Opinião

As dores do Rio, do Brasil e do mundo

Diário da Manhã

Publicado em 2 de março de 2018 às 23:15 | Atualizado há 7 anos

O Rio e o Bra­sil em cri­se. É cor­re­ta a in­ter­ven­ção? Da­rá re­sul­ta­dos? E as con­jec­tu­ras pro­li­fe­ram: re­pres­são ou edu­ca­ção? Co­mo, nu­ma ter­ra ar­ra­sa­da?

Não so­mos do­nos da ver­da­de. Sa­be­mos, con­tu­do, que o ho­mem cri­ou a fi­gu­ra da “ami­za­de do sa­ber”, que se enun­ciou co­mo fi­lo­so­fia.

Se é pa­ra sa­ber, não po­de­mos su­bes­ti­mar, co­mo se faz, que o mun­do e o ho­mem vi­vem sob ima­gens da ig­no­rân­cia, se­gun­do afir­mou Pla­tão; não po­de­mos ig­no­rar que o ho­mem, den­tre to­dos os ani­mais, é o mais fe­roz, co­mo dis­se Scho­pe­nhau­er; que a fi­lo­so­fia, atre­vi­da a ser a ci­ên­cia das ci­ên­cias, ge­rou pi­ca­re­ta­gens, co­mo as de He­gel, Fic­the e Schel­ling, das qua­is  sal­vou-se ape­nas a me­to­do­lo­gia da te­se, sín­te­se e an­tí­te­se.

O es­ta­do atu­al do Rio de Ja­nei­ro é o acú­mu­lo de vi­sões das men­ti­ras in­di­vi­dua­is e so­ci­ais. O ir­re­a­lis­mo le­va a de­lí­rios, que le­va à or­ga­ni­za­ção do cri­me, co­mo “re­sis­tên­cia” aos ma­les pro­du­zi­dos por uma so­ci­e­da­de não or­ga­ni­za­da. En­quan­to Ca­pi­tal Fe­de­ral, o Rio era “gla­mour” fran­cês; o di­nhei­ro pú­bli­co ga­ran­tia uma vi­da ra­zo­a­vel­men­te pa­cí­fi­ca e dig­na. O des­lo­ca­men­to da Ca­pi­tal do Bra­sil foi o pas­so ini­ci­al de seu pau­la­ti­no des­san­gra­men­to.

A vi­da ir­re­al pai­ra nas nu­vens; nas al­tu­ras das fa­ve­las. A uto­pia é de­ma­go­gia, go­ver­no das frus­tra­ções. O ho­mem frus­tra­do ou se de­pri­me e mor­re ou ata­ca os da mes­ma es­pé­cie, pos­tos em zo­nas de mai­or con­for­to.

A er­rô­nea in­ter­pre­ta­ção do mun­do con­duz à sua des­tru­i­ção; emer­ge dos “ído­los da tri­bo”, “ído­los da ca­ver­na”, “ído­los do fo­ro” e “ído­los do te­a­tro”, co­mo dis­se Fran­cis Ba­con, no lon­gín­quo sé­cu­lo XVI. Ho­je, mui­tos ído­los, de­tur­pa­do­res da in­ter­pre­ta­ção, so­mam-se aos qua­tro do pen­sa­dor me­di­e­val. Nes­se rei­no com­ple­to de men­ti­ras vi­ve o ho­mem, e até mes­mo su­as mai­o­res ins­ti­tu­i­ções, co­mo a im­pren­sa. Pai­ra­mos nas nu­vens. Há pou­cos di­as vi­mos re­pór­te­res de uma gran­de emis­so­ra sor­ri­den­tes, emo­cio­na­dos, por te­rem en­con­tra­do o pon­to de sal­va­ção do Bra­sil: o fo­ro pri­vi­le­gi­a­do. Tal­vez au­to-en­ga­no e en­ga­no de­li­be­ra­do, pa­ra dar vi­si­bi­li­da­de à pro­gra­ma­ção da­que­le mo­men­to, des­per­tar o in­te­res­se dos coi­ta­dos que vi­vem à es­pe­ra da sal­va­ção. Na­da di­ver­so do que hou­ve de pi­or na his­tó­ria das igre­jas.

De er­ro em er­ro, ca­mi­nha­mos pa­ra o des­pe­nha­dei­ro fa­tal. O mai­or dos er­ros ca­ri­o­cas: a in­ter­ven­ção fe­de­ral na área re­pres­si­va. Um su­pos­to com­ba­te ao efei­to de­le­té­rio da so­ci­e­da­de er­rá­ti­ca re­i­te­ra­da dia a dia: o cri­me. Cri­me que só po­de ser er­ra­di­ca­do com a vi­o­lên­cia do Es­ta­do – se dez ve­zes mais re­cru­des­ci­da – me­lhor. As­sim pen­sam nos­sa, é ver­da­de, ate­mo­ri­za­da, clas­se mé­dia e al­ta. Sem sa­ber que mo­ram no rei­no das men­ti­ras.

Ex­clu­ir – pren­der, alei­jar, ma­tar – gran­de par­te dos cri­mi­no­sos, é a so­lu­ção. Pa­ra os hu­ma­nos re­ma­nes­cen­tes vi­ve­rem em paz. Não há con­se­quên­cia mais de­sas­tro­sa e de­li­ran­te. O mun­do não exis­te so­men­te pa­ra os ba­fe­ja­dos pe­la sor­te.

O Rio foi o Es­ta­do que mais as­su­miu o “ame­ri­can way of li­fe”. Sem di­nhei­ro. Por anos re­sis­tiu co­mo ca­pi­tal da cul­tu­ra, en­quan­to a so­ci­e­da­de era roí­da por ra­ta­za­nas. Não po­de­ria dar ou­tra coi­sa.

Es­se “ethos” ca­ri­o­ca de­pri­men­te não se­rá re­sol­vi­do de uma ho­ra pa­ra ou­tra, as­sim co­mo o do Bra­sil, di­zem to­dos. Mas os pri­mei­ros pas­sos fo­ra do ca­mi­nho das men­ti­ras de­vem ser da­dos. O Bra­sil exi­ge uma “re­vo­lu­ção cul­tu­ral”; na­da a ver com a chi­ne­sa, mas o no­me é ade­qua­do. Com­ba­te às cau­sas: so­ci­o­lo­gia, an­tro­po­lo­gia, psi­co­lo­gia, hi­gi­e­nis­mo, fi­lo­so­fia, po­lí­ti­ca, te­o­lo­gia, nas “co­mu­ni­da­des” ca­ren­tes. E o mais im­por­tan­te: a cri­a­ção de cur­sos mé­di­os pro­fis­si­o­na­li­zan­tes nas fa­ve­las, pois ne­nhum pa­ís vi­ve só de cur­sos bá­si­cos e de Uni­ver­si­da­des é o com­ba­te às cau­sas, a trans­for­ma­ção das ima­gens men­ti­ro­sas e de­tur­pa­das em ver­da­des, par­ci­al­men­te des­co­ber­tas.

Os efei­tos não po­dem ser com­ba­ti­dos com re­pres­são. É o pi­or dos mé­to­dos pos­sí­veis. Uma das pi­o­res ins­ti­tu­i­ções cri­a­das foi a re­clu­são, a ca­deia, os cár­ce­res, co­lé­gios que apri­mo­ram a cri­mi­na­li­da­de. E, en­tre as me­lho­res, as de­no­mi­na­das pe­nas al­ter­na­ti­vas. A cri­mi­no­lo­gia já com­pro­vou que são mui­tos mais efi­ca­zes que a se­gre­ga­ção; mes­mo pa­ra cri­mes mais gra­ves. É cer­to que es­ses cri­mi­no­sos, quan­do li­ber­tos da ig­no­mí­nia nos fi­nais de ano, pra­ti­cam de­li­tos ain­da mais gra­ves. Não po­de­ria ser di­fe­ren­te.  Se es­ti­ves­sem em li­ber­da­de, de­vi­da­men­te con­tro­la­da, no exer­cí­cio de tra­ba­lho cons­tru­ti­vo, a ver­da­de tri­un­fa­ria. Am­bos são in­to­le­ran­tes: a so­ci­e­da­de “boa” e os cri­mi­no­sos. A guer­ra es­tá de­fla­gra­da. O Es­ta­do do Rio si­ti­a­do. Fal­ta di­nhei­ro pa­ra es­sas pro­pos­tas. Mas não fal­ta pa­ra a in­ter­ven­ção mi­li­tar. Se es­ta se frus­trar, seus pro­sé­li­tos so­men­te te­rão um se­gun­do pas­so: na­palm.

En­quan­to es­ti­ver­mos do­mi­na­dos pe­los ído­los de­tur­pa­do­res do pen­sa­men­to, o Bra­sil es­ta­rá con­de­na­do. Es­se é nos­so des­ti­no, co­mo o é o das fa­mí­lias em que to­dos di­zem men­ti­ras e se re­cu­sam à ver­da­de do sol. As­sim co­mo a mor­te, nin­guém tem co­ra­gem de mi­rá-lo fron­tal­men­te. Na ca­ver­na, es­ta­mos a pro­du­zir nos­so fim.

 

(Ama­deu Gar­ri­do de Pau­la, ad­vo­ga­do, só­cio do Es­cri­tó­rio Gar­ri­do de Pau­la Ad­vo­ga­dos)

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