Opinião

Cleuber Carlos e sua bajulação tem um motivo: $$$

Diário da Manhã

Publicado em 13 de agosto de 2018 às 22:56 | Atualizado há 6 anos

Di­zem que o di­nhei­ro com­pra tu­do, até amor ver­da­dei­ro. Que o di­ga o blo­guei­ro Cleu­ber Car­los, que as­si­nou ar­ti­go no Di­á­rio da Ma­nhã se des­man­chan­do em elo­gi­os ao go­ver­na­dor Jo­sé Eli­ton en­quan­to, na ou­tra pon­ta, ata­ca­va o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do. A tor­ci­da aber­ta em tor­no da can­di­da­tu­ra tu­ca­na tem uma ex­pli­ca­ção mui­to prag­má­ti­ca: Cleu­ber Car­los quer con­ti­nu­ar co­mo um dos gran­des be­ne­fi­ci­a­dos com re­cur­sos pú­bli­cos pa­ra di­fa­mar ad­ver­sá­rios do atu­al go­ver­no, co­mo os jor­nais re­ve­la­ram re­cen­te­men­te.

Quem acom­pa­nha o no­ti­ci­á­rio de­ve ter vis­to que Cleu­ber Car­los foi al­vo de ação ci­vil pú­bli­ca por ato de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va, ajui­za­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de Go­i­ás. A ação, que en­vol­ve mem­bros do al­to es­ca­lão do go­ver­no de Go­i­ás, mos­trou que o De­tran des­ti­nou um va­lor vo­lu­mo­so de di­nhei­ro pú­bli­co pa­ra o blog de Cleu­ber Car­los. Em tro­ca, o blo­guei­ro es­cre­veu ma­té­rias fa­vo­rá­veis ao go­ver­no e ata­ques a ad­ver­sá­rios po­lí­ti­cos.

O ro­tei­ro ago­ra se re­pe­te, in­di­can­do que a tran­sa­ção con­ti­nua. Mas is­so ca­be à Jus­ti­ça in­ves­ti­gar. A mim, o que in­te­res­sou foi ver co­mo a cam­pa­nha tu­ca­na tem cons­tru­í­do um dis­cur­so de me­do do que uma mu­dan­ça po­de­rá tra­zer a Go­i­ás, co­mo se hou­ves­se um qua­dro pi­or do que o de um Es­ta­do ato­la­do em dí­vi­das, re­che­a­do de es­cân­da­los, que pro­me­teu e não cum­priu aten­der a po­pu­la­ção no que se re­fe­re à sa­ú­de, se­gu­ran­ça e edu­ca­ção.

Cleu­ber Car­los, ao de­fen­der o pa­trão, afir­ma que o car­go exi­ge equi­lí­brio e es­ta­bi­li­da­de emo­cio­nal. Não res­ta dú­vi­da, e es­ses atri­bu­tos Ro­nal­do Cai­a­do têm. O que Cleu­ber Car­los se es­que­ce de di­zer, e bem sa­be­mos que é pro­po­si­tal, é que um go­ver­no tam­bém de­ve ser mar­ca­do pe­lo com­ba­te á cor­rup­ção e pe­lo bom uso do di­nhei­ro pú­bli­co. Um go­ver­no que pa­ga mi­lhões a um blo­guei­ro pa­ra ata­car ad­ver­sá­rios, en­quan­to pa­ci­en­tes es­pe­ram por ci­rur­gi­as na fi­la dos hos­pi­tais, de­ve se per­pe­tu­ar? Acre­di­to que não, e es­se é um dos mo­ti­vos pe­los qua­is Ro­nal­do Cai­a­do li­de­ra to­das as pes­qui­sas de in­ten­ções de vo­to di­vul­ga­das até ago­ra, com chan­ces in­clu­si­ve de vi­tó­ria no pri­mei­ro tur­no.

O blo­guei­ro pa­go pe­lo go­ver­no fa­la em atri­bu­tos pes­so­ais e ig­no­ra os atri­bu­tos mo­ra­is, tal­vez por­que o te­ma tam­bém não lhe se­ja mui­to fa­mi­liar. Ao mes­mo tem­po exal­ta uma su­pos­ta hu­mil­da­de do atu­al go­ver­na­dor, con­tras­tan­do com o fa­to de que, sob sua ges­tão, a ba­se so­freu uma de­ban­da­da que dei­xou até Mar­co­ni Pe­ril­lo de quei­xo ca­í­do. E o mo­ti­vo fi­cou mui­to cla­ro: to­tal ar­ro­gân­cia no tra­to com seus ali­a­dos.

Ago­ra Jo­sé Eli­ton ten­ta so­bre­vi­ver à ava­lan­che opo­si­cio­nis­ta com pro­pos­tas tar­di­as, achan­do que o po­vo vai es­que­cer 20 anos de aban­do­no. Pro­me­te ze­rar a fi­la de ci­rur­gi­as ele­ti­vas, que ho­je já so­ma 55 mil pa­ci­en­tes e que tem uma es­pe­ra de até 10 anos. O pró­prio Jo­sé Eli­ton foi ví­ti­ma da pró­pria ino­pe­rân­cia tu­ca­na: pos­tou em su­as re­des so­ci­ais a de­cla­ra­ção de uma pa­ci­en­te que afir­mou ter es­pe­ra­do cin­co anos pa­ra con­se­guir se ope­rar. Jo­sé Eli­ton tam­bém pro­me­te pa­gar mes­tra­do pa­ra os pro­fes­so­res, que a es­sa al­tu­ra já ques­ti­o­nam qual o sen­ti­do dis­so de­pois que o go­ver­no tu­ca­no ti­rou de­les a ti­tu­la­ri­da­de.

O dis­cur­so de Cleu­ber Car­los é tão frá­gil que a ou­sa­dia de es­tam­par seu no­me nas pá­gi­nas des­te jor­nal só se jus­ti­fi­ca mes­mo pe­lo fa­tor fi­nan­cei­ro. É ver­go­nho­so, mas o que o go­ver­no tem a ofe­re­cer.

 

(Eduar­do Ma­ce­do, pre­si­den­te do PMN)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias