Opinião

A forma da água

Diário da Manhã

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 22:40 | Atualizado há 7 anos

A mar­gi­na­li­da­de tor­na os di­fe­ren­tes igua­is. Es­se po­de­ria ser o mo­te do fil­me ‘A for­ma da Água’ (‘The Sha­pe of Wa­ter’). Te­mos ali, em meio à Guer­ra Fria, na qual EUA e Rús­sia pre­fe­rem a des­tru­i­ção do mun­do a uma der­ro­ta, um ro­man­ce im­pro­vá­vel e lin­da­men­te fi­la­do e in­ter­pre­ta­do.

A pai­xão en­tre uma cri­a­tu­ra fan­tás­ti­ca meio pei­xe, meio ho­mem, uma es­pé­cie de se­reia ou ia­ra mas­cu­li­na, e Eli­sa, a fa­xi­nei­ra mu­da de um la­bo­ra­tó­rio ex­pe­ri­men­tal se­cre­to em que a ‘fe­ra’ es­tá pre­sa. O en­con­tro en­tre os di­fe­ren­tes pos­si­bi­li­ta uma épi­ca fá­bu­la, on­de a mor­te sim­bó­li­ca é ine­vi­tá­vel pa­ra se ter um fi­nal fe­liz em uma no­va di­men­são.

Os per­so­na­gens de apoio des­se en­con­tro – um de­se­nhis­ta de anún­cios pu­bli­ci­tá­rios ho­mos­se­xu­al com o tra­ba­lho re­jei­ta­do pe­la uti­li­za­ção ca­da vez mais co­mum da fo­to­gra­fia; um es­pi­ão rus­so que de­se­ja sal­var a cri­a­tu­ra; e uma fa­xi­nei­ra, co­le­ga de Eli­sa, que co­me­ça a des­co­brir o em­po­de­ra­men­to fe­mi­ni­no – com­ple­tam o qua­dro.

A di­re­ção de Guil­ler­mo del To­ro con­gre­ga a fan­ta­sia da si­tu­a­ção com o dra­ma do so­fri­men­to dos pro­ta­go­nis­tas e o amor que po­de tu­do har­mo­ni­za. O rit­mo ace­le­ra­do, a de­li­ca­de­za das ima­gens e a sin­cro­ni­ci­da­de da tri­lha so­no­ra en­vol­vem e apon­tam pa­ra uma sal­va­do­ra con­clu­são: a fic­ção po­de não sal­var, mas re­con­for­ta.

 

(Os­car D’Am­bro­sio, jor­na­lis­ta, mes­tre em Ar­tes Vi­su­ais pe­lo Ins­ti­tu­to de Ar­tes da Unesp, dou­tor em Edu­ca­ção, Ar­te e His­tó­ria da Cul­tu­ra)

 

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