Aprovação de Zé Eliton em Aparecida é demonstração de ação republicana
Diário da Manhã
Publicado em 14 de setembro de 2018 às 23:09 | Atualizado há 6 anosAparecida de Goiânia é atualmente um dos municípios que mais crescem no Brasil. Cresce o número de pessoas que habita a cidade, o valor da arrecadação, os investimentos da iniciativa privada, a quantidade de centros universitários. Enfim, Goiás oferta em seu território uma cidade que tem tudo para ser uma vitrine de toda a grandeza do Estado.
Temos observado que até mesmo o interesse político pela cidade aumentou, tornando o município disputado por inúmeros partidos. O que poucos observam é a nova forma de conduzir a política entre Estado e os municípios goianos. Antigamente, no tempo velho, quem era de partido diferente do governador, poderia saber antecipadamente: não receberia benefícios do Estado da mesma forma que as cidades alinhadas. Pois bem. Uma das características da forma de gestão do governador Zé Eliton, que não nos cansa de surpreender, é exatamente agir de forma radicalmente republicana: ou seja, respeita a todos da mesma forma.
Peguem o caso de Aparecida de Goiânia, onde o governador Zé Eliton vem tendo um alto grau de aprovação por conta dos moradores. Vejam como Eliton age em nome da cidade, dos moradores e não em nome do interesse partidário ou pessoal. Não se esqueçam: a cidade de Aparecida, a gestão é 100% MDB. E todos sabem que o MDB e o PSDB são que nem água e óleo: não se misturam. Mas o governador Zé Eliton tem feito uma gestão competente ao lado do atual prefeito e equipe do município. É possível vê-los na imprensa, atuantes e em conjunto. Isso é o que chamamos na política de gestão republicana, de fato, voltada aos interesses da coisa pública e não em nome de ações antiéticas ou antidemocráticas.
Alguns governadores pelo Brasil chegaram a cobrar postura política favorável dos prefeitos e até mesmo a mudança de partido. O que vemos em Aparecida de Goiânia é uma nova forma de agir, tendo a cidade em primeiro plano. Por isso, Aparecida de Goiânia, “apesar dos pesares” característicos das grandes metrópoles, cresce. É evidente que a cidade apresenta uma estrutura ainda precária em diversas áreas, como a saúde, mas temos visto esforços para que a realidade mude.
Portanto, o governador Zé Eliton está de parabéns. Sua aprovação entre os moradores é mais do que merecida e por onde passa deixa sua marca. E mesmo depois que Zé Eliton assumiu o governo do estado, continuou tratando a todos com igualdade, respeito e muita humildade. Nota-se que mesmo tendo uma pequena minoria de prefeitos que investem pesado na derrota de Zé Eliton para governador e de Marconi para senador da república a mando de coronéis, sem ódio ou mesmo espírito de vingança, o atual governador dá uma aula do que é governar de forma republicana.
(Ricardo Borges, administrador, mestre em administração, pós-graduado em ciência política, em liderança empresarial, em recursos humanos, professor universitário e empresário)
]]>