Opinião

Assistência de enfermagem sistematizada

Diário da Manhã

Publicado em 11 de maio de 2017 às 21:35 | Atualizado há 8 anos

Nesse mês em que comemoramos o Dia do Enfermeiro (a) é importante refletir sobre a sistematização da assistência. O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol foi um dos pioneiros na implantação da taxonomia Nanda – North American Nursing Diagnosis Association International para diagnóstico de enfermagem, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O intuito é facilitar o desenvolvimento e o uso de uma terminologia de diagnóstico de enfermagem. A utilização e a implantação do Nanda no Prontuário Eletrônico do Paciente é de extrema importância, por ser uma ferramenta que padroniza a atuação da assistência de enfermagem em todo o mundo. A equipe de enfermagem do Hugol faz uso desse padrão para aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).

O Processo de Enfermagem é uma prerrogativa do serviço de enfermagem do Hugol, uma vez que sua aplicação permite o planejamento das ações específicas para cada atendimento. O processo é aplicado para identificar corretamente as necessidades do paciente que está sob nossos cuidados e possibilita que os enfermeiros sistematizem sua atuação através de passos a serem seguidos, alcançando maior efetividade, segurança e qualidade na prestação da assistência aos pacientes, através do uso de uma base de diagnósticos e prescrições de enfermagem, com flexibilidade para a atenção individualizada a cada caso.

A aplicação do processo contribui para o crescimento profissional da equipe, vislumbrando não apenas o cumprimento de uma determinação legal do conselho federal de enfermagem, mas também a melhoria contínua dos cuidados voltados aos pacientes e a própria satisfação profissional dos enfermeiros, pois a consequência é a obtenção de maior êxito na assistência.

É importante salientar que nosso desafio é constante para que o profissional enfermeiro implemente a sistematização nas suas atividades diárias, buscando continuamente o desenvolvimento e o aprimoramento da ferramenta com vistas à sua adequação à nossa realidade hospitalar, alcançando, como consequência, melhores resultados na assistência. Para isso, é fundamental a participação de toda a equipe de enfermagem, envolvida e comprometida com melhorias do processo, para a sustentação da prática assistencial.

 

(Janine Oliveira de Paula, gerente de Enfermagem do Hugol)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias