Ainda o auxílio-moradia e outros fatos
Diário da Manhã
Publicado em 30 de agosto de 2018 às 22:13 | Atualizado há 6 anosFernando Morais, sem dúvida um dos intelectuais mais respeitáveis com atuação na imprensa nacional, escritor de muito mérito, tem na internet o blog Nocaute, semanalmente apresentado. Escritor independente, jornalista de enorme credibilidade, o autor de Na toca dos leões é uma das vozes mais importantes na tarefa hercúlea de denúncia contra o golpismo na política brasileira e, consequentemente, de defesa da democracia. Na última semana o seu blog divulgou calorosas manifestações que dezenas de estudantes universitários fizeram em Curitiba em frente a um prédio em que se encontrava o juiz Sérgio Moro aos gritos de “Fascista!” e expressões referentes à imoralidade do auxílio-moradia que Sérgio Moro recebe mensalmente, apesar da sua condição de proprietário de luxuosa residência em Curitiba.
Pode-se dizer que o juiz federal paranaense teve e tem papel fundamental na perpetração do golpe civil de 2016. Suas ligações com o PSDB já foram por mim comentadas em três ou quatro artigos. Reproduzi a foto em que aparecem juntos, quase de rosto colado e a ostentar um largo sorriso o juiz e o senador Aécio Neves. Já foi também por mim lembrado que o genitor de Moro foi um dos principais fundadores do PSDB de Maringá, importante município paranaense, também já foi aqui mencionado que a esposa do Dr. Sérgio Moro faz parte da equipe de assessores do vice-governador tucano do Paraná. Advogada, Rosângela Wolff Moro é defensora de trustes internacionais.
Com relação a Aécio Neves outras considerações se impõem, a demonstrar que a sua impunidade constituí prova evidente de que contra ele o amigo Sérgio Moro nada promove. As investigações da Lava Jato no que diz respeito a Aécio Neves não têm andamento e o protecionismo em favor dele impera. O senador mineiro é investigado em sete inquéritos. Contra ele há gravíssimas acusações. Uma delas diz envolve propina de cinquenta e dois milhões de reais. Em outra investigação logo em seguida à revelação do seu teor o ex-governador de Minas chegou a pedir perdão aos seus correligionários, numa confissão pública que ficou até hoje sem nenhuma providência visando a sua punição. Aécio já foi salvo por seus colegas senadores da cassação do seu mandato e na área judicial o inquérito não prospera. Aécio é candidato a deputado federal e, faltando pouco mais de dois meses para a eleição o descarado protecionismo continua. E Sérgio Moro nada diz sobre esses fatos. Seu silêncio é absoluto e, naturalmente, deplorável, pois revela facciosismo dos mais lamentáveis.
Depois que Moro declarou receber o chamado auxílio-moradia em razão de estar há algum tempo sem reajuste do seu salário, muita gente passou a chamar tal auxílio de “morodia” e a sua percepção objeto de manifestações condenatórias, como a dos estudantes universitários na semana passada mostrada pelo blog Nocaute.
De volta a Aécio Neves. Continua enfocado no youtube o fato ocorrido há cerca de quatro anos em que Aécio é mostrado a sofrer uma autuação no Rio de Janeiro por agentes da polícia rodoviária que o flagraram embriagado sem portar a carteira de motorista e a cometer outras infrações. O fato está na internet mas não se sabe que consequências teve. Merece também referência o fato de que o ex-governador de Minas ganhou do governo federal a concessão de uma emissora de rádio em Belo Horizonte e outra para sua irmã em São João Del Rei.
(Eurico Barbosa, escritor, membro da AGL e da Associação Nacional de Escritores, advogado, jornalista e escreve neste jornal à sextas-feiras. E-mail: eurico_barbosa@hotmail.com)
]]>