Opinião

Alexânia, cidade do Entorno do DF, é a única que falta aderir à Guarda Municipal

Diário da Manhã

Publicado em 13 de novembro de 2016 às 01:09 | Atualizado há 8 anos

Com o alto índice de violência que vem acontecendo no Entorno do Distrito Federal, os gestores dos seus municípios chegaram à conclusão que segurança não é só dever do Estado e sim também do município que almeja realizar um trabalho paliativo junto com a Polícia Militar, nas ruas, em shows, lado a lado com a mesma, cuidando do patrimônio publico.

Aguas lindas, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Cristalina, Luziânia, Valparaiso de Goiás são municípios que já aderiram o modelo e o mais interessante é que a mão de obra o município já possuem, que são os vigias noturnos que serão qualificados para atuarem, como verdadeiros defensores. Porém a lei 13022; 08 de agosto 2014, em seu artigo 2° Incumbe às guardas municipais, instituições de caráter civil, uniformizadas e armadas conforme previsto em lei, a função de proteção municipal preventiva, ressalvadas as competências da União dos Estados e do Distrito Federal. No entanto, tal lei foi burlada em Alexânia GO, e o novo gestor que assumirá em janeiro, nem se quer incluiu e plano de governo a Guarda municipal, deixo bem claro que o município esta sendo uns dos mais violentos do entorno do DF, e também fica uma questão no ar, quando um politico promete 70 itens para se eleger, porque não incluiu a segurança que é algo de extrema necessidade da sociedade?

Obviamente, ele só quer este mandatado e a cidade vai continuar como esta no ostracismo, longe do que foi proferida em programa de radio, bem como, tudo esta na boa vontade do novo prefeito de Alexânia, segundo informações até o novo gestor de Abadiânia , cidade próxima a Alexânia também vai aderir à guarda municipal no município.

A sociedade alexaniense, não enxerga entraves que possa impedir o novo gestor de inserir a guarda municipal na cidade, uma vez que, existem verbas e lei que ampara tal bem feitoria sendo um advogado saberá como entender melhor tal lei, e tirar Alexânia do suplicio. Contudo, a cidade  vive o mais triste ostracismo de todos os tempos e em todos os setores, vale elencar, que o município cresceu 300 % índice de violência. Agora o novo gestor que tomará posse em janeiro, prometeu rede Wi-Fi, grátis nas praças da cidade que com certeza aumentará o número de assaltos principalmente a quem estiver com o celular distraído passeando na mesma porque não existe segurança. Mas diante de tudo o mesmo esqueceu-se de inserir em seu plano de governo a guarda municipal, porém ele depois de eleito argumenta que segurança é um dever do estado e não do município, fico me perguntando que prometeu, foi o governador ou ele? Fico triste, porém já vislumbro mais quatro anos vivendo no ostracismo, ou melhor, no esquecimento.

 

(Paulo da Mata, assistente social, jornalista, poeta)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias