Compromisso político
Diário da Manhã
Publicado em 2 de dezembro de 2016 às 01:41 | Atualizado há 8 anosA saúde sempre foi uma das minhas principais bandeiras políticas quando assumi o mandato em 2015. Durante esses dois primeiros anos da legislatura assumimos o compromisso de averiguar a gestão das unidades de saúde estadual e, com isso, ter informações para mensurar os déficits e, também, os benefícios.
Temos presenciado o incansável trabalho do nosso governador Marconi Perillo para amenizar os efeitos da crise Goiás, assim como ocorreu no Rio de Janeiro e Rio Grande de Sul, em que a situação foi à beira da calamidade. Sabemos e, também não omitimos que vários municípios vem enfrentando um cenário preocupante diante da falta de recursos e dificuldades em investimentos e fechamento de folha de pagamento.
Não obstante, presenciamos nos últimos anos cortes significativos nos recursos da saúde por parte do governo federal e, acima de tudo, os maiores prejudicados foram os municípios que passaram a ter a responsabilidade dobrada e até triplicada com a saúde. Isso, sem contar com as demais áreas. Sabemos que foram cortes efetuados desde 2014 e que atingiram de forma avassaladora a saúde.
Em contrapartida, Goiás vem mostrando fôlego para lutar pelo desenvolvimento e mostrar uma relação amistosa entre governo estadual, municipal e, também, federal, independente da sigla partidária, do posicionamento político ou ideologia. Goiás vem trabalhando com união para crescer.
Estamos chegando próximo ao final das atividades da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás. Na presidência dessa comissão, junto com nossa competente equipe, visitei praticamente todas as unidades de saúde de gestão estadual e, ainda algumas municipais e filantrópicas por todo nosso Estado. Com essas visitas, avaliamos, debatemos e discutimos, dentre outros pontos, o modelo implantado em Goiás com a gestão por Organizações Sociais (OSs), o que promoveu um grande salto na qualidade de atendimento nos principais hospitais estaduais.
Por meio de um estudo técnico, avaliação específica e minuciosa de cada uma dessas unidades vamos agora nos reunir com o CRM (Conselho Regional de Medicina) e com o Ministério Público para apresentar nosso laudo geral, juntamente com recomendações e avaliações de todos os hospitais públicos estaduais.
Com isso, a intenção é buscar aliar as recomendações também desses órgãos e só então fecharmos o nosso trabalho apresentando para o governador do estado, Marconi Perillo, nosso relatório final sobre o modelo de gestão implantado em Goiás. Queremos apresentar sugestões, recomendações e uma avaliação profunda para apreciação do poder executivo do modelo como um todo no estado e das especificidades de cada unidade para que o mesmo possa buscar sempre a melhoria do atendimento para toda população do nosso estado.
Gustavo Sebba, deputado estadual, líder do PSDB na Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Saúde
]]>