Opinião

Análise Psiquiátrica do Agressor de Bolsonaro

Diário da Manhã

Publicado em 8 de setembro de 2018 às 22:26 | Atualizado há 6 anos

Se­gun­do in­for­ma­ções, é gar­çom , 40 anos, na­tu­ral do nor­te de Mi­nas, fi­li­a­do ao par­ti­do de es­quer­da Psol, for­ma­do em Pe­da­go­gia pe­la UFV, atu­al­men­te es­ta­ria de­sem­pre­ga­do. Foi um cri­me pre­me­di­ta­do, com­prou uma fa­ca es­pe­cí­fi­ca, en­ro­lou-a num pa­no, apro­xi­mou-se, es­pe­rou o me­lhor mo­men­to. Re­fe­re que foi “a man­do de Deus”,mas, se­gun­do a im­pren­sa, não te­ria re­la­ta­do “alu­ci­na­ções es­pe­cí­fi­cas” ( é bem co­nhe­ci­da a es­tra­té­gia ju­rí­di­ca de ale­gar-se in­sa­ni­da­de men­tal pa­ra fi­car-se im­pu­ne no Bra­sil). Não se fi­ca, por aqui, nem em ma­ni­cô­mios ju­di­ci­á­rios,  pois a ide­o­lo­gia an­ti-au­to­ri­da­de  e o cor­po­ra­ti­vis­mo es­ta­tal  an­ti­me­di­co aca­ba­ram com eles.

Mui­tas pes­so­as – não  só lei­gos, mas aí in­clu­sos mui­tos mé­di­cos –  não en­ten­dem bem a di­nâ­mi­ca de uma do­en­ça psi­qui­á­tri­ca. Mui­tas pa­to­lo­gi­as men­tais não têm pro­pri­a­men­te uma “le­são ce­re­bral”,  mas sim uma “dis­fun­ção” de de­ter­mi­na­dos cir­cui­tos. Es­ta dis­fun­ção po­de ser de du­as na­tu­re­zas, ou bi­o­quí­mi­ca ( quan­do al­guns neu­ro­trans­mis­so­res ou mem­bra­nas si­náp­ti­cas se des­re­gu­lam ) ,  ou de li­ga­ções si­náp­ti­cas anor­mais  en­tre  de­ter­mi­na­das áre­as ce­re­bra­is – que , nor­mal­men­te, não de­ve­ri­am es­tar  li­ga­das. Ou en­tão, a in­ter­rup­çãoini­bi­ção  fun­cio­nal ou cir­cui­tá­ria en­tre áre­as que de­ve­ri­am es­tar nor­mal­men­te li­ga­das. Em re­su­mo : com­pa­ran­do com um com­pu­ta­dor, em al­gu­mas do­en­ças psi­qui­á­tri­cas ( cha­ma­das “or­gâ­ni­cas” ou le­sio­nais ), é a “pe­ça do com­pu­ta­dor” que es­tá es­tra­ga­da , o cha­ma­do hardwa­re. Já em ou­tras do­en­ças psi­qui­á­tri­cas, cha­ma­das “fun­cio­nais”,  é o fun­cio­na­men­to en­tre as pe­ças que es­tá al­te­ra­do. As pe­ças po­dem es­tar “li­ga­das er­ra­das”, po­dem es­tar fun­cio­nan­do com mui­ta ou pou­ca ener­gia, po­dem  es­tar fun­cio­nan­do sem um ade­qua­do con­cer­to em con­jun­to, sem uma ade­qua­da sin­cro­nia ou si­ner­gia.

Pois bem, há si­tu­a­ções on­de , co­mo eu dis­se aci­ma, não há pro­pri­a­men­te le­são ce­re­bral, mas  há um ex­ces­so de ener­gia em al­guns sis­te­mas neu­ro­nais.  As pes­so­as aco­me­ti­das por es­te “ex­ces­so” de ener­gia pe­gam cren­ças ou ati­tu­des nor­mais, por exem­plo, re­li­gi­o­sas,ou po­lí­ti­cas, e dão uma “tur­bi­na­da” ne­las.  Pes­so­as nor­mais tam­bém po­dem fa­zer is­so, ou se­ja, tur­bi­na­rem de­ter­mi­na­das cren­ças ou ati­tu­des, mas fa­zem is­so de um mo­do fun­cio­nal, ou se­ja, tor­nam-se mais pro­du­ti­vas, mais cri­a­ti­vas,  dis­se­mi­nam mais tra­ba­lho, mais ale­gria, mais amor, mais in­te­li­gên­cia. Por is­so mui­tas per­tur­ba­ções psi­qui­á­tri­cas não são pro­pri­a­men­te “do­en­ças “, não  são pro­pri­a­men­te “ca­te­go­ri­as” fe­cha­das. São mais “di­men­sões” den­tro de um con­ti­nu­um, den­tro de um es­pec­tro in­fi­ni­to de va­ri­a­ções.  Já as pes­so­as nas qua­is es­sa ener­gia tor­na-se pa­to­ló­gi­ca,  de­le­té­ria – ou por ex­ces­so, ou por ini­bi­ção de al­gu­mas áre­as de con­tro­le ou su­per­vi­são – atuam su­as cren­ças e ati­tu­des de mo­do rí­gi­do, mo­do au­to-pre­ju­di­cial,  mo­do pre­ju­di­cial pa­ra quem ele ama, ou se­ja,  atuam de mo­do a ge­rar di­mi­nu­i­ção de su­as pró­pri­as fun­ções vi­tais ou emo­cio­nais, so­ci­ais. O au­to-pre­ju­í­zo é uma das ca­rac­te­rís­ti­cas des­se ti­po de dis­fun­ção psi­qui­á­tri­ca. Ou­tra ca­rac­te­rís­ti­ca é a “fri­e­za emo­cio­nal”, quan­do se  co­lo­cam cren­ças, im­pul­sos ou pra­ze­res aci­ma do amor ou do cui­da­do aos ou­tros.

O es­quer­dis­mocoi­ta­dis­mo é um con­te­ú­do mui­to ade­qua­do pa­ra es­se con­ti­nen­te, pois os in­di­ví­duos dis­fun­cio­nais tor­nam-se, em mui­tos ca­sos, “pas­si­vos-agres­si­vos”, “as­tê­ni­co-es­tê­ni­cos”, o que sig­ni­fi­ca que são in­di­ví­duos que tem um or­gu­lho mui­to gran­de, uma rai­va mui­to gran­de,  uma “in­dig­na­ção” mui­to gran­de, um sen­ti­men­to de “hu­mi­lha­ção” , sen­ti­men­to de pre­ju­í­zo, sen­ti­men­to de es­tar sen­do pre­te­ri­do, sen­ti­men­to de es­tar sen­do ata­ca­do, dei­xa­do de la­do. Só que, ao mes­mo tem­po que são “or­gu­lho­sos”, sen­tem que, por ti­mi­dez, por “fra­que­za”,  por me­do, es­crú­pu­los, fo­bi­as, ob­ses­sões, in­dis­po­si­ção, fal­ta de ener­gia, por te­rem uma cog­ni­ção fra­ca, ou ins­tá­vel ou pou­co pro­fun­da, não tem a ener­gia – ou a ca­na­li­za­ção da ener­gia- ne­ces­sá­ria pa­ra  “re­a­gi­rem con­tra tan­ta in­jus­ti­ça”.  Pas­sam a pro­je­tar seus sen­ti­men­tos de in­dig­na­ção e de in­su­fi­ci­ên­cia so­bre a so­ci­e­da­de, so­bre os ou­tros. É um pra­to cheio pa­ra ado­ta­rem pos­tu­ras de “es­quer­das” ( pró-coi­ta­dis­tas ) con­tra as pos­tu­ras de “di­rei­ta” ( “po­de­ro­sos que nos mas­sa­cram”).  Mui­tos fa­ná­ti­cos, mi­li­tan­tes, ati­vis­tas, ter­ro­ris­tas, “ide­a­lis­tas”,  de es­quer­da, se en­qua­dram nes­se per­fil, e são um pra­to cheio pa­ra os seus lí­de­res ( es­ses sim, qua­se sem­pre, pes­so­as “con­tro­la­das” e nor­mais ). Os lí­de­res do es­quer­dis­mo sa­bem que em to­do es­quer­dis­mo há es­te pra­to cheio pa­ra ser apro­vei­ta­do e ma­ni­pu­la­do por eles. Eles pas­sam a “gui­ar” es­ta fa­lan­ge de “coi­ta­dos opri­mi­dos”, só que , ao con­trá­rio dos “ver­da­dei­ros coi­ta­dos”,  es­tes “coi­ta­dos pas­si­vo-agres­si­vos” es­tão dis­pos­tos à ação ter­ro­ris­ta. Os “ver­da­dei­ros coi­ta­dos” são aque­les que, plá­ci­dos, con­for­ma­dos, não têm es­te es­pí­ri­to bé­li­co ide­a­lis­ta  por­que lhes fal­ta o “or­gu­lho al­ta­nei­ro” que a  ener­gia psí­qui­ca dá aos “mi­li­tan­tes es­quer­dis­tas”.

O “con­ti­nen­te da ener­gia psí­qui­ca au­men­ta­da” é pre­en­chi­do pe­lo con­te­ú­do que o es­quer­dis­mocoi­ta­dis­mo lhes dá.  Es­ta ener­gia, em al­guns mo­men­tos, po­de exal­tar-se mais ain­da, às ve­zes sob for­te emo­ção,  e aí o in­di­ví­duo par­te pa­ra a pas­sa­gem-ao-ato ( ac­ting-out ). Co­mo es­ta ener­gia psí­qui­ca, às ve­zes, é mui­to for­te, ela ul­tra­pas­sa os me­ca­nis­mos nor­mais de con­ten­ção so­ci­al e emo­cio­nal. Aí o in­di­ví­duo tem de pro­je­tar es­te ex­ces­so so­bre es­tru­tu­ras e pes­so­as ex­ter­nas a ele, por exem­plo , cul­pan­do um po­lí­ti­co, um par­ti­do, por to­das su­as ma­ze­las. Es­ses in­di­ví­duos não são “lou­cos” na acep­ção do ter­mo, pois sa­bem que o que fa­zem  é uma con­tra­ven­ção, um cri­me. Pla­ne­jam seus cri­mes, pla­ne­jam ro­tas de fu­ga ou de dis­si­mu­la­ção. Ou se­ja, cog­ni­ti­va­men­te, sa­bem o que fa­zem. Os re­gi­ci­das ( é as­sim que são cha­ma­dos em psi­qui­a­tria ) ,  tam­bém não são pro­pri­a­men­te “lou­cos” do pon­to de vis­ta vo­li­ti­vo( em ter­mos de von­ta­de ). Ou se­ja, nem sem­pre  têm uma im­pul­são in­con­tro­lá­vel que os le­ve a atu­ar em mo­men­tos ino­por­tu­nos, an­tes ou de­pois da ho­ra exa­ta, na pre­sen­ça de tes­te­mu­nhas ou po­li­ci­ais, etc.   O pro­ble­ma da dis­fun­ção es­tá na “hor­mé”, que é o no­me que a psi­qui­a­tria ( con­for­me Di­de e Gui­raud ) dá pa­ra es­ta ener­gia ins­tin­ti­va que po­de exa­ge­rar-se, pa­to­lo­gi­zar-se, e que tem sua se­de no sis­te­ma hi­po­ta­lâ­mi­co-di­en­ce­fá­li­co-lím­bi­co ( áre­as ce­re­bra­is ).

Se um in­di­ví­duo tem uma ener­gia – uma hor­mé – que não é tão pa­to­ló­gi­ca as­sim, mas se pas­sa por uma “la­va­gem ce­re­bral es­quer­dis­ta”, ou se­ja, es­ti­mu­la­do à re­vol­ta, ao ter­ro­ris­mo, à lu­ta de clas­ses, ao in­con­for­mis­mo ab­so­lu­to e agres­si­vo, à re­vo­lu­ção ar­ma­da,   es­tes fa­to­res so­ci­ais po­dem vir a po­ten­ci­a­li­zar es­ta ener­gia, até en­tão fun­cio­nal,  e tor­ná-la pa­to­ló­gi­ca.

Quan­do a Gran­de Im­pren­sa bra­si­lei­ra, nos di­as de ho­je ( p.ex., Jo­vem Pan, co­men­tá­rio de Mar­co An­tô­nio Vil­la ) , diz que  es­te cri­me con­tra Bol­so­na­ro não é um “cri­me po­lí­ti­co” e sim um “cri­me psi­qui­á­tri­co” ( cri­me de um lou­co ), es­tá in­cor­ren­do em al­gu­mas in­cor­re­ções, tal­vez por mo­ti­vos de in­te­res­ses po­lí­ti­cos : não le­van­ta­rem mais ain­da a bo­la de um can­di­da­to que eles não que­rem.  O cri­me tem, sim, um con­te­ú­do po­lí­ti­co, pois a men­te do cri­mi­no­so foi for­ma­ta­da com um ex­plo­si­vore­vol­ta­do  softwa­re ( pro­gra­ma ) es­quer­dis­ta. E, co­mo di­to aci­ma, em mui­tos ca­sos, tais cri­mes não são pro­pri­a­men­te de “lou­cos”, de “lou­cu­ra”, mas sim, mais apro­pria­da­men­te, de “fa­na­tis­mo”.

A po­la­ri­za­ção da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra de ho­je dá con­te­ú­dos po­lí­ti­cos exal­ta­dos pa­ra men­tes que, tal­vez, sem es­tes con­te­ú­dos  dis­rup­ti­vos, não se pa­to­lo­gi­za­ri­am, não se psi­qui­a­tri­za­ri­am. Is­so é, de cer­to mo­do, po­lí­ti­ca, não é pro­pri­a­men­te “psi­qui­a­tria”. São cri­mes do­ra­van­te ca­da vez mais co­muns e pro­vá­veis. O con­te­ú­do es­quer­dis­ta das dou­tri­na­ções fa­vo­re­cem es­sas dis­rup­ções ener­gé­ti­cas pes­so­ais , na me­di­da em que pre­gam “re­vo­lu­ção ar­ma­da”, “que­bra-que­bra”, “in­vas­ões”, “re­vol­ta dos res­sen­ti­dos”, “gri­to dos opri­mi­dos”  ( es­te é um dos no­mes de uma das ações da Igre­ja Ca­tó­li­ca, por exem­plo ), “de­so­be­diên­cia ci­vil”, con­tra­po­si­ção à au­to­ri­da­de, “abo­li­ção de to­da su­pe­ri­o­ri­da­de, hi­e­rar­quia, or­dem cons­ti­tu­í­da”. São con­te­ú­dos fi­lo­só­fi­cos-po­lí­ti­cos-ide­o­ló­gi­cos  que têm por ob­je­ti­vo de­sen­ga­ti­lhar  jus­ta­men­te a “ação” dos in­di­ví­duos ( os “or­gu­lho­sos coi­ta­di­nhos” )  com “ener­gi­za­ção” já pro­pen­sa pa­ra as pas­sa­gens-ao-ato.  São sis­te­mas ide­o­ló­gi­cos que ten­tam, ao mes­mo tem­po, tra­tar seus sú­di­tos afe­ti­va­men­te co­mo “fi­lhi­nhos, fra­qui­nhos  e coi­ta­di­nhos” ( daí as fun­ções pa­ter­nais de Lu­la, so­bre­tu­do com os “po­bre­zi­nhos e mu­lhe­res”)  e co­mo po­ten­ci­ais re­vo­lu­ci­o­ná­rios ( “va­mos pe­gar em ar­mas con­tra os di­ta­do­res-ri­cos-opres­so­res-pa­trões”).  São sis­te­mas que os in­fan­ti­li­zam, pois uma cri­an­ça, ao mes­mo tem­po que pre­ci­sa do “afe­tose­gu­ran­ça do pa­pai”, lan­ça-se im­pul­si­va­men­te à ta­re­fa de­le­ga­da por es­te. En­tre­gam-se à “co­man­dos su­i­ci­das” por­que sen­tem o “con­for­to mo­ral e afe­ti­vo de um Pai” ( Lu­la ou Deus, tan­to faz ) que es­tá com a Ra­zão e com o Amor.  Es­ta in­fan­ti­li­za­ção ge­ra­da pe­lo es­quer­dis­mo tem co­mo po­der  cal­cu­la­do  a que­bra  da já fra­ca ini­bi­ção que con­tro­la­va  as ener­gi­as des­tram­be­lha­das que pu­lu­lam em de­ter­mi­na­dos psi­quis­mos. Dos­toi­ewski es­tu­da mui­to bem es­te me­ca­nis­mo, do pon­to de vis­ta li­te­rá­rio, em seu li­vro “Os Pos­ses­sos”.

Adé­lio,  o agres­sor de Bol­so­na­ro, ten­ta con­fun­dir a po­lí­cia ale­gan­do alu­ci­na­ções  mís­ti­cas  (“foi Deus q man­dou”), mas sua es­tru­tu­ra men­tal ( es­quer­dis­ta/Psol/pró-ati­va) não ba­te com a pas­si­vi­da­de/hu­mil­da­de re­li­gi­o­sa ne­ces­sá­ria a um “cren­te de Deus” pa­ra ou­vir Sua voz e se­gui-la fi­el­men­te. O es­quer­dis­mo é exa­ta­men­te o opos­to des­ta obe­di­ên­cia à Au­to­ri­da­de. Fa­na­tis­mo de Es­quer­da ( Psol) é psi­qui­a­tri­ca­men­te in­com­pa­tí­vel com fa­na­tis­mo de di­rei­ta ( ou­vir a Deus e obe­de­ce-lo ce­ga­men­te). Daí a frau­de.

Tais cri­mes, por­tan­to, não são pro­pri­a­men­te  ape­nas “psi­qui­á­tri­cos”. Tam­bém es­tão afei­tos à Ide­o­lo­gia e à Po­lí­ti­ca. Me des­cul­pe, por­tan­to, o pro­fes­sor Vil­la, mas não é sim­ples­men­te o “cri­me de um lou­co”,  sem vin­cu­la­ção ne­nhu­ma com “cri­mes po­lí­ti­cos”. Sei que a mo­ti­va­ção da Gran­de Mí­dia pa­ra di­zer is­so não é ape­nas téc­ni­caci­en­tí­fi­ca, mas sim in­te­res­sei­ra-fi­nan­cei­ra, pois sen­tem que Bol­so­na­ro – sen­do um não-po­lí­ti­co con­ven­cio­nal – ( da­que­les que to­pa o to­ma-lá-dá-cá en­tre Em­pre­sas e Go­ver­nos )   po­de­ria que­brar a má­qui­na cor­rup­ta Es­ta­tal-Gran­des Em­pre­sas ( in­clu­si­ve Em­pre­sas de Co­mu­ni­ca­ção ) que têm afun­da­do o pa­ís por sé­cu­los.   ( aná­li­se te­ó­ri­ca,  em te­se, com ba­se nas in­for­ma­ções dis­po­ní­veis nas mí­di­as). A aná­li­se de mais hi­pó­tes­es con­ti­nua em um ar­ti­go na ter­ça.

 

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta, mé­di­co psi­qui­a­tra)

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