Opinião

A importância do autoconhecimento na jornada do empreendedorismo feminino

Diário da Manhã

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 22:41 | Atualizado há 6 anos

A mu­lher cons­ti­tui a mai­o­ria da po­pu­la­ção, sen­do res­pon­sá­vel pe­lo sus­ten­to de qua­tro en­tre dez fa­mí­lias bra­si­lei­ras. Com a cres­cen­te von­ta­de de exer­cer o po­der, a mu­lher pas­sa a al­me­jar sta­tus de con­quis­tas, ca­pa­ci­da­de de fa­zer a di­fe­ren­ça e de ga­nhar di­nhei­ro. As­sim, o re­sul­ta­do do de­sem­pe­nho no mer­ca­do de tra­ba­lho tem al­can­ça­do gran­des des­ta­ques em di­ver­sas fren­tes, co­mo exem­plo no em­pre­en­de­do­ris­mo, um re­cor­te que me­re­ce seu des­ta­que.

Em­pre­en­der não é um es­por­te pa­ra to­dos, pois re­quer vi­são, dis­ci­pli­na, mui­ta de­ter­mi­na­ção e uma boa do­se de ta­len­to. Mas exis­te um in­gre­di­en­te es­pe­ci­al que po­de, sim, mu­dar o per­fil de mui­tos em­pre­en­di­men­tos por aí: o pro­pó­si­to! Exis­tin­do um pro­pó­si­to, uma mo­ti­va­ção mai­or ou um so­nho por trás da ação em­pre­en­de­do­ra, os re­sul­ta­dos são re­al­men­te di­fe­ren­tes: ocor­re o au­men­to do en­ga­ja­men­to de cli­en­tes, dos co­la­bo­ra­do­res e par­cei­ros, tor­nan­do os re­sul­ta­dos mais re­le­van­tes e, por­tan­to, pro­vo­cam mu­dan­ças mai­o­res que mo­di­fi­cam a vi­são de to­dos so­bre o ne­gó­cio.

E aí dois as­pec­tos ge­ral­men­te são ne­gli­gen­ci­a­dos: o pro­pó­si­to da ideia em­pre­en­de­do­ra em si e as com­pe­tên­cias in­di­vi­dua­is da em­pre­en­de­do­ra. Dois in­gre­di­en­tes que se bem tra­ba­lha­dos au­men­tam con­si­de­ra­vel­men­te o su­ces­so de qual­quer ne­gó­cio. Es­sa ati­tu­de im­pli­ca em gran­des per­das de opor­tu­ni­da­des que po­dem mol­dar ne­ga­ti­va­men­te a re­a­li­da­de ao nos­so re­dor. Em­pre­en­der com um pro­pó­si­to pos­si­bi­li­ta que a cri­a­ção e a exe­cu­ção do pro­je­to se­ja al­go mais es­ti­mu­lan­te, pro­por­ci­o­nan­do me­lho­res re­sul­ta­dos pa­ra vi­da pes­so­al e pro­fis­si­o­nal. Em­pre­en­der, por­tan­to, diz mui­to mais res­pei­to so­bre quem so­mos, do que vo­cê po­de­mos ima­gi­nar.

E tal­vez, nes­se mo­men­to, a prin­ci­pal dú­vi­da se­ja: por on­de de­vo co­me­çar? Quan­do vo­cê se co­nec­ta ao seu ne­gó­cio de ma­nei­ra pro­fun­da, vo­cê con­se­gue in­flu­en­ciar de uma ma­nei­ra mui­to po­si­ti­va a sua cons­tru­ção, trans­fe­rin­do a me­lhor par­te que exis­te dos seus so­nhos e da sua vi­são de mun­do. Is­so con­fe­re a ele um ele­men­to que o tor­na úni­co, di­fe­ren­ci­an­do-o dos de­mais, pois tra­ta-se da sua ver­da­de. Quan­do a em­pre­en­de­do­ra en­ten­de qua­is os mo­ti­va­do­res que a gui­am, per­mi­te des­co­brir as su­as for­ças e vir­tu­des en­quan­to cons­tru­to­ro­ra de uma re­a­li­da­de me­lhor, trans­mi­tin­do es­sas ca­rac­te­rís­ti­cas pa­ra a sua cri­a­ção. To­do em­pre­en­de­dor de­ve ter a pre­o­cu­pa­ção de en­ten­der o im­pac­to que o seu em­pre­en­di­men­to irá cau­sar em si, nas pes­so­as, nas or­ga­ni­za­ções e na so­ci­e­da­de. Mas, no ca­so es­pe­ci­fi­ca­men­te da mu­lher em­pre­en­de­do­ra, pe­lo exer­cí­cio dos múl­ti­plos pa­péis que de­sem­pe­nha­mos e in­sis­ti­mos em acu­mu­lar, é al­go que de­ve ser ob­ser­va­do. Aqui, tor­na-se im­pres­cin­dí­vel o do­mí­nio da cha­ma­da in­te­li­gên­cia emo­cio­nal pa­ra sa­ber iden­ti­fi­car qua­is os pon­tos for­tes e fra­cos que po­dem aju­dar a em­pre­en­de­do­ra a agir de for­ma in­ten­ci­o­nal e as­ser­ti­va.

To­da em­pre­en­de­do­ra de­ve bus­car ser uma pes­soa mul­ti­po­ten­ci­al com co­nhe­ci­men­to em di­ver­sas áre­as que pos­sam aju­dar a re­sol­ver os pro­ble­mas den­tro do seu ne­gó­cio, is­so po­de ser al­can­ça­do, por exem­plo, atra­vés do de­sen­vol­vi­men­to do seu la­do re­la­ci­o­nal. Es­tar re­al­men­te co­nec­ta­da ao que vo­cê faz im­pac­ta nos re­sul­ta­dos que vo­cê bus­ca al­can­çar. Em­pre­en­der é uma cons­tru­ção que co­me­ça por vo­cê, a pro­ta­go­nis­ta, con­ci­li­an­do seu pla­no de ne­gó­ci­os com seus so­nhos.

Mas, in­fe­liz­men­te, pas­sa­mos anos de­di­ca­dos so­men­te ao de­sen­vol­vi­me­no de nos­sas ha­bi­li­da­des téc­ni­cas, ten­do pou­cos trei­na­men­tos so­bre nos­sas ha­bi­li­da­des so­ci­ais, ape­sar do fa­to de se­rem tão im­por­tan­te quan­to nos­sos co­nhe­ci­men­tos téc­ni­cos. A sor­te aqui não é uma va­ri­á­vel que de­ve ser o fio con­du­tor das ações, mas um ele­men­to sur­pre­sa de im­pul­so pa­ra as re­a­li­za­ções. E qual­quer tra­ba­lho que en­vol­ve a ges­tão de si ou do ou­tro, pas­sa di­re­ta­men­te pe­lo au­to­co­nhe­ci­men­to.

É ne­ces­sá­rio aju­dar em­pre­en­de­do­ras ou as­pi­ran­tes, a com­pre­en­der e des­cons­tru­ir cren­ças e com­por­ta­men­tos li­mi­tan­tes, nor­mal­men­te pre­sen­tes nes­sa tra­je­tó­ria e uti­li­zar es­te co­nhe­ci­men­to a seu fa­vor, for­ta­le­cen­do sua jor­na­da em­pre­en­de­do­ra de ma­nei­ra sus­ten­tá­vel, equi­li­bran­do to­dos os pa­péis ine­ren­tes na vi­da de to­da mu­lher. É in­ves­tin­do no au­to­co­nhe­ci­men­to que se cons­trói um ca­mi­nho mais só­li­do na bus­ca pe­la al­ta per­for­man­ce pes­so­al e pro­fis­si­o­nal. Pro­mo­ver in­te­li­gên­cia emo­cio­nal, atra­vés do au­to­co­nhe­ci­men­to, po­ten­ci­a­li­za nos­sas com­pe­tên­cias in­di­vi­dua­is es­tru­tu­ra­ran­do a di­re­ção do ca­mi­nho de for­ma mais co­e­ren­te com nos­so pro­je­to de vi­da.

Co­mo bem co­lo­ca Pe­ter Drucker: “Só quan­do uma pes­soa tra­ba­lha com ba­se nu­ma com­bi­na­ção dos seus pon­tos for­tes e de au­to­co­nhe­ci­men­to, po­de­rá atin­gir uma ex­ce­lên­cia ver­da­dei­ra e du­ra­dou­ra”

 

(Lu­di­mi­la Es­tu­la­no, ad­vo­ga­da, de­sig­ner de Mo­da, pós-gra­du­an­da em Psi­co­lo­gia Po­si­ti­va e De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no, cur­san­do Marke­ting Di­gi­tal. CEO da Star­tup Amy Aca­demy de Edu­ca­ção e De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no. Atu­a­ção em cur­sos de po­si­cio­na­men­to di­gi­tal com ên­fa­se no for­ta­le­ci­men­to da mar­ca pes­so­al. Or­ga­ni­za­do­ra de cur­sos, pa­les­tras e workshops nas áre­as do de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no. Cur­sos de Ora­tó­ria, Per­fil Com­por­ta­men­tal, Storytel­ling e Ga­mi­fi­ca­ti­on. Prá­ti­ca em cu­ra­do­ria e de­sen­vol­vi­men­to de con­te­ú­do pa­ra mí­di­as so­ci­ais)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias