Opinião

Benefícios na arborização de áreas urbanas

Diário da Manhã

Publicado em 15 de fevereiro de 2018 às 20:58 | Atualizado há 7 anos

As ár­vo­res são mui­to úte­is à vi­da do ho­mem, e por re­a­li­zar fo­tos­sín­te­se, re­du­zem o te­or de CO2 da at­mos­fe­ra e au­men­tam o te­or de O2, as­sim plan­tas ga­ran­tem um ar mais pu­ro à sa­ú­de hu­ma­na e tam­bém, a to­dos os ani­mais.

As ár­vo­res, via eva­po-tran­spi­ra­ção, di­mi­nu­em a tem­pe­ra­tu­ra do ar am­bi­en­te e au­men­tam a umi­da­de do ar, cau­san­do sen­sa­ção de con­for­to e bem es­tar.

As ár­vo­res re­du­zem a po­lu­i­ção so­no­ra, além de ab­sor­ver e re­ter água das chu­vas, au­xi­li­an­do no con­tro­le da ero­são do so­lo, en­xur­ra­das e en­chen­tes.

As ár­vo­res pre­ser­vam a di­ver­si­da­de no meio ur­ba­no e são abri­go e fon­te de ali­men­tos pa­ra mui­tos ani­mais.

As ár­vo­res pro­du­zem flo­res e fru­tas de­li­cio­sas.

As ár­vo­res, via som­bre­a­men­to, au­xi­li­am na con­ser­va­ção do so­lo, do as­fal­to e dos cal­ça­men­tos.

As ár­vo­res em­be­le­zam as ru­as e ave­ni­das e sua co­lo­ra­ção ver­de acal­ma e ale­gra a vi­da das pes­so­as.

As ár­vo­res re­du­zem os cus­tos com sa­ú­de pú­bli­ca pois a ar­bo­ri­za­ção ur­ba­na di­mi­nui as do­en­ças pul­mo­na­res e car­dí­a­cas.

As ár­vo­res são gran­des ami­gas, por­tan­to, pre­ser­ve-as, mul­ti­pli­que-as, e in­cen­ti­ve o plan­tio e seu cui­da­do. A na­tu­re­za agra­de­ce!

E to­dos vi­ve­re­mos me­lhor!

 

(Jo­ão An­to­nio Pa­gli­o­sa, en­ge­nhei­ro agrô­no­mo)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias