Opinião

A pirataria na era do streaming

Diário da Manhã

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 23:41 | Atualizado há 7 anos

O mo­men­to atu­al é do stre­a­ming, es­ta­mos em um pe­rí­o­do de gran­des trans­for­ma­ções pa­ra o seg­men­to au­dio­vi­su­al. Mas qual a re­la­ção en­tre stre­a­ming e pi­ra­ta­ria? Uma pes­qui­sa re­cen­te da Ali­an­za, gru­po que reú­ne em­pre­sas da in­dús­tria de TV por as­si­na­tu­ra, mos­tra que mais da me­ta­de das pes­so­as que têm aces­so à in­ter­net con­so­mem ser­vi­ço de stre­a­ming. E, a pi­ra­ta­ria apro­vei­ta es­se mo­men­to, co­me­çan­do a ofe­re­cer seus ser­vi­ços por meio des­ta tec­no­lo­gia. As co­ne­xões são tan­tas que fa­la­mos de uma re­de mun­di­al de cri­mi­no­sos, que jun­tos cri­am uma ca­deia mai­or do que po­de­mos ima­gi­nar. An­tes da po­pu­la­ri­za­ção des­se ti­po de dis­po­ni­bi­li­za­ção de con­te­ú­do, as em­pre­sas já re­gis­tra­vam ca­sos de pi­ra­ta­ria, os fa­mo­sos “ga­tos”, que cap­tam, de for­ma frau­du­len­ta, a pro­gra­ma­ção ex­clu­si­va da TV por as­si­na­tu­ra.

Es­ses cri­mes pre­ci­sam ser vis­tos co­mo um pro­ble­ma so­ci­al, já que a prá­ti­ca é pre­ju­di­cial não só pa­ra o se­tor co­mo pa­ra a so­ci­e­da­de, pois pro­mo­ve con­cor­rên­cia des­le­al, re­duz a ar­re­ca­da­ção do go­ver­no, eli­mi­na pos­tos de tra­ba­lho le­gais, in­cen­ti­va o cli­en­te a uma prá­ti­ca cri­mi­no­sa e cria uma ca­deia de de­li­tos que vai des­de o con­tra­ban­do de equi­pa­men­tos, es­ta­be­le­ci­men­to de re­des clan­des­ti­nas de re­ven­da até che­gar à uti­li­za­ção in­de­vi­da de pro­gra­ma­ção sem pa­gar por ne­nhum di­rei­to au­to­ral. Nes­tes ca­sos, mui­tas ve­zes, re­gis­tram-se cri­mes de con­cor­rên­cia des­le­al, eva­são de di­vi­sas, as­so­cia­ção cri­mi­no­sa e ati­vi­da­de clan­des­ti­na de te­le­co­mu­ni­ca­ções.

O im­pac­to é tão gran­de que so­men­te nos paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na os go­ver­nos es­ti­mam per­da anual de US$ 1,2 bi­lhão em per­das tri­bu­tá­ri­as. Só no Bra­sil, por exem­plo, pro­je­ta-se que as per­das se­jam de mais de US$ 486 mi­lhões em eva­são de di­vi­sa e US$ 2 bi­lhões em per­das de re­cei­ta. Is­so sem fa­lar nos royal­ti­es que ato­res, mú­si­cos, pro­du­to­res, ro­tei­ris­tas, es­cri­to­res e di­re­to­res dei­xam de re­ce­ber. Es­sa in­dús­tria do cri­me tam­bém afe­ta os tra­ba­lha­do­res – sem a pi­ra­ta­ria, mais de 50 mil va­gas de em­pre­go po­de­ri­am ser cri­a­das pe­lo se­tor.

Mas é pos­sí­vel com­ba­ter a pi­ra­ta­ria? Foi pen­san­do nis­so que em 2013 nós fun­da­mos a Ali­an­za, que reú­ne em­pre­sas co­mo SKY, DI­RECTV, Dis­co­very, Glo­bo­sat, FOX In­ter­na­ti­o­nal Chan­nels La­tin Ame­ri­ca, Te­le­fo­ni­ca, Te­le­ci­ne, Me­dia Networks La­tin Ame­ri­ca, en­tre ou­tras, pa­ra jun­tas po­de­rem tra­çar es­tra­té­gias de com­ba­te a es­sas prá­ti­cas. Nós acre­di­ta­mos, que com to­da a in­dús­tria mo­bi­li­za­da, po­de­mos avan­çar, ca­da vez mais, nes­se com­ba­te, mas pa­ra is­so tam­bém pre­ci­sa­mos ga­ran­tir que ha­ja me­lho­res le­gis­la­ções e fis­ca­li­za­ções ri­go­ro­sas.

Há um for­te in­ves­ti­men­to em tec­no­lo­gia e trei­na­men­to por par­te da in­dús­tria, mas é ver­da­de que a pi­ra­ta­ria ino­va na mes­ma ve­lo­ci­da­de que nos­sas tec­no­lo­gi­as de com­ba­te. Ve­ri­fi­ca­mos que nos úl­ti­mos anos, com o tra­ba­lho em con­jun­to do in­ves­ti­men­to da ini­ci­a­ti­va pri­va­da e das au­to­ri­da­des pú­bli­cas, foi pos­sí­vel tra­zer um am­bi­en­te tec­no­ló­gi­co mais se­gu­ro e con­tro­lar o avan­ço da prá­ti­ca ile­gal.

Co­mo par­te de nos­sa es­tra­té­gia, mon­ta­mos um la­bo­ra­tó­rio em São Pau­lo que acom­pa­nha o fun­cio­na­men­to da pi­ra­ta­ria, tes­tan­do e mo­ni­to­ran­do to­dos os equi­pa­men­tos e apli­ca­ti­vos exis­ten­tes ho­je no mer­ca­do. Por lá, tam­bém de­sen­vol­ve­mos tec­no­lo­gi­as que nos au­xi­li­am no com­ba­te a es­ses cri­mes. Du­ran­te a Co­pa do Mun­do re­a­li­za­da no Bra­sil, por exem­plo, fo­mos ca­pa­zes de im­pe­dir to­da a trans­mis­são pi­ra­ta de jo­gos por meio de tec­no­lo­gia.

Tu­do is­so é par­te de um es­for­ço con­tí­nuo, e o en­ga­ja­men­to da so­ci­e­da­de ci­vil é um ele­men­to fun­da­men­tal pa­ra fre­ar o avan­ço da ile­ga­li­da­de. É ne­ces­sá­rio que con­ti­nu­e­mos a in­ves­tir na con­sci­en­ti­za­ção dos con­su­mi­do­res, pa­ra que não só dei­xem de ad­qui­rir es­ses pro­du­tos, mas atu­em na pre­ven­ção do cri­me. Tam­bém en­ten­de­mos que não con­se­gui­mos se­guir em fren­te sem a par­ce­ria das em­pre­sas da in­dús­tria e mui­to me­nos sem a aju­da do po­der pú­bli­co. Jun­tos, po­de­mos vis­lum­brar um fu­tu­ro prós­pe­ro e pro­te­ti­vo pa­ra a pro­pri­e­da­de in­te­lec­tu­al e to­da a so­ci­e­da­de.

 

(Mar­ta Ochoa, di­re­to­ra exe­cu­ti­va da Ali­an­za e de An­ti­pi­ra­ta­ria da DI­RECTV Amé­ri­ca La­ti­na)

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