Opinião

Cristina Lopes

Diário da Manhã

Publicado em 12 de setembro de 2018 às 00:13 | Atualizado há 6 anos

Sua vi­da não é mais so­men­te de­la. Foi-lhe to­ma­da a ál­co­ol e fo­go. 85% do seu cor­po ar­deu em cha­mas ris­ca­das em três pa­li­tos de fós­fo­ro pe­lo seu agres­sor, um ex-na­mo­ra­do in­con­for­ma­do pe­lo fim do re­la­ci­o­na­men­to.

Des­de que so­freu a agres­são bár­ba­ra aos 20 anos, a dra. Cris­ti­na Lo­pes se mul­ti­pli­cou por mui­tas e pas­sou a atu­ar a fa­vor das mu­lhe­res agre­di­das, tor­nan­do-se uma das re­fe­rên­cias pa­ra cri­a­ção da Lei Ma­ria da Pe­nha.

O ca­mi­nho de­la po­de­ria ter ter­mi­na­do aí, uma Cris­ti­na agre­di­da e con­for­ma­da. Mas ao con­trá­rio do que se po­de­ria ima­gi­nar, es­te foi es­te seu iní­cio.

Pri­mei­ra­men­te, ela es­tu­dou e se es­pe­cia­li­zou no tra­ta­men­to de quei­ma­du­ras, foi quan­do pas­sou de Cris­ti­na a dra. Cris­ti­na. As­sim, ao mes­mo tem­po que tra­ta­va de si ela apren­deu a tra­tar seus se­me­lhan­tes.

De­pois que su­as ati­vi­da­des de apoio fo­ram cres­cen­do e to­man­do cor­po, a dra. re­sol­veu acei­tar con­vi­te pa­ra ser ve­re­a­do­ra e atu­ar co­le­ti­va­men­te na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia. Ela per­ce­beu lo­go que, co­mo po­lí­ti­ca, po­de­ria am­pli­ar sua lu­ta e seus re­sul­ta­dos.

Di­to e fei­to. Sua atu­a­ção po­lí­ti­ca em Go­i­â­nia se re­ve­lou uma das mais gra­tas sur­pre­sas da úl­ti­ma dé­ca­da, agin­do fir­me em de­fe­sa da po­pu­la­ção nas áre­as da sa­ú­de, da edu­ca­ção, da ha­bi­ta­ção, do pa­tri­mô­nio cul­tu­ral, das ar­tes e da cul­tu­ra e, cla­ro, na de­fe­sa da mu­lher.

Ago­ra, a dra. Cris­ti­na vai ser de­pu­ta­da es­ta­du­al. Seu no­me e seu nº 45233 es­ta­rão na ur­na no dia 7 de ou­tu­bro pró­xi­mo. É só te­clar. Ela faz par­te da co­li­ga­ção “Ga­ran­tia de um fu­tu­ro me­lhor pa­ra Go­i­ás” e se­gue o ca­mi­nho cer­to pa­ra quem tem mui­to a re­a­li­zar.

Co­mo de­pu­ta­da es­ta­du­al a dra Cris­ti­na vai po­der am­pli­ar a sua atu­a­ção a fa­vor de quem re­al­men­te pre­ci­sa, que é a po­pu­la­ção de bai­xa ren­da, se­ja ho­mem ou mu­lher, ver­go­nho­sa­men­te de­sas­sis­ti­da do po­der pú­bli­co em su­as ne­ces­si­da­des mais bá­si­cas.

No en­tan­to, o seu di­fe­ren­ci­al é que pa­ra bus­car so­lu­ções ela sa­be mui­to bem aon­de ir. É ami­ga de to­dos. Pes­so­as im­por­tan­tes na so­ci­e­da­de a tem co­mo re­fe­rên­cia de con­fi­an­ça, tran­spa­rên­cia, tra­ba­lho e re­a­li­za­ção. E com is­so, to­dos que­rem aju­dar. Cria-se uma cor­ren­te do bem.

Dar vo­to à dra. Cris­ti­na é am­pli­ar a cor­ren­te do bem pa­ra to­do o Es­ta­do de Go­i­ás. É ir a fa­vor de uma re­pre­sen­ta­ção dig­na e de con­quis­tas so­ci­ais im­por­tan­tes que só a boa po­lí­ti­ca po­de con­so­li­dar.

É Si­ron Fran­co, o mai­or ar­tis­ta go­i­a­no em vi­da, quem nos diz: “A dra. Cris­ti­na é mui­to mi­nha ami­ga e eu gos­to de­la por­que sim­ples­men­te ela tra­ba­lha de ver­da­de, cor­re atrás de tu­do que ela se pro­põe a re­a­li­zar. Nun­ca dei­xa nin­guém na mão”.

Atu­al­men­te, das 41 ca­dei­ras na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás ape­nas 4 es­tão ocu­pa­das por mu­lhe­res. É uma si­tu­a­ção fla­gran­te de fal­ta de re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de da­que­le que é o mai­or elei­to­ra­do do Bra­sil. As can­di­da­tu­ras fe­mi­ni­nas não de­vem re­ce­ber apoio ape­nas pe­lo fa­to de se tra­ta­rem de mu­lher e lu­tar pe­las mes­mas cau­sas que afe­tam o uni­ver­so fe­mi­ni­no. O apoio à as­cen­são po­lí­ti­ca das mu­lhe­res de­ve se dar, tam­bém, pe­lo en­ri­que­ci­men­to que elas po­dem tra­zer pa­ra uma me­lhor com­pre­en­são das ques­tões que afe­tam a to­dos, in­dis­tin­ta­men­te. Não te­nho dú­vi­da al­gu­ma que pre­ci­sa­mos da vi­são da mu­lher pa­ra so­lu­ci­o­nar os gran­des pro­ble­mas en­fren­ta­dos pe­la nos­sa so­ci­e­da­de.

Em tem­pos de tan­ta gen­te dis­far­ça­da de cor­dei­ros e in­te­res­sei­ros no po­der pe­lo po­der, fi­ca lím­pi­da a nos­sa von­ta­de de vo­tar em uma pes­soa co­mo a dra. Cris­ti­na Lo­pes. Ela es­tá na mi­nha ur­na, guar­da­da aqui do la­do es­quer­do.

 

(Px Sil­vei­ra, Ins­ti­tu­to Ar­te­Ci­da­da­nia, pre­si­den­te)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias