Carregar documentos de identificação no celular já é realidade
Diário da Manhã
Publicado em 30 de setembro de 2016 às 02:48 | Atualizado há 8 anosCada vez mais empresas privadas e públicas disponibilizam serviços no meio eletrônico para proporcionar comodidade às pessoas. Lojas virtuais, Internet Banking, e-CAC, eSocial e Portal de Assinaturas – sim, é possível assinar documentos com validade legal e jurídica também na internet – são exemplos. Na mesma proporção que a adesão a esse novo jeito de “resolver a vida” cresce, aumentam as possibilidades de como acessar esses serviços. Se antes o computador era a porta de entrada, hoje são os dispositivos móveis que estão ganhando espaço. Inclusive, além de viabilizar o acesso à internet, eles podem armazenar, com segurança, os nossos documentos de identificação.
E o motivo é simples. Qual é o acessório que diariamente acompanha a maior parte das pessoas? O celular. É nele que estão todos os compromissos do dia, o e-mail corporativo, o aplicativo de mensagens instantâneas, as fotos do último evento… Enfim, o smartphone se tornou a extensão de nós mesmos. E as empresas que não acompanham esta tendência, já estão paradas no tempo.
É por isso que os documentos de identificação também estão se tornando mobile para facilitar o uso nas aplicações nas quais eles são necessários e, também, evitar o famoso “não está comigo, esqueci no escritório ou em casa”, quando é preciso apresentá-lo ou usá-lo. Recentemente, foi lançado no mercado o MobileID, uma nova modalidade de Certificado Digital que pode ser armazenada em dispositivos móveis. Com essa novidade, o e-CPF e o e-CNPJ podem ser carregados no celular ou tablet. Daí, o dono pode “resolver a vida” do smartphone: assinar documentos, acessar o e-CAC, se autenticar em sites… De onde quiser e a qualquer momento.
Outra iniciativa que vai ao encontro do mundo mobile é o Projeto de Lei 2006/15, do deputado Tenente Lúcio (PSB-MG), que propõe que os motoristas apresentem documentos, como a CNH e o Renavan, do veículo, em formato digital, pelo celular, desde que o portador tenha Certificado Digital válido. O projeto está em trâmite em caráter conclusivo (não precisa ser votado em Plenário).
Esse cenário mostra que o digital e o mobile estão e estarão cada vez mais presentes na vida das pessoas. A comodidade da compra on-line e de acessar o banco pela internet já não são mais novidades, porque fazem parte da rotina dos tempos atuais, assim como, em breve, carregar os documentos de identificação no celular será.
(Maurício Balassiano, diretor de Produtos e Tecnologia da Certisign)
]]>