Opinião

Carlos Antonio: empenhado na causa da criança e do adolescente

Diário da Manhã

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 03:26 | Atualizado há 6 anos

Pre­si­den­te da Co­mis­são da Cri­an­ça e Ado­les­cen­te (CCA) da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go), o de­pu­ta­do Car­los An­to­nio (PTB) es­tá con­tri­buin­do nas re­a­li­za­ções das con­fe­rên­cias mu­ni­ci­pa­is e es­ta­du­al dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te no Es­ta­do. Pa­ra tan­to, de­ter­mi­nou à sua as­ses­so­ria que re­a­li­ze re­u­ni­ões pre­pa­ra­tó­ri­as com con­se­lhei­ros tu­te­la­res e do Con­se­lho Es­ta­du­al dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (Cedca­), bem co­mo dos Con­se­lhos Mu­ni­ci­pa­is dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (CMDCAs) ao lon­go des­te mês.

“Es­ta­mos tra­ba­lhan­do com vis­tas à de­fi­ni­ção dos de­le­ga­dos de Go­i­ás que vão par­ti­ci­par da XI Con­fe­rên­cia Na­ci­o­nal dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (XI CNDCA), que es­tá pro­gra­ma­da pa­ra o mês de ou­tu­bro pró­xi­mo, em Bra­sí­lia, e re­u­ni­rá um con­jun­to de pro­pos­tas re­sul­tan­tes das de­mais eta­pas con­fe­ren­ci­ais”, fri­sou Car­los An­to­nio. As pro­pos­tas pri­o­ri­za­das in­flu­en­cia­rão a ela­bo­ra­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas, pro­je­tos de lei e de­mais ins­tru­men­tos e ações vol­ta­das à pro­mo­ção, pro­te­ção e ga­ran­tia dos di­rei­tos de cri­an­ças e ado­les­cen­tes no Bra­sil.

O de­pu­ta­do, que pos­tu­la re­e­lei­ção. lem­bra que mais de 900 de­le­ga­dos elei­tos pe­los 26 es­ta­dos e pe­lo Dis­tri­to Fe­de­ral, além dos de­le­ga­dos na­tos, con­vi­da­dos e ob­ser­va­do­res a se­rem de­fi­ni­do pe­lo Con­se­lho Na­ci­o­nal dos Di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (Co­nan­da). Par­ti­ci­pa­rão da eta­pa na­ci­o­nal da XI CNDCA. E mais: cri­an­ças e ado­les­cen­tes tam­bém te­rão di­rei­to a voz e vo­to co­mo de­le­ga­dos nes­sa fa­se.

Car­los An­to­nio en­ten­de que es­sa par­ce­ria com o Cedca, CMDCAs e, so­bre­tu­do, com os Con­se­lhos Tu­te­la­res, é im­por­tan­te, por­que flui mais cé­le­re o tra­ba­lho em de­fe­sa dos di­rei­tos da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te. “E es­se é um mo­men­to ím­par, por­que re­u­ni­mos, num mes­mo lo­cal, pes­so­as que es­tão im­bu­í­das do fir­me pro­pó­si­to de ga­ran­tir os di­rei­tos da cri­an­ça e do ado­les­cen­te”. Res­sal­ta que o te­ma de­fi­ni­do pe­lo Co­nan­da pa­ra a XI CNDCA é: “Pro­te­ção In­te­gral, Di­ver­si­da­de e En­fren­ta­men­to das Vi­o­lên­cias”.

Agui­nal­do Lou­ren­ço Fi­lho, pre­si­den­te do CMDCA de Go­i­â­nia, dis­se que es­tá aguar­dan­do tão so­men­te re­cur­sos por par­te da Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de As­sis­tên­cias So­ci­al (Semas) pa­ra re­a­li­za­ção da con­fe­rên­cia em ní­vel de Ca­pi­tal. “O co­le­gi­a­do ain­da não de­fi­niu da­ta, por­que ain­da não ga­ran­tiu re­cur­sos pa­ra tal. Tão lo­go a Semas si­na­li­ze di­vul­ga­re­mos”, afir­mou, em en­tre­vis­ta a es­te re­pór­ter.

Se­gun­do in­for­mou Car­los An­to­nio, o Co­nan­da ain­da es­tá aguar­dan­do do­cu­men­ta­ção dos Con­se­lhos Es­ta­du­ais que con­vo­ca­ram Con­fe­rên­cias Es­ta­du­ais, Re­gi­o­nais e Mu­ni­ci­pa­is. A ex­pec­ta­ti­va do Co­nan­da é de con­clu­ir a XI CNDCA, ini­ci­a­da nes­se ano, em ou­tu­bro pró­xi­mo. E a ori­en­ta­ção é co­brar o efe­ti­vo res­pei­to por par­te do Po­der Exe­cu­ti­vo lo­cal ao prin­cí­pio cons­ti­tu­ci­o­nal da pri­o­ri­da­de ab­so­lu­ta à cri­an­ça e ao ado­les­cen­te, ins­cul­pi­do no art. 227, ca­put, da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral; e me­lhor ex­pli­ci­ta­do pe­lo art. 4º e pa­rá­gra­fo úni­co, da Lei nº 8.069/90.

 

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias