Opinião

A literatura e sua capacidade de desnudar a verdade da política

Diário da Manhã

Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 22:59 | Atualizado há 7 anos

Nas so­ci­e­da­des oci­den­tais con­tem­po­râ­ne­as, em es­pe­ci­al no Ter­cei­ro Mun­do, as­sis­te-se no pre­sen­te mo­men­to his­tó­ri­co a uma con­tra­di­ção di­a­lé­ti­ca bru­tal. En­quan­to no âm­bi­to da so­ci­e­da­de ci­vil ocor­re uma gra­da­ti­va ex­pan­são dos di­rei­tos de ci­da­da­nia pa­ra par­ce­las vul­ne­rá­veis da po­pu­la­ção, co­mo mi­no­ri­as ét­ni­cas, so­ci­ais e de gê­ne­ro, ao mes­mo tem­po, o exer­cí­cio da au­to­ri­da­de es­ta­tal dis­tan­cia-se dos in­te­res­ses re­ais do con­jun­to de ci­da­dã­os, con­ge­lan­do-se co­mo es­fe­ra au­tô­no­ma e so­ber­ba­men­te in­di­fe­ren­te às ne­ces­si­da­des dos elei­to­res. No ca­so bra­si­lei­ro, os inú­me­ros es­cân­da­los de cor­rup­ção co­nhe­ci­dos nos úl­ti­mos mes­es es­can­ca­ram o iso­la­men­to dos go­ver­nan­tes, par­la­men­ta­res e de al­guns mem­bros das es­fe­ras mais ele­va­das do ju­di­ci­á­rio, em uma es­pé­cie de tor­re de mar­fim, ex­clu­si­va­men­te vol­ta­da pa­ra a ga­ran­tia de su­as pró­pri­as ri­que­zas e re­ga­li­as ju­ri­di­ca­men­te ga­ran­ti­das, po­rém com­ple­ta­men­te alhei­as aos prin­cí­pios éti­cos mais ele­men­ta­res.

Se­ria per­fei­ta­men­te pos­sí­vel su­por que o sis­te­ma de­mo­crá­ti­co es­tá sen­do in­ter­na­men­te cor­roí­do pe­la ação de múl­ti­plas má­fi­as pa­la­cia­nas que se apro­vei­tam da boa von­ta­de do elei­tor e de bre­chas ju­rí­di­cas as­tu­cio­sa­men­te ma­nu­se­a­das a fa­vor de seus in­te­res­ses. Em­bo­ra re­co­nhe­cen­do a gra­vi­da­de do pro­ble­ma, es­sa su­po­si­ção, ao re­me­ter su­as cau­sas a me­ro des­vio das ins­ti­tu­i­ções de sua ro­ta de­mo­crá­ti­ca tal­vez ain­da pos­sa ser oti­mis­ta di­an­te da pos­si­bi­li­da­de de que a po­lí­ti­ca es­te­ja ape­nas fun­cio­nan­do ri­go­ro­sa­men­te de acor­do com a ló­gi­ca que a sus­ten­ta. An­tes que o tra­ba­lho de ci­en­tis­tas po­lí­ti­cos pos­sa es­cla­re­cer em que con­sis­ti­ria uma ló­gi­ca tão per­ver­sa ca­paz de con­ver­ter to­da a po­pu­la­ção de di­ver­sos paí­ses à con­di­ção de re­féns de gru­pos ma­fio­sos ins­ta­la­dos nos di­ver­sos se­to­res do Es­ta­do, ao me­nos du­as gran­des obras de li­te­ra­tu­ra se en­car­re­ga­ram de des­nu­dar o mo­do de fun­cio­na­men­to re­al da es­fe­ra po­lí­ti­ca.

Em or­dem cro­no­ló­gi­ca, ca­be em pri­mei­ro lu­gar elen­car o con­to Se­mi­ná­rio dos ra­tos, de Lygia Fa­gun­des Tel­les, pu­bli­ca­do em 1977. A obra des­cre­ve as atri­bu­la­ções dos mem­bros do ele­va­do es­ca­lão de um go­ver­no que pro­mo­ve uma re­u­ni­ão em lo­cal iso­la­do e pa­ra­di­sí­a­co sob o pre­tex­to de dis­cu­tir me­di­das a se­rem to­ma­das pa­ra es­tan­car uma fan­tás­ti­ca epi­de­mia de ra­tos es­pa­lha­da por to­do o pa­ís. Em tom de es­cár­nio, per­fei­ta­men­te ade­qua­do pa­ra des­cre­ver a in­di­fe­ren­ça ge­ral das ex­ce­lên­cias ali ins­ta­la­das, o Se­cre­tá­rio de Bem-es­tar Pú­bli­co e Pri­va­do re­su­me pa­ra o Che­fe de Re­la­ções Pú­bli­cas o es­ta­do da ópe­ra: os crí­ti­cos da im­pren­sa “re­cla­mam que já es­ta­mos no VII Se­mi­ná­rio e até ago­ra, na­da de ob­je­ti­vo, já que a po­pu­la­ção ra­tal já se mul­ti­pli­cou se­te mil ve­zes de­pois do pri­mei­ro Se­mi­ná­rio, que te­mos ago­ra cem ra­tos pa­ra ca­da ha­bi­tan­te, que nas fa­ve­las não são as Ma­ri­as, mas as ra­ta­za­nas que an­dam de la­ta d’água na ca­be­ça – acres­cen­tou con­ten­do uma ri­sa­di­nha”. O des­dém ab­so­lu­to dos mem­bros do go­ver­no tran­spa­re­ce na pri­o­ri­da­de re­al que ani­ma a re­u­ni­ão. Ri­go­ro­sa­men­te de­sa­ten­tos com a epi­de­mia de ro­e­do­res, os mi­nis­tros de Es­ta­do pre­o­cu­pam-se so­men­te com a re­per­cus­são do Se­mi­ná­rio jun­to à opi­ni­ão pú­bli­ca. Pa­ra is­so, “Vos­sa ex­ce­lên­cia, Che­fe das Re­la­ções Pú­bli­cas”, can­di­da­to a re­e­lei­ção, pa­ra quem “o po­vo não pas­sa de uma abs­tra­ção”, con­cen­tra-se ex­clu­si­va­men­te na di­vul­ga­ção de uma ima­gem po­si­ti­va a ser co­ro­a­da com a che­ga­da es­pe­ta­cu­lar de um ja­to es­pe­ci­al, la­de­a­do por fo­tó­gra­fos, ca­nais de te­le­vi­são e cor­res­pon­den­tes es­tran­gei­ros. O jan­tar de aber­tu­ra do Se­mi­ná­rio, re­ga­do a la­gos­tas imen­sas, aba­ca­xis be­lís­si­mos e vi­nho chi­le­no de sa­fra re­co­nhe­ci­da é su­bi­ta­men­te im­pe­di­do pe­la che­ga­da de vi­si­tan­tes ino­por­tu­nos que con­de­nam o pró­prio even­to a uma com­ple­ta im­pos­si­bi­li­da­de.

Em se­gun­do lu­gar, va­le des­ta­car a re­le­vân­cia do ro­man­ce En­saio so­bre a Lu­ci­dez, de Jo­sé Sa­ra­ma­go, pu­bli­ca­do em 2004. O li­vro nar­ra a re­a­ção in­só­li­ta do es­ta­blishment po­lí­ti­co de um pa­ís ima­gi­ná­rio pe­ran­te uma ava­lan­che de vo­tos em bran­co que im­pe­de a con­ti­nui­da­de da nor­ma­li­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va. A lu­ci­dez a que o tí­tu­lo da obra se re­fe­re con­sis­te jus­ta­men­te em uma re­cu­sa tá­ci­ta e não or­ga­ni­za­da da gran­de mai­o­ria de elei­to­res em re­no­var os car­gos pú­bli­cos ocu­pa­dos pe­los três par­ti­dos po­lí­ti­cos (o de di­rei­ta, o do meio e o de es­quer­da). O vo­to em bran­co tra­duz a sen­sa­tez de uma po­pu­la­ção ple­na­men­te con­sci­en­te acer­ca da in­con­sis­tên­cia da dis­tin­ção ide­o­ló­gi­ca en­tre can­di­da­tos que, uma vez elei­tos, vol­tam as cos­tas à po­pu­la­ção, de­di­can­do-se uni­ca­men­te à ga­ran­tia de seus pri­vi­lé­gios. A re­a­ção dos go­ver­nan­tes ao pro­tes­to si­len­cio­so da mas­sa de elei­to­res con­sis­te em eli­mi­nar to­das as me­di­a­ções ins­ti­tu­ci­o­nais jus­ti­fi­ca­do­ras da exis­tên­cia do Es­ta­do na ca­pi­tal do pa­ís, no­ta­da­men­te sob a for­ma de ser­vi­ços bá­si­cos e de abas­te­ci­men­to de pro­du­tos. A clas­se po­lí­ti­ca ins­ti­tui um es­ta­do de sí­tio que con­ver­te a pró­pria po­pu­la­ção ci­da­dã em ini­mi­go a ser com­ba­ti­do por um Es­ta­do que se ne­ga a exer­cer o pa­pel que lhe ca­be na ad­mi­nis­tra­ção dos re­cur­sos mais bá­si­cos da vi­da. Pa­ra des­gos­to dos go­ver­nan­tes re­vol­to­sos, o aguar­da­do ca­os não se ins­tau­ra, pois as pes­so­as con­ti­nuam a to­car su­as vi­das pro­cu­ran­do con­tor­nar as ine­vi­tá­veis di­fi­cul­da­des da si­tu­a­ção, po­rém com dig­ni­da­de su­fi­ci­en­te pa­ra im­pe­dir o co­lap­so da vi­da ci­vi­li­za­da. Em uma das re­fle­xões de al­can­ce qua­se me­ta­fí­si­co da obra, um per­so­na­gem des­ve­la o se­gre­do co­nhe­ci­do por to­dos aque­les que são lú­ci­dos o su­fi­ci­en­te so­bre o fun­cio­na­men­to da po­lí­ti­ca: “Apren­di nes­te ofí­cio que os que man­dam não só não se de­têm di­an­te do que nós cha­ma­mos ab­sur­dos, co­mo se ser­vem de­les pa­ra en­tor­pe­cer as con­sci­ên­cias e ani­qui­lar a ra­zão.”

Con­si­de­ra­das em con­jun­to, as du­as obras li­te­rá­ri­as tra­du­zem com sen­si­bi­li­da­de, ele­va­da qua­li­da­de es­té­ti­ca e, so­bre­tu­do, com no­tá­vel pre­ci­são ana­lí­ti­ca, a ver­da­de so­bre a re­la­ção en­tre os ocu­pan­tes das mais ele­va­das es­fe­ras do apa­ra­to es­ta­tal e a po­pu­la­ção pa­ga­do­ra de im­pos­tos. Sob a for­ma de sim­ples pa­rá­bo­las, uma for­mi­dá­vel epi­de­mia de ra­tos, e uma ma­ci­ça vo­ta­ção em bran­co, os es­cri­to­res con­se­guem o efei­to sa­lu­tar de es­cla­re­cer o es­va­zia­men­to do sis­te­ma de­mo­crá­ti­co da pró­pria sub­stân­cia que ori­gi­nal­men­te jus­ti­fi­cou sua exis­tên­cia. As ins­ti­tu­i­ções de­mo­crá­ti­cas, em sua tri­pla mo­da­li­da­de (exe­cu­ti­vo, le­gis­la­ti­vo, ju­di­ci­á­rio), re­ve­lam-se co­mo me­ro apa­ra­to for­mal des­ti­tu­í­do de re­la­ção or­gâ­ni­ca com as ne­ces­si­da­des mais sim­ples da po­pu­la­ção elei­to­ra. O con­to e o ro­man­ce ex­pli­ci­tam não se tra­tar sim­ples­men­te de uma cri­se con­jun­tu­ral pas­sí­vel de re­for­mas ad­mi­nis­tra­ti­vas ou cor­re­ções de na­tu­re­za éti­ca, mas do com­pro­me­ti­men­to da pró­pria sub­stân­cia da de­mo­cra­cia, quan­do a ló­gi­ca da ação as­su­me pa­râ­me­tros ins­tru­men­tais re­la­ci­o­na­dos com o cál­cu­lo en­tre cus­tos pú­bli­cos e be­ne­fí­ci­os par­ti­cu­la­res de res­tri­tos gru­pos ma­fio­sos in­tei­ra­men­te al­hei­os aos di­rei­tos dos ci­da­dã­os.

No con­tex­to bra­si­lei­ro, di­an­te dos mais re­cen­tes acon­te­ci­men­tos, com­pre­en­de-se per­fei­ta­men­te a ca­pa­ci­da­de dos dois gran­des ar­tis­tas da pa­la­vra em dis­si­par as né­vo­as da apa­rên­cia so­bre a re­la­ção en­tre Es­ta­do e so­ci­e­da­de ci­vil, mos­tran­do cla­ra­men­te o ca­rá­ter for­ma­lis­ta da de­mo­cra­cia atu­al. Con­si­de­ran­do-se que te­mos um ex-pre­si­den­te con­de­na­do pe­la jus­ti­ça por cor­rup­ção, e um atu­al pre­si­den­te la­de­a­do por ma­las de di­nhei­ro vi­vo, li­vra­do de pro­ces­sos de im­pe­di­men­to gra­ças a ne­go­ci­a­ções com par­la­men­ta­res ca­ren­tes de es­cla­re­ci­men­to pú­bli­co, à es­quer­da e à di­rei­ta, o es­pec­tro po­lí­ti­co atu­al es­tá tão cla­ra­men­te com­pro­me­ti­do em sua sub­stân­cia quan­to os re­gi­mes fic­tí­ci­os des­cri­tos por nos­sos gran­des es­cri­to­res. Em es­pe­ci­al no ro­man­ce de Sa­ra­ma­go é pa­ten­te a ar­ti­fi­cia­li­da­de da dis­tin­ção en­tre es­quer­da e di­rei­ta. Lon­ge de tra­du­zir um an­ta­go­nis­mo efe­ti­vo en­tre con­cep­ções ide­o­ló­gi­cas dis­tin­tas, a tal opo­si­ção cor­res­pon­dem afi­ni­da­des pre­ca­ria­men­te dis­far­ça­das pe­lo mi­se-en-scè­ne dos pa­lan­ques.

En­quan­to os ra­tos, le­gi­ti­ma­dos pe­lo vo­to, cor­ro­em os pre­cá­rios la­ços que li­gam as ins­ti­tu­i­ções do Es­ta­do às ne­ces­si­da­des do ho­mem co­mum, a his­tó­ria aguar­da, pa­ci­en­te e es­pe­ran­ço­sa, o mo­men­to da lu­ci­dez.

 

(Si­né­sio Fer­raz Bu­e­no, pro­fes­sor do De­par­ta­men­to de Fi­lo­so­fia da Unesp)

 

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