Caiado é o parlamentar goiano mais alinhado ao governo Temer,aponta levantamento
Diário da Manhã
Publicado em 13 de agosto de 2018 às 22:31 | Atualizado há 6 anosSenador goiano tem discurso de oposição, mas suas votações são majoritariamente alinhadas com a orientação do Palácio do Planalto. Agenda pública de senador revela contatos frequentes com ministros em Brasília. Estudo feito por pesquisadores de Harvard é usado como referência por diversos institutos de pesquisa e veículos de comunicação.
O senador Ronaldo Caiado (DEM) é o parlamentar goiano mais alinhado ao governo do presidente Michel Temer (MDB). É o que mostra o Mapa do Congresso, levantamento realizado pelo portal Atlas Político e que tem entre seus critérios as votações no Congresso Nacional. Caiado está à frente de todos os outros 19 parlamentares goianos, entre deputados e senadores, incluindo os integrantes do MDB.
O Mapa do Congresso, elaborado pelo especialistas da Universidade de Harvard Andrei Roman (Ph.D. em Ciência Política) e Thiago Costa (Ph.D. em Matemática Aplicada), indica se os parlamentares são mais identificados com o governo ou com a oposição e com a esquerda ou a direita. Caiado é, entre os senadores e deputados goianos, quem está mais próximo do governo liderado por Temer.
O índice elaborado pelo Atlas Político leva em consideração cinco itens: Representatividade, Campanha Responsável, Ativismo Legislativo, Debate Parlamentar, e Fidelidade Partidária. Este item é o maior responsável por colocar o senador com o goiano que mais está alinhado com presidente da República.
Caiado é o líder do DEM no Senado. O partido dele integra a base do governo de Temer e sempre foi um dos mais fiéis aos desejos e posições do presidente. O senador goiano é, dentro do partido dele, o mais governista. É o que mostra o Mapa do Congresso. Acima dele, somente uns poucos senadores do PSDB de outros estados.
Quando a análise é feita na Câmara dos Deputados, os parlamentares do PSDB e do DEM permanecem sendo os que mais estão em consonância com o governo de Michel Temer e suas posições.
Já os deputados filiados ao MDB – partido do presidente da República – estão posicionados como moderados. Daniel Vilela, por exemplo, figura como um dos deputados mais moderados do Congresso Nacional. Pedro Chaves também aparece entre os moderados, com mais alinhamento à direita.
Ligações políticas
Quando questionado publicamente, Caiado diz que é oposição contumaz ao Palácio do Planalto e, não raro, enumera críticas à gestão de Temer. Mas há determinados episódios protagonizados pelo senador goiano do DEM que revelam que, se por um lado ele se intitula “adversário de primeira hora” do presidente da República, por outro, mostram que ele mantém estreita ligação política com membros do primeiro escalão do governo federal próximos de Temer.
A título de ilustração, vale mencionar que o ex-ministro da Educação, deputado federal Mendonça Filho (DEM-PE), já esteve em Goiás mais de uma vez atendendo a convite de Caiado. No dia 13 de março de 2017, ele inaugurou obras de ampliação do Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Na ocasião, Caiado levou lideranças de municípios da região e prometeu articular junto ao governo federal recursos para prefeitos.
Matérias publicadas no site do senador goiano também deixam claro que ele tinha trânsito livre em alguns ministérios, sendo recebido inúmeras vezes por ministros de Temer em agendas que nem sempre resultavam em discussão de liberação de emendas e afins, mas que também tinham como pano de fundo conversas e articulações políticas. No início de setembro do ano passado, quando Caiado já estava “rompido” com Temer, ele levou o prefeito de Catalão, Adib Elias (do mesmo partido do presidente da República e coordenador-geral da campanha democrata), ao Ministério da Educação, onde ambos estiveram com o ministro Mendonça Filho pedindo verbas federais.
(Roberto Mascarenhas, jornalista)
]]>