Chega de trabalho infantil
Diário da Manhã
Publicado em 15 de junho de 2017 às 02:16 | Atualizado há 8 anosNo dia doze de junho é celebrado o dia mundial contra o trabalho infantil. É preciso a conscientização de todos para a erradicação desse câncer instalado na sociedade, aqui defendo: educação, cultura e lazer vem em primeiro lugar.
O trabalho infantil é de fato violação dos direitos humanos da criança e do adolescente e que se faz presente na história mundial, fruto da cultura arcaica que valoriza o trabalho como forma de educar sem levar em consideração os prejuízos que isso possa causar ao desenvolvimento da criança e do adolescente.
É necessário o combate ao trabalho infantil e, por meio de políticas para proteção das crianças, para que inspecionem o trabalho e garantam o acesso à educação em primeiro lugar.
Interessante as intervenções que vão desde a sensibilização e conscientização das famílias, sobre as consequências do trabalho para a vida dos órfãos das nações penalizadoras de criancinhas que trabalham para garantir seu sustento.
De forma conceitual, o trabalho infantil é aquele feito por menores de 18 anos, exceto nas condições permitidas por lei e em desconformidade com o descrito no Estatuto da Criança e do Adolescente.
É nosso dever combater a escravidão, os trabalhos forçados, a servidão por dívida, a exploração sexual, a pornografia, e outras formas de trabalho que podem oferecer riscos à saúde física e moral de nossas crianças.
É estarrecedor a afronta a dignidade da pessoa humana, a ética no que tange o trabalho infantil. É dever do Estado proporcionar condições para nossas crianças em situação de risco, é fundamental que nós (sociedade) possamos desenvolver soluções e políticas públicas voltadas a nossos anjos.
Mais educação, cultura, lazer e diversão para nossas crianças e adolescentes. Vamos fazer diferente, eles são o futuro de nossa nação.
(Lorena Ayres, advogada, articulista e comendadora)
]]>