Opinião

A poesia e os poetas

Diário da Manhã

Publicado em 8 de julho de 2017 às 00:04 | Atualizado há 8 anos

As­sis­ti, há al­gum tem­po, en­tre­vis­ta com uma po­e­ti­sa, que co­men­ta­va so­bre o fa­to de a  po­e­sia ven­der pou­co, de não ser pu­bli­ca­da pe­los edi­to­res das gran­des edi­to­ras e  que, ape­sar dis­so, é um dos gê­ne­ros mais pra­ti­ca­dos. Es­cre­ve-se mui­ta po­e­sia. E di­zia ela que se a imen­sa quan­ti­da­de de po­e­tas des­se imen­so Bra­sil les­sem po­e­sia, além de es­cre­vê-la, se com­pras­sem li­vros de po­e­sia, edi­ções in­tei­ras de li­vros des­se gê­ne­ro se­ri­am es­go­ta­das em pou­quís­si­mo tem­po. E a po­e­sia não te­ria, co­mo tem, es­se es­tig­ma de mal­di­ção.

Pois eu ha­via pu­bli­ca­do, an­tes dis­so, uma cró­ni­ca a res­pei­to, on­de cons­ta­ta­va que os es­cri­to­res da­qui da ter­ri­nha não le­em os seus pa­res, não vão a lan­ça­men­tos de li­vros de seus pa­res, não com­pram os li­vros de seus pa­res. Ape­nas al­guns fa­zem is­so. Por is­so me iden­ti­fi­quei tan­to com a po­e­ti­sa que te­ve a co­ra­gem de di­zer, em re­de na­ci­o­nal, que os po­e­tas de­ve­ri­am ler mais po­e­sia, que po­e­tas de­ve­ri­am ser mais po­e­tas.

Po­e­sia é o gê­ne­ro li­te­rá­rio mais pra­ti­ca­do e não é de ho­je. Com o ad­ven­to da in­ter­net, com a de­mo­cra­cia que ela re­pre­sen­ta co­mo es­pa­ço pa­ra di­vul­ga­ção, pas­sou-se a es­cre­ver ain­da mais. É evi­den­te que nem tu­do tem qua­li­da­de, nem tu­do é re­al­men­te po­e­sia, mas es­sa é ou­tra his­tó­ria.

O fa­to é que exis­te uma quan­ti­da­de mui­to gran­de de po­e­tas, em to­do lu­gar há po­e­tas, qua­se to­do mun­do es­cre­ve “po­e­mas”. Mas nem to­dos le­em po­e­sia. Até por is­so, tal­vez, a pou­ca qua­li­da­de de boa par­te do que se pro­duz.

Se pres­ti­gi­ás­se­mos uns aos ou­tros, in­do a lan­ça­men­tos, com­pran­do li­vros, as pu­bli­ca­ções de po­e­sia re­al­men­te ven­de­ri­am mui­to mais. Mas não é só pe­lo fa­to de ven­der mais li­vros, pu­ra e sim­ples­men­te, se bem que is­so já con­fe­ri­ria mais res­pei­to ao gê­ne­ro. A ver­da­de é que pre­ci­sa­mos ler mais, ler mui­to. Se so­mos po­e­tas, se gos­ta­mos de po­e­sia a pon­to de pro­du­zi-la, en­tão te­mos que ler mui­ta po­e­sia.

 

(Lu­iz Car­los Amo­rim, es­cri­tor, edi­tor e re­vi­sor, fun­da­dor e pre­si­den­te do Gru­po Li­te­rá­rio A Ilha, que com­ple­ta 37 anos de li­te­ra­tu­ra nes­te ano de 2017. Ca­dei­ra 19 da Aca­de­mia Sul­bra­si­lei­ra de Le­tras. http://www.pro­sa­po­e­si­a­e­cia.xpg.uol.com.br – http://lu­iz­car­lo­sa­mo­rim.blog­spot.com.br)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias