Comissões municipais movimentam o folclore goiano
Diário da Manhã
Publicado em 27 de agosto de 2018 às 23:27 | Atualizado há 6 anosA Comissão Goiana de Folclore tem por objetivo incentivar e coordenar pesquisas, estudos, promover, defender e divulgar o folclore e a cultura popular no âmbito do Estado de Goiás e colaborar com os poderes públicos, entidades estatais, paraestatais e privadas nos atos cívico-culturais.
As raízes culturais de um povo não podem se perder no tempo. É importante que sejam preservadas, buscando-se formas e locais para que possam se perpetuar. Daí a importância de criar uma Comissão Municipal de Folclore voltada para a verdadeira cultura caipira/raízes, falando de músicas, rezas, compositores, artesãos, compositores, poetas, artefatos de trabalho, contadores de causos, violeiros, cantigas de trabalho comunitário (mutirões, lavadeiras, fiandeiras), comidas e vestimentas típicas, enfim, falando do folclore e das tradições goianas de um modo geral.
Participar das Comissões de Folclore importa em compromisso com a preservação da cultura tradicional em suas populares manifestações materiais e imateriais. Importa, também, em preocupar-se com a pessoa e os grupos portadores dessas tradições.
Grande festa folclórica na cidade de Nova Veneza/GO, “Você fazendo parte”. O Dia do Historiador (19 de agosto), manhã ensolarado no Clube Recreativo de Nova Veneza, foi o palco para oficializar Nova Veneza a Capital do Folclore através do projeto folclórico em comemoração a Semana do Folclore, de 17 a 22 de agosto. Neste ano 2018, realizamos em nosso Estado de Goiás a IIª Semana do Folclore Itinerante de Goiás e Iº Encontro de Benzedeiras e Benzedores, em consonância com as Comissões Municipais de Folclore já criadas, que contamos com as participações/ presenças dos(as) Presidentes de Comissões Municipais: Albani Silva, Adelmar Araújo, Cristiano Pedroso, Cleumar de Oliviera, Creuza Arrais, Dionília Castro, Eleuzenira Menezes, Iraci Vieira, Iron Junior, Nazareth Freitas, Nilda Simone, Simone Silva, Tiãozinho da Valmira, Terezinha Bosco – Comissão Novavenezina de Folclore e Patrícia Loures presidente/anfitriã.
Nesse contexto, em Nova Veneza, a programação da festança folclórica se deu assim: Café da manha: pão com manteiga, café e prosa, Cortejo Entrada das Comissões Municipais de Folclore, com suas respectivas Bandeiras identificando através do símbolo de seu município as suas tradições e ao mesmo tempo padronizadas com as cores da Bandeira da Comissão Goiana de Folclore. Em seguida as Benzedeiras e Benzedores presentes abençoaram o evento e público geral. Composição da Mesa de Abertura Oficial, Protocolo e Agradecimentos. Iniciou-se as apresentações com o Coral Infantil de Nova Veneza, na sequência: Comissão Damolandense, Berranteiro Chicão; Comissão Santo-antoniense, declamação poema Nazareth de Freitas; Comissão Jaraguense, Cavalhada Mirim e a Folia do Divino Espírito Santo; Comissão Caldazinense, Fiandeiras; Comissão Itauçuense, Sr. Nelson e o Pé de Bode; Comissão Santacruzana, Contradança; Comissão Inhumense, Violeiros Zelão e Raí; Comissão Itaguarina, Folia dos Compadres e Declamação Poema Pe Agnaldo; Comissão Anicuense, Terra Hospitaleira: Luiz Oliveira e Jolin Vittor; Comissão Aparecidense, Grupo de cantores, O erudito e a cultura popular; Comissão Guapoense, Música o que é o Folclore.
O farto cardápio no almoço constou de arroz branco, molho de frango, salada de tomate, repolho e cebola, feijão de caldo, carne de panela, molho de batata com açafrão e polenta.
Registro folclórico: Só foi possível acontecer a Festança Folclórica, devido apoio da Prefeita de Nova Veneza, Patrícia Fernandes e sua assessoria: Graça Stival, Luciene Urquiza, Maria Olivia, Eduardo Stival, Iolanda Penna, Veriane Amaral, Ana Cristina, Luciano Rabelo, Elizangela Stival, Juliana Rasmussem e as Secretarias Educação, Comunicação e Cultura, Assistência Social e Meio Ambiente.
Foi marcante a afluência de pessoas devotas e interessadas ao ato da benzedura, nosso respeito especial às benzedeiras, que pela manhã inteira atenderam aos que as procuraram.
Quem foi, assistiu e gostou. E para quem não foi, fica para a próxima IIIª Semana do Folclore Itinerante no Estado de Goiás/2019.
Agradecimento e gratidão aos nossos parceiros folcloristas que estão contribuindo para o fortalecimento do folclore goiano.
Saudações folclóricas a todos!
(Izabel Signoreli, presidente da Comissão Goiana de Folclore, presidente de Honra da Comissão Novavenezina de Folclore, vice-secretária da Comissão Nacional de Folclore)
]]>