­du­al de 1925 a 1928. Bi­sa­vô da de­pu­ta­da es­ta­du­al Al­me­rin­da Ma­ga­lhã­es Aran­tes, sem­pre elei­ta e re­e­lei­ta des­de 1955 e por três le­gis­la­tu­ras até 1967. Des­ta­que tam­bém pa­ra o no­tó­rio de­pu­ta­do Gus­ta­vo Bal­du­i­no San­ta Cruz (le­gis­la­tu­ras de 1963 a 1971), ten­do si­do vi­ce-pre­si­den­te da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás. Ra­zão as­sis­te à pro­fes­so­ra Su­e­le­ne pa­ra om­bre­ar can­di­da­tu­ra à vi­ce-pre­si­den­te da re­pú­bli­ca.

 

IDEI­AS-CHA­VES

Em li­nhas ge­ra­is, re­por­ta­mos al­gu­mas idei­as-cha­ves ex­traí­das de tre­chos de en­tre­vis­tas já con­ce­di­das pe­la can­di­da­ta, pa­ra ilus­trar sua po­si­ção men­tal di­an­te da atu­al pro­ble­má­ti­ca so­ci­al bra­si­lei­ra, ten­do, prin­ci­pal­men­te a mu­lher co­mo cé­lu­la ma­ter da fa­mí­lia.

1- Pa­pel das mu­lhe­res na sua fa­mí­lia – “As mu­lhe­res de mi­nha fa­mí­lia são ci­da­dãs for­ma­do­ras de opi­ni­ão. Va­lo­ri­zam a for­ma­ção, pau­ta­da em prin­cí­pios de éti­ca e res­pei­to à vi­da. São de­ter­mi­na­das, res­pon­sá­veis, sen­sí­veis às ne­ces­si­da­des do ou­tro, mu­lhe­res de fé, que de­sem­pe­nham o pa­pel de tra­zer o equi­lí­brio ao lar em par­ce­ria com os de­mais mem­bros da fa­mí­lia e a mai­o­ria es­tá ou es­te­ve in­se­ri­da no mer­ca­do de tra­ba­lho”.

2 – O que pen­sa so­bre o fe­mi­nis­mo – “No meu pon­to de vis­ta in­cor­reu no mes­mo er­ro do ma­chis­mo, sem en­ten­di­men­to da pers­pec­ti­va es­pi­ri­tual bí­bli­ca, em­ba­sa­da no amor que Je­sus de­mons­trou, on­de não há dis­tin­ção en­tre ho­mens e mu­lhe­res nos seus di­rei­tos. Am­bos de­vem ser ama­dos e res­pei­ta­dos co­mo in­di­ví­duos. Je­sus, em­bo­ra nas­cen­do e cres­cen­do em uma cul­tu­ra ori­en­tal, on­de as mu­lhe­res nem eram men­ci­o­na­das, te­ve seus di­á­lo­gos mais pro­fun­dos com as mu­lhe­res. Ele opor­tu­ni­zou uma mu­dan­ça de pa­ra­dig­ma ao lan­çar as se­men­tes de va­lo­ri­za­ção da mu­lher na sua pers­pec­ti­va igua­li­tá­ria de amor a to­das as pes­so­as.

O fe­mi­nis­mo se trans­for­mou em al­go pre­ju­di­cial, tra­zen­do mais car­gas pa­ra as mu­lhe­res ao rou­bar, mui­tas ve­zes, a es­sên­cia que faz de ca­da mu­lher um ser com­ple­to e es­pe­ci­al. Com­ba­ter as in­jus­ti­ças é ne­ces­sá­rio, mas não de­ve­mos usar as ar­mas que re­pro­va­mos. Não é a lu­ta pe­la lu­ta, pe­lo va­le tu­do, que agri­de àque­les que de­ve­ri­am ser con­ven­ci­dos a se­rem nos­sos ali­a­dos. Não acre­di­to no er­guer de uma ban­dei­ra que não te­nha co­mo al­vo o con­ven­ci­men­to da­que­les que se opo­em. Acre­di­to que, pe­lo me­nos, a opor­tu­ni­da­de de­ve ser da­da, lu­tan­do pe­la jus­ti­ça, po­rém sem a prá­ti­ca da in­jus­ti­ça na con­quis­ta do seu es­pa­ço re­le­van­te na so­ci­e­da­de”.

3 – So­bre o cri­me do fe­mi­ni­ci­dio – “A nos­sa pro­pos­ta con­tra a vi­o­lên­cia é am­pla. Pas­sa pe­lo au­men­to de efe­ti­vo nas fron­tei­ras, mai­or in­ves­ti­men­to nos pro­fis­si­o­nais da se­gu­ran­ça, equi­pa­men­tos de tec­no­lo­gia, in­te­li­gên­cia, in­ter­li­gan­do as for­ças po­li­ci­ais, re­ti­ra­da de ar­mas ile­gais, cam­pa­nha na­ci­o­nal es­pe­cí­fi­ca que en­vol­va a par­ce­ria com pro­fis­si­o­nais de vá­ri­as áre­as, es­co­las, uni­ver­si­da­des ob­je­ti­van­do cri­ar a cul­tu­ra de que a vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher, além de cri­me é ver­go­nho­so. Pu­nir, na for­ma da lei, com o ri­gor ne­ces­sá­rio to­do o ti­po de vi­o­lên­cia a quem quer que se­ja. Am­pli­ar o aten­di­men­to as mu­lhe­res às de­le­ga­cias es­pe­cia­li­za­das não li­mi­tan­do es­te aten­di­men­to ape­nas à de­nún­cia, mas pro­por­ci­o­nan­do aten­di­men­to fí­si­co e psi­co­ló­gi­co, ju­di­ci­á­rio e pro­te­ti­vo, vi­san­do au­to­no­mia em re­la­ção ao agres­sor, ca­so não se­ja pos­sí­vel o res­ga­te fa­mi­liar com pro­je­to es­pe­cí­fi­co. Além da pu­ni­ção tam­bém é pre­ci­so ofe­re­cer al­ter­na­ti­vas pa­ra tra­ta­men­to do agres­sor e da fa­mí­lia agre­di­da”.

4 – So­bre vi­o­lên­cia do­més­ti­ca con­tra a mu­lher – “Se exis­te bri­ga (no am­bi­en­te do­més­ti­co) é por­que es­tá fal­tan­do al­go! Se exis­tem con­fli­tos, exis­tem pe­di­dos de so­cor­ro. Omis­são tam­bém é cri­me. Te­mos no Bra­sil vá­rios gru­pos or­ga­ni­za­dos tra­ba­lhan­do pa­ra o for­ta­le­ci­men­to da fa­mí­lia com pro­fis­si­o­nais ca­pa­ci­ta­dos ofe­re­cen­do cur­sos, pa­les­tras, ex­pe­ri­ên­cias vi­ven­cia­das que po­dem au­xi­li­ar nos re­la­ci­o­na­men­tos. Mui­tos, após te­rem su­as fa­mí­lias res­tau­ra­das, são ca­pa­ci­ta­dos pa­ra aju­da­rem a ou­tros. São ini­ci­a­ti­vas da so­ci­e­da­de ci­vil que po­de­rão ser am­pli­a­das den­tro da le­ga­li­da­de e dis­po­ni­bi­li­za­das pa­ra a so­ci­e­da­de.  Acre­di­to que o Es­ta­do de­ve cu­i­dar do seu po­vo em par­ce­ria com to­dos que de­se­ja­rem co­la­bo­rar. É ur­gen­te for­ta­le­cer as fa­mí­lias, in­ves­tin­do na in­te­li­gên­cia emo­cio­nal, nos va­lo­res es­pi­ri­tua­is e até mes­mo na for­ma­ção pro­fis­si­o­nal dos mem­bros da fa­mí­lia. Fa­mí­lias res­tau­ra­das e fe­li­zes, Na­ção for­te e com­pe­ti­ti­va”.

5 – Das mu­lhe­res com me­nor re­mu­ne­ra­ção que os ho­mens – “É tris­te ain­da ter­mos que dis­cu­tir es­se te­ma. É ir­ra­ci­o­nal es­sa dis­cre­pân­cia, mas en­fren­ta­re­mos de fren­te ca­da de­sa­fio. In­cen­ti­vos fis­cais e prê­mios de qua­li­da­de dan­do vi­si­bi­li­da­de pú­bli­ca às em­pre­sas que tra­ta­rem as mu­lhe­res com a mes­ma dig­ni­da­de ofe­re­ci­da aos ho­mens, são al­ter­na­ti­vas a se­rem tra­ba­lha­das”.

6 – Das mu­lhe­res nas re­la­ções de tra­ba­lho – “Cre­ches são um di­rei­to a ser ofe­re­ci­do pa­ra as mã­es com o ob­je­ti­vo de fa­ci­li­tar a sua par­ti­ci­pa­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho. Sa­be­mos que a de­man­da é gran­de. On­de exis­te von­ta­de po­lí­ti­ca as so­lu­ções flu­em.  As po­lí­ti­cas pú­bli­cas fe­de­ra­is de­vem ser ela­bo­ra­das e de­sen­vol­vi­das em par­ce­ria com os mu­ni­cí­pios. O Go­ver­no Fe­de­ral de­ve con­tri­bu­ir com ver­bas fe­de­ra­is e acom­pa­nhar o pro­ces­so dos gas­tos dos re­cur­sos com a par­ti­ci­pa­ção dos ges­to­res e da po­pu­la­ção in­te­res­sa­da de ca­da mu­ni­cí­pio, usan­do as tec­no­lo­gi­as dis­po­ní­veis”.

7 – Po­si­cio­na­men­to quan­to à prá­ti­ca do abor­to – “Sou con­tra o abor­to. Sou a fa­vor da vi­da tan­to pa­ra a mãe quan­to pa­ra o em­bri­ão.  Sou a fa­vor da pre­ven­ção, da ori­en­ta­ção, do en­si­no e da bus­ca de so­lu­ções com aco­lhi­men­to, apoio psi­co­ló­gi­co, es­pi­ri­tual e fi­nan­cei­ro. Se mes­mo is­so não for su­fi­ci­en­te, po­lí­ti­cas pú­bli­cas que ve­nham fa­ci­li­tar o pro­ces­so de ado­ção po­de ser uma al­ter­na­ti­va de so­lu­ção. Creio no tex­to bí­bli­co que diz: “Meus os­sos não es­ta­vam es­con­di­dos de Ti quan­do em se­cre­to fui for­ma­do e en­tre­te­ci­do co­mo nas pro­fun­de­zas da ter­ra. Os Teus olhos vi­ram o meu em­bri­ão; to­dos os di­as de­ter­mi­na­dos pa­ra mim fo­ram es­cri­tos no Teu li­vro an­tes de qual­quer de­les exis­tir. (Sal­mos 139: 15,16)”.

8 – So­bre o con­cei­to de gê­ne­ro nas es­co­las – “En­si­nar a res­pei­tar as pes­so­as nas es­co­las, faz par­te da for­ma­ção de ci­da­da­nia dos es­tu­dan­tes, mas não con­cor­do com a pro­mo­ção da ide­o­lo­gia de gê­ne­ro nas es­co­las. A di­ver­si­da­de exis­te e pre­ci­sa­mos tra­tar a to­dos com res­pei­to e amor, mas não pro­pi­ci­ar con­fu­são nas men­tes das cri­an­ças”.

9 – So­bre a co­ta de mu­lhe­res na po­lí­ti­ca – “Di­an­te das con­quis­tas das mu­lhe­res em vá­rios se­to­res da so­ci­e­da­de, a po­lí­ti­ca tam­bém se apre­sen­tou, mas de­ve ha­ver um au­men­to ain­da mai­or. Atu­al­men­te, não te­mos nem 10% de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de de mu­lhe­res na po­lí­ti­ca e as mu­lhe­res são a mai­o­ria dos bra­si­lei­ros. A co­ta de 30% foi uma ten­ta­ti­va tí­mi­da de di­mi­nu­ir as de­si­gual­da­des de opor­tu­ni­da­des, mas não veio com­ple­ta. A for­ma de de­fi­nir o uso das ver­bas nos par­ti­dos pre­ci­sa ser al­te­ra­do por lei. No meu en­ten­di­men­to, não po­de con­ti­nu­ar nas mãos dos pre­si­den­tes dos par­ti­dos es­sa au­to­no­mia em de­fi­nir seu uso. De­ve sim, ha­ver um in­ves­ti­men­to na for­ma­ção po­lí­ti­ca dos can­di­da­tos em ge­ral, com ên­fa­se na éti­ca, de for­ma a ser­vir a Na­ção e não ser ser­vi­do pe­la fun­ção ocu­pa­da ou pre­ten­di­da”.

10 – Da lu­ta das mu­lhe­res fa­ce aos seus ob­je­ti­vos – “Ti­ve a opor­tu­ni­da­de de de­sis­tir ou pros­se­guir, co­mo a mai­o­ria das bra­si­lei­ras.  Com a for­ça di­vi­na de­ci­di pros­se­guir sem­pre e re­co­nhe­ço que o sa­bor das con­quis­tas tam­bém foi e con­ti­nua a ser glo­ri­o­so.  For­ja­ram em mim um ca­rá­ter de per­se­ve­ran­ça, ele­va­ram mi­nha au­to­es­ti­ma e for­ta­le­ce­ram a mi­nha iden­ti­da­de em Deus, Aque­le que tu­do po­de e que me con­duz em tri­un­fo. Que­ro co­mo re­pre­sen­tan­te das mu­lhe­res fa­ci­li­tar o ca­mi­nho pa­ra que não pre­ci­sem de tan­ta su­pe­ra­ção co­mo é im­pos­to ain­da ho­je pa­ra mi­lha­res de guer­rei­ras es­pa­lha­das pe­lo Bra­sil. Che­gou a nos­sa vez, mu­lhe­res bra­si­lei­ras!”

 

(Emí­lio Vi­ei­ra, pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio, ad­vo­ga­do e es­cri­tor, mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, da Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res de Go­i­ás e da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa. E-mail: evn_ad­vo­ca­cia@hot­mail.com)

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