Opinião

A importância do trabalho voluntário

Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2015 às 21:10 | Atualizado há 9 anos

Tive a honra de participar da sessão extraordinária, realizada pela Assembleia Legislativa, na última segunda-feira, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado.

A iniciativa da homenagem foi do presidente da Casa, Helio de Sousa (DEM). Também compareceram a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e primeira-dama do Estado, Valéria Perillo; a vice-presidente da OVG, Fabrina Muller; a vereadora de Goiânia, Cristina Lopes (PSDB), entre outras autoridades.

Ajudar ao próximo é uma atitude nobre que faz bem não só para quem recebe. Com certeza aquele que faz, que proporciona alguma coisa para outra pessoa, se sente grato e é recompensado por esse gesto de nobreza;

É preciso destacar o trabalho da OVG em Goiás, ressaltando seu legado para os goianos.  É uma entidade que já tem um histórico de bons serviços prestados e que faz toda a diferença para muitas famílias goianas.

Durante a solenidade, mais de 50 entidades e voluntários receberam certificado em menção aos relevantes serviços prestados a sociedade e ao Estado de Goiás.

Em meio a séculos de história, o voluntariado no Brasil passou por uma série de momentos até constituir-se no que é hoje: uma atitude cívica de consciência social e solidariedade.

Segundo o levantamento, feito pelo Instituto Datafolha com 2024 brasileiros de 135 municípios, 11% da população brasileira são voluntários e um número quase três vezes maior (28%) já realizou algum tipo de atividade formal não remunerada para ajudar o outro em algum momento. Ou seja, cerca de três em cada dez pessoas já realizaram ações voluntárias ao longo da vida. O Brasil tem 16,4 milhões de pessoas que atuam no voluntariado.

É muita gente fazendo o bem. De acordo com a pesquisa, 58% das pessoas entraram no voluntariado para serem solidários, enquanto 18% disseram que se iniciaram na prática por influência de conhecidos ou instituições. Outros 17% dizem que entraram por satisfação pessoal.

E o que recebem em troca? Um conjunto de sentimentos que os faz enxergar um mundo melhor se formando: sensação de bem-estar (51%), sentir-se útil (40%) e gratificação pessoal (37%) são, na opinião dos brasileiros, o que as pessoas obtêm ao praticar atividade voluntária.

José Vitti, deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias