Opinião

A ética e o político

Diário da Manhã

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 01:20 | Atualizado há 6 anos

Na ca­be­ça dos es­tu­di­o­sos des­te as­sun­to, a éti­ca po­de ser re­co­nhe­ci­da co­mo a ci­ên­cia prá­ti­ca que re­ve­la a mal­da­de ou bon­da­de mo­ral ine­ren­tes às ati­vi­da­des do po­lí­ti­co con­sci­en­te, das qua­is o par­la­men­tar é su­jei­to, pe­lo me­nos du­ran­te o exer­cí­cio do man­da­to. Éti­ca e po­lí­ti­co, na atu­al con­jun­tu­ra, são prá­ti­cas e con­cei­tos que não se com­ple­tam, são an­ta­gô­ni­cos. Na ver­da­de, a éti­ca e o po­lí­ti­co se di­fe­ren­ci­am, por se­rem atri­bu­tos dis­so­ci­á­veis, na me­di­da em que o po­lí­ti­co nem sem­pre con­duz o seu man­da­to den­tro dos prin­cí­pios da éti­ca e da mo­ral. Aque­le po­lí­ti­co que não as­su­me uma con­du­ta éti­ca, per­de a mo­ral, e di­fi­cil­men­te se­rá bem su­ce­di­do nas su­as ati­vi­da­des.

O pa­ís pas­sa por uma pro­fun­da cri­se mo­ral que atin­ge em cheio os po­de­res Exe­cu­ti­vo, Le­gis­la­ti­vo e até o Ju­di­ci­á­rio, lo­go es­te que tem a obri­ga­ção mai­or de dar os mais ex­pres­si­vos exem­plos de se­ri­e­da­de, de aus­te­ri­da­de e de pa­tri­o­tis­mo. A ver­da­de é que fal­ta éti­ca e se­ri­e­da­de na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca. As con­se­quên­cias dis­so são ma­ni­fes­ta­das nas inú­me­ras ocor­rên­cias cri­mi­no­sas nas ações de le­gis­lar em cau­sa pró­pria ou no mal­fa­da­do cos­tu­me do em­pre­guis­mo sem con­cur­so. Com is­so, a mis­são do po­lí­ti­co de re­pre­sen­tan­te do po­vo pas­sa ser, in­fe­liz­men­te, de de­fen­sor do in­te­res­se pró­prio ou de gru­pos, sem que ha­ja ne­nhu­ma ma­ni­fes­ta­ção con­cre­ta con­tra es­sa mal­fa­da­da prá­ti­ca po­lí­ti­ca.

O mo­de­lo po­lí­ti­co pra­ti­ca­do no Bra­sil, na me­di­da em que se va­lem do ego­ís­mo, do ma­te­ri­a­lis­mo e do des­res­pei­to ao pró­xi­mo, pre­ju­di­ca as re­la­ções in­ter­pes­so­ais, as qua­is pro­du­zem o ele­men­to de­ter­mi­nan­te de to­das as ou­tras di­men­sões da vi­da em co­mu­ni­da­de, quer se­ja da ci­da­da­nia, da po­lí­ti­ca, da cul­tu­ra, da re­li­gi­o­si­da­de e ou­tras. Nes­se ca­so, opor­tu­ni­zan­do-se na ini­qui­da­de so­ci­al, nas aco­mo­da­ções e nas fu­gas das ques­tões mo­ra­is e éti­cas. A par­tir daí, o su­bor­no se in­cor­po­ra co­mo ine­vi­tá­vel, os opor­tu­nis­tas aban­do­nam os prin­cí­pios éti­cos e se tor­nam ver­da­dei­ros ins­tru­men­tos de cor­rup­ção. A so­ci­e­da­de, vi­si­vel­men­te con­ta­mi­na­da pe­los va­lo­res an­te éti­cos e amo­ra­is, pas­sa a con­vi­ver com as prá­ti­cas frau­du­len­tas, cor­rup­tas, cor­rup­to­ras e de ou­tros com­por­ta­men­tos que avil­tam mo­ral­men­te o po­lí­ti­co e o ci­da­dão co­mum.

O Ro­tary, co­mo uma or­ga­ni­za­ção que pri­ma pe­la éti­ca co­mo um prin­cí­pio que não po­de ter fim, tra­ba­lha, no mun­do in­tei­ro, na ten­ta­ti­va de con­tri­bu­ir na cons­tru­ção de um mun­do me­lhor, on­de ha­ja paz nas fa­mí­lias e en­tre as na­ções. Os ro­ta­ri­a­nos, ho­mens e mu­lhe­res, vo­lun­tá­rios pa­ra o ser­vir, lu­tam pe­la cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de jus­ta, fun­da­da no di­rei­to e na jus­ti­ça so­ci­al. Lu­tam tam­bém, a fa­vor de to­dos que agem den­tro do pro­ces­so éti­co, co­mo úni­co ca­mi­nho pa­ra uma so­ci­e­da­de prós­pe­ra, hu­ma­na, não ego­ís­ta e pro­fun­da­men­te fo­ca­da no equi­lí­brio so­ci­al e na so­li­da­ri­e­da­de en­tre os se­res hu­ma­nos. Pa­ra que is­so re­al­men­te acon­te­ça, é ne­ces­sá­rio que po­lí­ti­cos e ci­da­dã­os co­muns ajam den­tro dos prin­cí­pios da éti­ca, da mo­ral e dos bons cos­tu­mes.

 

(Gercy Jo­a­quim Ca­mê­lo, co­ro­nel da Re­ser­va Re­mu­ne­ra­da da Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás e go­ver­na­dor do Ro­tary In­ter­na­ti­o­nal, Dis­tri­to 4530, Ges­tão 21012-13)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias