Opinião

A importância dos municípios na segurança pública

Diário da Manhã

Publicado em 12 de maio de 2016 às 21:31 | Atualizado há 9 anos

Uma so­ci­e­da­de que exer­ce uma de­mo­cra­cia ca­re­ce e de­pen­de de uma se­gu­ran­ça pú­bli­ca pa­ra ga­ran­tir a in­co­lu­mi­da­de mo­ral e fí­si­ca das pes­so­as que exer­ce de­mo­cra­ta­men­te o seu di­rei­to de ci­da­da­nia. A de­mo­cra­cia ca­re­ce de uma se­gu­ran­ça on­de o ci­da­dão po­de exer­cer o seu di­rei­to de ir e vir sem por em ris­co sua vi­da.

Mas a quem ca­be o de­ver de ga­ran­tir a se­gu­ran­ça pú­bli­ca? O ar­ti­go 144 da cons­ti­tu­i­ção fe­de­ral em bem cla­ro quan­do diz: “A de­fe­sa e a pre­ser­va­ção da or­dem po­lí­ti­ca, so­ci­al, pú­bli­ca e da paz den­tre os as­pec­tos do Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to pre­do­mi­nan­te na Re­pú­bli­ca Fe­de­ra­ti­va do Bra­sil, co­mo de in­te­res­se e res­pon­sa­bi­li­da­de de to­dos, cons­ti­tui de­ver do Es­ta­do, ofí­cio, obri­ga­ção e pro­pó­si­tos co­muns ati­nen­tes aos ór­gã­os de de­fe­sa na­ci­o­nal e aos de se­gu­ran­ça pú­bli­ca, in­dis­pen­sá­veis à ga­ran­tia:

I – da in­co­lu­mi­da­de das pes­so­as e dos bens pa­tri­mo­ni­ais pú­bli­cos e pri­va­dos; II – do Es­ta­do e das ins­ti­tu­i­ções de­mo­crá­ti­cas; III – da lei, da or­dem e da jus­ti­ça; IV – da so­be­ra­nia na­ci­o­nal.” .

Ca­be ao Es­ta­do ga­ran­tir es­ta se­gu­ran­ça ao ci­da­dão, ou se­ja, a so­ci­e­da­de em ge­ral. Mui­to se ver a dis­cus­são que no Bra­sil não exis­te se­gu­ran­ça ao ci­da­dão se­gu­ran­ça es­ta que é ga­ran­ti­da por lei.  A uni­ão ca­be re­pas­sar aos Es­ta­dos e Mu­ni­cí­pios es­ta obri­ga­ção pa­ra que se­ja con­ce­di­da de­mo­cra­ti­ca­men­te es­ta se­gu­ran­ça a so­ci­e­da­de.

Os mu­ni­cí­pios têm co­mo de­ver e obri­ga­ção ga­ran­tir se­gu­ran­ça a sua po­pu­la­ção in­ves­tin­do ma­ci­ça­men­te re­cur­sos fi­nan­cei­ros e tam­bém em pro­fis­si­o­nais da aé­rea po­li­ci­al. Ca­da mu­ni­cí­pio re­ce­be ver­bas da Uni­ão pa­ra que se­ja re­ves­ti­da na sua se­gu­ran­ça pú­bli­ca mu­ni­ci­pal ca­be ao mu­ni­cí­pio re­ver­ter es­ses re­pas­ses fi­nan­cei­ros se­ja por meio de con­vê­ni­os com ou­tras ins­ti­tu­i­ções se­ja ela ins­ti­tu­i­ções po­li­ci­ais ou por meio de con­tra­ta­ção de ini­ci­a­ti­va pri­va­da. In­ves­tir nos mu­ni­cí­pios é uma for­ma mais fá­cil de ga­ran­tir uma se­gu­ran­ça a so­ci­e­da­de di­mi­nu­in­do as­sim à vi­o­lên­cia nas gran­des e pe­que­nas ci­da­des.

O ar­ti­go 144, § 8º da cons­ti­tu­i­ção fe­de­ral diz quê: Os Mu­ni­cí­pios po­de­rão cons­ti­tu­ir guar­das mu­ni­ci­pa­is des­ti­na­das à pro­te­ção de seus bens, ser­vi­ços e ins­ta­la­ções, con­for­me dis­pu­ser a lei. Tam­bém den­tro des­te in­ci­so hou­ve a in­ter­pre­ta­ção do STF on­de diz: “(…) é cons­ti­tu­ci­o­nal a atri­bu­i­ção às guar­das mu­ni­ci­pa­is do exer­cí­cio de po­der de po­lí­cia de trân­si­to, in­clu­si­ve pa­ra im­po­si­ção de san­ções ad­mi­nis­tra­ti­vas le­gal­men­te pre­vis­tas.” (RE 658.570, rel. p/ o ac. min. Ro­ber­to Bar­ro­so, jul­ga­men­to em 6-8-2015, Ple­ná­rio, DJE de 30-9-2015, com re­per­cus­são ge­ral).

Em re­gu­la­men­ta­ção ao in­ci­so 8º do ar­ti­go 144cf a Lei 13.022/14 vem re­gu­la­men­tar e cri­ar o Es­ta­tu­to Ge­ral das Guar­das Mu­ni­ci­pa­is do Bra­sil con­ce­den­do ain­da mais ao mu­ni­cí­pio o di­rei­to e o de­ver de in­ves­tir na se­gu­ran­ça pú­bli­ca mu­ni­ci­pal. Ao mu­ni­cí­pio ca­be in­ves­tir e es­tru­tu­rar su­as guar­das mu­ni­ci­pa­is de ca­rá­ter po­li­ci­al uni­for­mi­za­da e ar­ma­da e tam­bém cri­ar no­vas guar­das mu­ni­ci­pa­is pa­ra a pro­te­ção de bens, ser­vi­ços e so­ci­e­da­de on­de a po­pu­la­ção te­nha mai­or se­gu­ran­ça e uma ga­ran­tia de li­ber­da­de não sen­do al­vo de vi­o­lên­cia con­tra sua in­te­gri­da­de fí­si­ca e mo­ral.

Os mu­ni­cí­pios são im­por­tan­tes na se­gu­ran­ça, tan­to quan­to, os Es­ta­dos e a Uni­ão Fe­de­ral. Pa­ra que, es­ta se­gu­ran­ça se­ja exer­ci­da se faz ne­ces­sá­rio que os mu­ni­cí­pios in­vis­tam em su­as guar­das mu­ni­ci­pa­is que são as res­pon­sá­veis por ga­ran­tir to­tal se­gu­ran­ça tão se­men­te aos ór­gã­os pú­bli­cos co­mo tam­bém pa­ra to­da so­ci­e­da­de.

 

(Le­las da Sil­va San­ta­na, his­to­ri­a­dor, pós-gra­du­a­do em Do­cên­cia do En­si­no Su­pe­ri­or, guar­da ci­vil me­tro­po­li­ta­no de Go­i­â­nia. Email le­las­car­ca­ra@hot­mail.com. www.fa­ce­bo­ok.com/lor­le­las.san­ta­na. Blog: le­las­car­ca­ra.blog­spot.com)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias