Opinião

A importância da literatura alternativa

Diário da Manhã

Publicado em 29 de junho de 2017 às 23:47 | Atualizado há 8 anos

Sem­pre de­fen­de­mos o fa­to de que é atra­vés das pu­bli­ca­ções al­ter­na­ti­vas, de gru­pos al­ter­na­ti­vos, que mui­tos au­to­res de ta­len­to são re­ve­la­dos. Hou­ve épo­ca em que exis­ti­ram mui­to mais pá­gi­nas cul­tu­ra­is e su­ple­men­tos li­te­rá­rios nos gran­des jor­nais, is­to é: ha­via mui­to mais es­pa­ço pa­ra a li­te­ra­tu­ra nos mei­os de co­mu­ni­ca­ção em mas­sa. Além dos jor­nais, exis­ti­ram bons pro­gra­mas na te­le­vi­são, pro­gra­mas de rá­dio on­de se de­cla­ma­vam po­e­mas, etc.

O tem­po foi pas­san­do e as pá­gi­nas fo­ram su­min­do, os su­ple­men­tos fo­ram ra­re­an­do e o que per­du­rou, mes­mo, fo­ram as pu­bli­ca­ções al­ter­na­ti­vas. Até os jor­nais cul­tu­ra­is das im­pren­sas ofi­ci­ais dos es­ta­dos su­mi­ram, mes­mo sen­do cus­te­a­dos com re­cur­sos pú­bli­cos e pu­bli­can­do nor­mal­men­te os mes­mos au­to­res, qua­se sem­pre li­ga­dos à “cul­tu­ra ofi­ci­al”.

En­tão aplau­do o tra­ba­lho da es­cri­to­ra Te­re­sinka Pe­rei­ra so­bre es­cri­to­res, po­e­tas, ar­tis­tas e edi­to­res al­ter­na­ti­vos do Bra­sil, pois é um re­co­nhe­ci­men­to que eles me­re­cem, por man­ter es­pa­ços va­li­o­sos em prol da di­vul­ga­ção do no­vo que apa­re­ce na ar­te li­te­rá­ria.

Ape­sar de vi­ver nos Es­ta­dos Uni­dos há vá­rios anos, ela man­tém con­ta­to com gran­de nú­me­ro de agi­ta­do­res cul­tu­ra­is des­te nos­so imen­so Bra­sil e sa­be o que es­tá acon­te­cen­do. E olhar de fo­ra, ter uma vis­ta pa­no­râ­mi­ca do ce­ná­rio li­te­rá­rio bra­si­lei­ro es­tan­do lon­ge, ape­nas ob­ser­van­do as ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­ra­is, ven­do com lu­ci­dez e re­co­nhe­cen­do o tra­ba­lho des­ses “he­róis na ba­ta­lha con­tra a ig­no­rân­cia, a inap­ti­dão e a in­di­fe­ren­ça da po­lí­ti­ca do go­ver­no” é, no mí­ni­mo, me­ri­tó­rio.

Ela per­ce­be que as re­vis­tas e jor­nais al­ter­na­ti­vos, pu­bli­ca­dos por pes­so­as ou gru­pos li­ga­dos à cul­tu­ra, mas que não têm ne­nhum apoio da “cul­tu­ra ofi­ci­al”, são na ver­da­de aque­les que dão im­pul­so ao de­sen­vol­vi­men­to da li­te­ra­tu­ra bra­si­lei­ra.

E re­co­nhe­ce o va­lor des­tes ab­ne­ga­dos e faz uma lis­ta das pu­bli­ca­ções bra­si­lei­ras exis­ten­tes, num tra­ba­lho com­ple­to, dan­do, in­clu­si­ve os en­de­re­ços.

Tran­scre­vo um tre­cho do ar­ti­go da es­cri­to­ra, com o qual não é pre­ci­so di­zer mais na­da: “Aos lei­to­res de co­lu­nas li­te­rá­ri­as, dos su­ple­men­tos e das re­vis­tas que con­tém po­e­sia e ar­ti­gos de li­te­ra­tu­ra, não é ne­ces­sá­rio lem­brar a im­por­tân­cia dos mes­mos. Em­bo­ra nos paí­ses ca­pi­ta­lis­tas sem­pre se fa­le de li­ber­da­de de im­pren­sa e de pen­sa­men­to, o que ve­mos é sem­pre o con­trá­rio do que di­zem. O go­ver­no não faz in­ves­ti­men­tos na li­te­ra­tu­ra por­que diz que os es­cri­to­res sem­pre per­ten­cem à es­quer­da ra­di­cal ou são anar­quis­tas e usam a pe­na pa­ra fa­lar mal dos po­lí­ti­cos elei­tos. E mes­mo que as­sim não fos­se, não há aju­da pa­ra pu­bli­ca­ções li­te­rá­ri­as.”

Nós do  Gru­po Li­te­rá­rio A Ilha sa­be­mos bem dis­so, nun­ca con­se­gui­mos se­quer uma sa­la pa­ra nos re­u­nir­mos, mas es­ta­mos com­ple­tan­do 37 anos de ati­vi­da­des nes­te mês de ju­nho, sem­pre abrin­do es­pa­ços pa­ra os no­vos e tam­bém pa­ra os não no­vos. E so­mos al­ter­na­ti­vos e in­de­pen­den­tes, sim, com mui­to or­gu­lho. Nun­ca  ti­ve­mos que es­cre­ver sob en­co­men­da ou mui­to me­nos que mo­di­fi­car nos­sos tex­tos, por cau­sa de cen­su­ra de ór­gã­os pú­bli­cos, co­mo já acon­te­ceu em ou­tros gru­pos dos qua­is par­ti­ci­pa­mos e que ti­nham vín­cu­lo com a cul­tu­ra ofi­ci­al.

 

(Lu­iz Car­los Amo­rim, es­cri­tor, edi­tor e re­vi­sor, fun­da­dor e pre­si­den­te do Gru­po Li­te­rá­rio A Ilha, que com­ple­ta 37 anos de li­te­ra­tu­ra nes­te ano de 2017. Ca­dei­ra 19 da Aca­de­mia Sul­bra­si­lei­ra de Le­tras. http://www.pro­sa­po­e­si­a­e­cia.xpg.uol.com.br – http://lu­iz­car­lo­sa­mo­rim.blog­spot.com.br)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias