Opinião

Caiado é o parlamentar goiano mais alinhado ao governo Temer,aponta levantamento

Diário da Manhã

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 22:31 | Atualizado há 6 anos

Se­na­dor go­i­a­no tem dis­cur­so de opo­si­ção, mas su­as vo­ta­ções são ma­jo­ri­ta­ria­men­te ali­nha­das com a ori­en­ta­ção do Pa­lá­cio do Pla­nal­to. Agen­da pú­bli­ca de se­na­dor re­ve­la con­ta­tos fre­quen­tes com mi­nis­tros em Bra­sí­lia. Es­tu­do fei­to por pes­qui­sa­do­res de Har­vard é usa­do co­mo re­fe­rên­cia por di­ver­sos ins­ti­tu­tos de pes­qui­sa e ve­í­cu­los de co­mu­ni­ca­ção.

O se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do (DEM) é o par­la­men­tar go­i­a­no mais ali­nha­do ao go­ver­no do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (MDB). É o que mos­tra o Ma­pa do Con­gres­so, le­van­ta­men­to re­a­li­za­do pe­lo por­tal At­las Po­lí­ti­co e que tem en­tre seus cri­té­rios as vo­ta­ções no Con­gres­so Na­ci­o­nal. Cai­a­do es­tá à fren­te de to­dos os ou­tros 19 par­la­men­ta­res go­i­a­nos, en­tre de­pu­ta­dos e se­na­do­res, in­clu­in­do os in­te­gran­tes do MDB.

O Ma­pa do Con­gres­so, ela­bo­ra­do pe­lo es­pe­cia­lis­tas da Uni­ver­si­da­de de Har­vard An­drei Ro­man (Ph.D. em Ci­ên­cia Po­lí­ti­ca) e Thi­a­go Cos­ta (Ph.D. em Ma­te­má­ti­ca Apli­ca­da), in­di­ca se os par­la­men­ta­res são mais iden­ti­fi­ca­dos com o go­ver­no ou com a opo­si­ção e com a es­quer­da ou a di­rei­ta. Cai­a­do é, en­tre os se­na­do­res e de­pu­ta­dos go­i­a­nos, quem es­tá mais pró­xi­mo do go­ver­no li­de­ra­do por Te­mer.

O ín­di­ce ela­bo­ra­do pe­lo At­las Po­lí­ti­co le­va em con­si­de­ra­ção cin­co itens: Re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de, Cam­pa­nha Res­pon­sá­vel, Ati­vis­mo Le­gis­la­ti­vo, De­ba­te Par­la­men­tar, e Fi­de­li­da­de Par­ti­dá­ria. Es­te item é o mai­or res­pon­sá­vel por co­lo­car o se­na­dor com o go­i­a­no que mais es­tá ali­nha­do com pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca.

Cai­a­do é o lí­der do DEM no Se­na­do. O par­ti­do de­le in­te­gra a ba­se do go­ver­no de Te­mer e sem­pre foi um dos mais fi­éis aos de­se­jos e po­si­ções do pre­si­den­te. O se­na­dor go­i­a­no é, den­tro do par­ti­do de­le, o mais go­ver­nis­ta. É o que mos­tra o Ma­pa do Con­gres­so. Aci­ma de­le, so­men­te uns pou­cos se­na­do­res do PSDB de ou­tros es­ta­dos.

Quan­do a aná­li­se é fei­ta na Câ­ma­ra dos De­pu­ta­dos, os par­la­men­ta­res do PSDB e do DEM per­ma­ne­cem sen­do os que mais es­tão em con­so­nân­cia com o go­ver­no de Mi­chel Te­mer e su­as po­si­ções.

Já os de­pu­ta­dos fi­li­a­dos ao MDB – par­ti­do do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca – es­tão po­si­cio­na­dos co­mo mo­de­ra­dos. Da­ni­el Vi­le­la, por exem­plo, fi­gu­ra co­mo um dos de­pu­ta­dos mais mo­de­ra­dos do Con­gres­so Na­ci­o­nal. Pe­dro Cha­ves tam­bém apa­re­ce en­tre os mo­de­ra­dos, com mais ali­nha­men­to à di­rei­ta.

 

Li­ga­ções po­lí­ti­cas

Quan­do ques­ti­o­na­do pu­bli­ca­men­te, Cai­a­do diz que é opo­si­ção con­tu­maz ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to e, não ra­ro, enu­me­ra crí­ti­cas à ges­tão de Te­mer. Mas há de­ter­mi­na­dos epi­só­di­os pro­ta­go­ni­za­dos pe­lo se­na­dor go­i­a­no do DEM que re­ve­lam que, se por um la­do ele se in­ti­tu­la “ad­ver­sá­rio de pri­mei­ra ho­ra” do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, por ou­tro, mos­tram que ele man­tém es­trei­ta li­ga­ção po­lí­ti­ca com mem­bros do pri­mei­ro es­ca­lão do go­ver­no fe­de­ral pró­xi­mos de Te­mer.

A tí­tu­lo de ilus­tra­ção, va­le men­ci­o­nar que o ex-mi­nis­tro da Edu­ca­ção, de­pu­ta­do fe­de­ral Men­don­ça Fi­lho (DEM-PE), já es­te­ve em Go­i­ás mais de uma vez aten­den­do a con­vi­te de Cai­a­do. No dia 13 de mar­ço de 2017, ele inau­gu­rou obras de am­pli­a­ção do Cam­pus Rio Ver­de do Ins­ti­tu­to Fe­de­ral Go­i­a­no (IF Go­i­a­no). Na oca­si­ão, Cai­a­do le­vou li­de­ran­ças de mu­ni­cí­pios da re­gi­ão e pro­me­teu ar­ti­cu­lar jun­to ao go­ver­no fe­de­ral re­cur­sos pa­ra pre­fei­tos.

Ma­té­rias pu­bli­ca­das no si­te do se­na­dor go­i­a­no tam­bém dei­xam cla­ro que ele ti­nha trân­si­to li­vre em al­guns mi­nis­té­ri­os, sen­do re­ce­bi­do inú­me­ras ve­zes por mi­nis­tros de Te­mer em agen­das que nem sem­pre re­sul­ta­vam em dis­cus­são de li­be­ra­ção de emen­das e afins, mas que tam­bém ti­nham co­mo pa­no de fun­do con­ver­sas e ar­ti­cu­la­ções po­lí­ti­cas.  No iní­cio de se­tem­bro do ano pas­sa­do, quan­do Cai­a­do já es­ta­va “rom­pi­do” com Te­mer, ele le­vou o pre­fei­to de Ca­ta­lão, Adib Eli­as (do mes­mo par­ti­do do pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e co­or­de­na­dor-ge­ral da cam­pa­nha de­mo­cra­ta), ao Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, on­de am­bos es­ti­ve­ram com o mi­nis­tro Men­don­ça Fi­lho pe­din­do ver­bas fe­de­ra­is.

 

(Ro­ber­to Mas­ca­re­nhas, jor­na­lis­ta)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias