As lições do tempo
Diário da Manhã
Publicado em 23 de dezembro de 2017 às 23:17 | Atualizado há 7 anosNa escola da vida, na qual estamos matriculados, a maior poetisa de Goiás, Cora Coralina, reconheceu que o tempo é o grande professor. No meu entendimento, essa é uma verdade universal. Todos os dias, aprendemos um pouco mais. Vamos semeando com mais segurança e serenidade os frutos para o futuro. A experiência e a reflexão são valiosas aliadas. São lições que adquirimos apenas de uma maneira: vivendo.
A vida pulsa em tudo o que fazemos. Cada segundo é uma oportunidade de renovação e aprendizado. Podemos sempre criar novos laços e reatar vínculos com alegria, diálogo, amor e compreensão. Temos a escolha de optar pelo caminho que entendemos ser o melhor. Nem o início, nem o fim. O importante em tudo é a jornada. Neste sentido, posso afirmar com a mais absoluta segurança que sou uma pessoa abençoada.
Sou o quinto entre oito irmãos de um casal humilde de Buriti Alegre, seu Dionísio e dona Rosinha. Casei com o grande amor de minha vida, Maria Célia, que me deu três filhos maravilhosos: Macélio, Danielle e Helio Jr. Tive a alegria de receber quatro netos lindos: Gabriel, Cecília, Davi e Alice são raios luminosos em minha vida. Deus me abençoou com momentos de felicidade e realização únicos. Por tudo isso, sou muito grato.
Tudo o que pude plantar com minhas mãos germinou e trouxe frutos porque havia ali também as mãos de pessoas que acreditavam em um futuro melhor. Muita gente passa por nossa vida. Todas deixam sua marca. Ao longo dos anos, construí grandes amizades e trabalhei com profissionais dedicados. Aprendi muito e sempre procurei repassar adiante o conhecimento que recebi.
Nem sempre é fácil. Os últimos anos tem sido difíceis para todos. As circunstâncias pelas quais o país atravessou atingiu a todas as famílias. Tivemos que equilibrar muito trabalho com a esperança por dias melhores. Entendo que a vida tem retomado sua normalidade e as pessoas estão voltando a acreditar com mais fé no futuro.
O ano que agora chega ao fim representa esse eterno ciclo da vida no qual o tempo, sábio professor, nos ensina todos os dias. Tenho sido aluno desse mestre por toda a minha vida. Das lições que aprendi, acredito que ouvir as pessoas é uma das mais valiosas. Ao longo de 2017, pude conversar com milhares de pessoas em todas as partes de Goiás. Há mais otimismo e novas oportunidades tem surgido.
Como parlamentar, procurei participar ativamente da vida e das necessidades dos goianos. Como médico, procurei levar temas delicados, até considerados tabus, para o debate público. Tenho procurado honrar a confiança dos mais de 31 mil cidadãos que acreditaram no nosso projeto por um Estado mais justo, solidário e transparente.
Tenho muito a agradecer. Minha família tem sido o alicerce de toda a minha vida. Tenho a segurança de trabalhar pelas famílias goianas porque tenho o suporte da minha. Tenho uma equipe de colaboradores e servidores que me permite desenvolver um trabalho digno, sério e justo para todos. Obrigado pelo suporte de vocês em todas as horas. Agradeço aos nobres deputados, ao Governador Marconi Perillo, ao Vice-Governador José Éliton, aos secretários de Estado, aos prefeitos, vereadores e incontáveis cidadãos que nos ofereceram seu apoio.
Desejo a você, leitor, e a sua família meus votos por um Feliz Natal e um próspero ano novo. O maior presente que podemos receber é a imagem da alegria refletida no fundo dos olhos daqueles que amamos. Que o tempo, esse grande professor, continue com suas valiosas lições ao longo de 2018.
(Helio de Sousa, médico, é deputado estadual pelo PSDB.)
]]>