Cuidar da mente é preservar sua saúde
Diário da Manhã
Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 00:10 | Atualizado há 7 anosA maioria dos meses do ano possui uma cor para alertar as pessoas a algum assunto referente à nossa saúde. Chegou o novo ano com 365 oportunidades de nos cuidarmos, e quem dá o tom agora é o branco. A Campanha Janeiro Branco: quem cuida da mente, cuida da vida! surgiu para que as pessoas pudessem rever suas vidas, seu sentido e propósito, emoções, a qualidade dos relacionamentos pessoas e interpessoais, além de pensamentos e comportamentos.
A cultura por uma saúde mental trata-se de colocar em evidência todos os temas que envolvem a prevenção de algum adoecimento emocional da humanidade. Numa sociedade em que assuntos como ansiedade, depressão, e principalmente o consumo como sentido da vida pautam e rodeiam toda a humanidade, a campanha se dedica a informar e sensibilizar as mídias, instituições sociais, poderes público e privado sobre a importância em promover estratégias e iniciativas que valorizem e atendam as demandas específicas que vão de individuais à coletivas, correspondentes à Saúde Mental.
Somos bombardeados o tempo inteiro com notícias, quase sempre ruins que nos geram medo, desconforto e angústia, além da intensidade de se estar sempre a par do outro sem olhar para mim mesmo e ao que estou sentindo e pensando. Para acalmar nossas mentes atualmente é preciso muitas regras e nem sempre conseguimos seguí-las porque o foco agora é na atenção. Quem cuida do coração como se fosse um jardim tem o dever de cuidar da mente para não desenvolver ‘ervas daninhas’, insatisfação, competição e alcançar o desejo, quase impossível de agradar aos outros.
Devemos primeiramente nos agradar; não num sentido egoísta, mas com formas que atendam nosso raciocínio de maneira mais eficaz e perspicaz, incluindo aí pensamentos positivos, tranquilidade e um bem-estar que compete a cada um. Para que o mundo seja um lugar melhor de se viver, com todas as facilidades adquiridas, a tecnologia que também chegou para nos beneficiar é preciso cuidar da nossa mente, e se preservar dos parasitas que a atacam frequentemente, seja por pensamentos negativos, falta de equilíbrio ou sentimentos ruins.
As ações práticas que a Campanha já realiza nestes quatro anos são palestras em escolas, empresas, hospitais, parcerias com o CAPS, divulgação sobre o cuidado com a saúde emocional na mídia, ponto de ônibus, parques, restaurantes com orientações sobre emoções, subjetividade humana, sentimentos, pensamentos e relacionamentos. A Campanha informa que dados de 2017 da Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentam a sociedade brasileira como recordista latino-americana em casos de depressão, a campeã mundial em relação à ansiedade e a 4ª colocada em relação ao crescimento das taxas de suicídio entre os jovens da América Central e do Sul.
O psicólogo Leonardo Abrahão, idealizador da Campanha disse que com ela pretende-se estimular a criação de uma ‘cultura da saúde mental’ no mundo e sensibilizar as autoridades públicas em relação à essa necessidade. O mês que se inicia o ano e a cor branca foram escolhidos segundo o idealizador conforme à simbologia atrelada à virada de ano, e uma folha em branco para que possamos escrever e reescrever nossa história perante a vida.
Ano Novo e atitudes novas para que possamos nos preservar e adquirir saúde mental. Em nossa capital Goiânia, o Janeiro Branco já é lei e faz parte do calendário oficial. Fique atento aos sentimentos, se preserve, se conheça, procure sempre um profissional especializado porque cuidar de si também é cuidar do outro. Você que ficou interessado (a) e gostaria de se mobilizar em prol da Campanha basta acessar: www.janeirobranco.com.br e www.facebook.com.br/campanhajaneirobranco. No site e redes sociais encontrará informações, novidades e programação do projeto. Já diria Clarice Lispector: “Cuide-se como você fosse de ouro, ponha-se você mesmo de vez em quando numa redoma e poupe-se.”
(Caroline Santana, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, jornalista e mestranda em Comunicação)
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