Opinião

Abusa-se de criança como de animais!

Diário da Manhã

Publicado em 16 de agosto de 2018 às 22:49 | Atualizado há 6 anos

“É uma ex­pe­ri­ên­cia eter­na de que to­dos os ho­mens com po­der são ten­ta­dos a abu­sar.”

Ba­rão de Mon­tes­qui­eu

 

To­da ami­za­de en­tre um adul­to e uma cri­an­ça é um abu­so: Abai­xo a Adul­ti­li­za­ção na in­fân­cia – ha­ja só res­pon­sa­bi­li­da­de so­ci­al, es­ta que é um abu­so ne­ces­sá­rio. As brin­ca­dei­ras de adul­to são pe­sa­das de­mais pa­ra elas. Eu abu­so de mim mes­mo ou da cri­an­ça que exis­te den­tro de mim. Por não gos­tar das aban­do­na­das de fo­ra, as­sim isen­to-me de abu­sar de­las; brin­co so­zi­nho, usan­do as pa­la­vras dos ou­tros adul­tos, ba­ru­lhen­tas de­mais em mi­nha bo­ca. De vez em quan­to, brin­co com ou­tros adul­tos de pa­la­vras in­fan­tis. Brin­car na com­pa­nhia de al­guém sig­ni­fi­ca: Zom­bar; Gra­ce­jar; Apro­vei­tar; Des­fru­tar; Le­var de ma­nei­ra im­pru­den­te; Ma­ni­pu­lar sem o de­vi­do cui­da­do; Os­ci­lar; Ter re­la­ção li­bi­di­no­sa jun­tos. To­dos fa­zem al­gu­ma des­sas coi­sas, às ve­zes até sem per­ce­ber ou ser per­ce­bi­do!!!

A es­co­la ao abu­sar das cri­an­ças ain­da gra­dua uns mais im­por­tan­tes so­bre os ou­tros!

A ca­chor­ri­nha não su­por­ta as brin­ca­dei­ras da ca­de­la adul­ta, mas são obri­ga­das a con­vi­ver jun­tas no meu quin­tal. Con­vi­da­do pe­los gru­nhi­dos fi­nos de so­cor­ro, eu as ob­ser­vo in­can­sa­vel­men­te: o cor­re-cor­re, o mor­de-mor­de; a no­vi­nha ter­mi­na sem­pre cho­ran­do. Se ain­da es­tá vi­va é por­que eu sem­pre in­ter­ve­nho. Es­ta é mi­nha brin­ca­dei­ra de ani­mal: cor­ro-cor­ro pa­ra se­pa­rá-las, e elas cor­rem-cor­rem in­clu­in­do-me no es­tra­nho jo­go. Só ter­mi­na quan­do eu acer­to um pon­ta­pé for­te em uma de­las, que sem­pre é a me­nor por ter pou­ca ha­bi­li­da­de ao fu­gir.

Nes­ta mo­der­ni­da­de, em que os ani­mais são hu­ma­ni­za­dos, per­dem o fi­no fa­ro, chei­ran­do per­fu­mes ca­ros e, a agu­ça­da au­di­ção, por­tan­do fo­ne au­ri­cu­lar; en­fim, a ino­cên­cia na­tu­ral!  Filho quer pão, pede-pede; pai dá pedra!!! O mun­do es­tá cheio de adul­to sem es­ta­bi­li­da­de emo­cio­nal, sem ju­í­zo per­fei­to, pos­su­em uma men­te do­en­te,  de­sen­for­ma­do — per­deu a for­ma — gen­te tam­bém abu­sa­da, quan­do foi cri­an­ça “abu­sa­da”. Alan Ca­e­ta­no Afon­so ins­pi­ra­do no fil­me “Idi­o­cra­cia” co­men­tou: “[…]Brin­ca-se mui­to com a in­ca­pa­ci­da­de de pen­sar, nos­sa ex­tre­ma pre­gui­ça ten­do co­mo exem­plo de tal pre­gui­ça, uma pol­tro­na que é pri­va­da e ser­ve pa­ra con­tem­plar a te­le­vi­são que exi­be um pro­gra­ma que não fo­ge mui­to da nos­sa ve­lha co­nhe­ci­da “ví­deo-ca­ce­ta­das”. Não pre­ci­sa­mos ir pa­ra o fu­tu­ro pa­ra fa­lar que nós se­res hu­ma­nos, do­ta­dos de uma in­te­li­gên­cia con­si­de­rá­vel, per­de­mos ho­ras da nos­sa vi­da olhan­do uma por­ca­ria de um ele­tro­do­més­ti­co lu­mi­no­so que exi­be ima­gens de ou­tros se­res hu­ma­nos em si­tu­a­ções aci­den­tais, em que na mai­o­ria das ve­zes cau­sam dor ou ver­go­nha ao aci­den­ta­do […]”). Rir-se dos ou­tros é brin­car de fa­zer bullying, ofen­den­do a cri­an­ça in­ter­na de ca­da um.

Abu­sa-se de uma cri­an­ça quan­do lhe diz “sim” ou lhe diz “não” fo­ra de tem­po. De for­ma al­gu­ma há sa­í­da, tam­bém po­de ser um abu­so de­si­lu­dir ou ilu­dir uma cri­an­ça. “Quan­to mai­or o po­der, mais pe­ri­go­so é o abu­so.” (Ed­mun­do Burke). A con­tri­bui­ção do cris­tia­nis­mo são as pa­la­vras de Je­sus: “Je­sus, cha­man­do uma cri­an­ça, co­lo­cou-a no meio de­les, e dis­se: Em ver­da­de vos di­go que se não vos con­ver­ter­des e não vos fi­zer­des co­mo cri­an­ças, de mo­do al­gum en­tra­reis no rei­no dos céus.” (Ma­teus 18:2,3). For­çar o adul­to pri­o­ri­zar e so­bre­car­re­gar de res­pon­sa­bi­li­da­de a cri­an­ça in­te­ri­or é abu­sar de­la.

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias