Opinião

Cultura da violência

Diário da Manhã

Publicado em 22 de novembro de 2017 às 01:35 | Atualizado há 7 anos

De acor­do com os re­cen­tes da­dos di­vul­ga­dos pe­lo Fó­rum Bra­si­lei­ro de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, a po­lí­cia bra­si­lei­ra ma­tou, no pe­rí­o­do de cin­co anos, uma mé­dia de seis pes­so­as por dia. É pre­ci­so le­var-se em con­ta que as ações le­tais das po­lí­cias ge­ral­men­te são omi­ti­das ou sub­no­ti­fi­ca­das.  Em ape­nas cin­co anos a po­lí­cia ma­tou no Bra­sil mais do que a po­lí­cia dos Es­ta­dos Uni­dos ma­tou ao lon­go de trin­ta anos. Va­le des­ta­car que o Bra­sil tem uma po­pu­la­ção de 200 mi­lhões de ha­bi­tan­tes, en­quan­to nos Es­ta­dos Uni­dos a es­ti­ma­ti­va é de 319 mi­lhões, ain­da que a po­lí­cia nor­te-ame­ri­ca­na não se­ja a mais re­co­men­da­da a ser­vir de re­fe­rên­cia de pa­drões ci­vi­li­za­tó­rios no que se re­fe­re às su­as ins­ti­tu­i­ções re­pres­si­vas.

Por que ra­zão a po­lí­cia bra­si­lei­ra ele­va, de ma­nei­ra as­sus­ta­do­ra, os ín­di­ces es­ta­tís­ti­cos de mor­tes vi­o­len­tas? São nú­me­ros que, de tão ab­sur­dos, che­gam a ul­tra­pas­sar as mor­tes ocor­ri­das em áre­as de guer­ras de­cla­ra­das. Nis­so exis­te uma si­mi­la­ri­da­de: a po­lí­cia bra­si­lei­ra é ide­a­li­za­da den­tro de uma cul­tu­ra do con­fli­to, do con­fron­to, do en­fren­ta­men­to. Os po­li­ci­ais sa­em das aca­de­mi­as com a mes­ma men­ta­li­da­de que ti­nham quan­do en­tra­ram: de que são “com­ba­ten­tes”, e que o ini­mi­go se­rá aque­le que a so­ci­e­da­de es­tig­ma­ti­zar e eti­que­tar. Sal­vo lou­vá­veis ex­ce­ções, sa­em às ru­as não pa­ra ser­vir e pro­te­ger to­da a so­ci­e­da­de, mas pa­ra in­ti­mi­dar, co­a­gir, cons­tran­ger, pri­o­ri­zan­do o en­fren­ta­men­to e pri­vi­le­gi­an­do o em­pre­go de ar­mas.

Mas, há que se per­gun­tar: a cul­tu­ra de uma po­lí­cia vi­o­len­ta é cons­tru­í­da no âm­bi­to cir­cun­scri­to das ins­ti­tu­i­ções po­li­ci­ais, de for­ma au­tô­no­ma e iso­la­da? Ou ela é ape­nas o sin­to­ma de uma re­a­li­da­de ine­ren­te à nos­sa cul­tu­ra so­ci­al?

Por mui­to tem­po acre­di­tou-se que a tru­cu­lên­cia po­li­ci­al era a con­se­quên­cia da bai­xa es­co­la­ri­da­de dos po­li­ci­ais. Atu­al­men­te, per­ce­be­mos que a es­co­la­ri­da­de na­da tem a ver com a vi­o­lên­cia pra­ti­ca­da pe­los cha­ma­dos “ho­mens da lei”. As aca­de­mi­as das po­li­ci­ais se mo­der­ni­za­ram, in­clu­in­do em seus cur­rí­cu­los dis­ci­pli­nas co­mo Di­rei­tos Hu­ma­nos, So­ci­o­lo­gia, Le­gis­la­ção, etc. Além dis­so, vem au­men­tan­do, con­si­de­ra­vel­men­te, o nú­me­ro de po­li­ci­ais com cur­so su­pe­ri­or. Sa­be­mos ago­ra que o pro­ble­ma da vi­o­lên­cia po­li­ci­al é mais com­ple­xo. Ela en­vol­ve ou é re­fle­xo de um re­cru­des­ci­men­to de men­ta­li­da­des rei­nan­tes em ou­tras ins­ti­tu­i­ções, co­mo o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co e o Ju­di­ci­á­rio, ins­ti­tu­i­ções es­tas re­pre­sen­tan­tes da men­ta­li­da­de da so­ci­e­da­de do­mi­nan­te. Mui­tos ju­í­zes e pro­mo­to­res são le­nien­tes com a vi­o­lên­cia e o des­res­pei­to aos Di­rei­tos Hu­ma­nos. Es­sa to­le­rân­cia dis­si­mu­la­da de “não fi­quei sa­ben­do” ou “ao me­nos es­tá ma­tan­do ban­di­do”, é al­ta­men­te per­ni­cio­sa por­que não ape­nas dei­xa im­pu­ne o po­li­ci­al cri­mi­no­so, mas es­ti­mu­la o sur­gi­men­to de mais po­li­ci­ais vi­o­len­tos, in­clu­si­ve ima­gi­nan­do que agem cor­re­ta­men­te.

Es­sas ins­ti­tu­i­ções, por cul­pa de mui­tos de seus in­te­gran­tes, con­tri­bu­em pa­ra o es­ta­do de bar­bá­rie da po­lí­cia bra­si­lei­ra. Por ou­tro la­do, em ho­me­na­gem ao adá­gio que diz que “co­nhe­ce-se uma so­ci­e­da­de pe­las ins­ti­tu­i­ções que ela tem”, po­de­mos afir­mar que to­das as ma­ze­las que as ins­ti­tu­i­ções pú­bli­cas nos in­fli­gem, prin­ci­pal­men­te a vi­o­lên­cia po­li­ci­al, são o pro­du­to da men­ta­li­da­de de nos­sa so­ci­e­da­de. A so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, da­do o seu re­tro­ces­so ci­vi­li­za­tó­rio e ele­va­da dis­cri­mi­na­ção em re­la­ção às clas­ses so­ci­al­men­te “di­fe­ren­tes”, é pro­ta­go­nis­ta no es­tí­mu­lo e na as­si­mi­la­ção de uma cul­tu­ra de vi­o­lên­cia po­li­ci­al. Em so­ci­e­da­des com gri­tan­tes abis­mos que re­al­çam os con­tras­tes so­ci­ais, dis­tin­guin­do-se ri­cos e po­bres, com pre­do­mi­nân­cia de po­lí­ti­cos cor­rup­tos e em­pre­sá­rios la­rá­pios, de um la­do, e uma clas­se ex­plo­ra­da e es­tig­ma­ti­za­da, de ou­tro, jus­ti­fi­ca-se a exis­tên­cia de uma po­lí­cia vi­o­len­ta, co­er­ci­ti­va, in­ti­mi­da­do­ra, am­pa­ra­da por ins­ti­tu­i­ções co­mo o Ju­di­ci­á­rio e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, sem­pre dis­pos­tos a da­rem gua­ri­da aos atos de vi­o­lên­cia po­li­ci­al, in­clu­si­ve le­tal, atra­vés da acei­ta­ção dos fa­mi­ge­ra­dos “au­tos de re­sis­tên­cia”.

Re­pe­te-se, a ca­da plei­to elei­to­ral, um ele­va­do nú­me­ro de po­li­ci­ais elei­tos pa­ra car­gos le­gis­la­ti­vos, tan­to no âm­bi­to es­ta­du­al quan­to fe­de­ral, evi­den­ci­an­do-se o equí­vo­co da so­ci­e­da­de acer­ca do mo­do de en­fren­ta­men­to da vi­o­lên­cia. Na ver­da­de, gran­de par­te da po­pu­la­ção é di­a­ria­men­te en­ga­na­da por pro­gra­mas te­le­vi­si­vos e de rá­dio sen­sa­ci­o­na­lis­tas que ex­plo­ram a tra­gé­dia hu­ma­na, fa­zen­do es­pe­tá­cu­lo ba­ra­to com a cri­mi­na­li­da­de vi­o­len­ta e trans­for­mam po­li­ci­ais em ce­le­bri­da­des. E mui­tos des­ses opor­tu­nis­tas, tan­to apre­sen­ta­do­res quan­to po­li­ci­ais, lan­çam-se na po­lí­ti­ca, sem­pre se be­ne­fi­ci­an­do da in­ge­nui­da­de de uma po­pu­la­ção ma­ni­pu­la­da, en­ga­na­da. A so­ci­e­da­de ig­no­ra que a fun­ção da po­lí­cia não é a de le­gis­lar. Não faz ideia do pe­ri­go que re­pre­sen­ta pa­ra a po­pu­la­ção quan­do é a po­lí­cia quem tem in­flu­ên­cia na ela­bo­ra­ção de leis pe­nais. Não con­se­gue as­si­mi­lar que o Bra­sil não pre­ci­sa de mais leis nem de mais pre­sí­di­os, co­mo ins­tru­men­tos de en­fren­ta­men­to à cri­mi­na­li­da­de.

A po­lí­cia bra­si­lei­ra é vi­o­le­ta por­que a so­ci­e­da­de é vi­o­len­ta. A po­lí­cia, des­ta for­ma, cons­ti­tui-se no es­pe­lho des­sa so­ci­e­da­de. Co­nhe­ce-se a po­lí­cia que te­mos pe­la so­ci­e­da­de que so­mos. Es­ta so­ci­e­da­de se em­pe­nha em “eti­que­tar”, em se­le­ci­o­nar, quem po­de ou de­ve ser eli­mi­na­do. Ela se pro­je­ta, ex­te­rio­ri­za o seu ódio, a sua vi­o­lên­cia, atra­vés de sua po­lí­cia que de­ve di­zi­mar o “ini­mi­go”. A po­lí­cia, por sua vez, co­mo sen­do a “lon­ga ma­nus” des­sa so­ci­e­da­de, é ape­nas a exe­cu­to­ra, a res­pon­sá­vel por “mos­trar a ca­ra” e fa­zer o “tra­ba­lho su­jo”.

Con­si­de­ran­do-se, as­sim, te­mos que a po­lí­cia, em al­guns as­pec­tos, é tam­bém ví­ti­ma do sis­te­ma. E po­de­mos con­si­de­rar dois fa­to­res: pri­mei­ro, gran­de par­te dos po­li­ci­ais é ori­un­da das ca­ma­das que eles são obri­ga­dos a re­pri­mir; se­gun­do, de acor­do com as pre­vi­sões mais ge­ne­ro­sas e po­si­ti­vas dos ser­vi­ços de psi­qui­a­tria das po­lí­cias no Bra­sil, apro­xi­ma­da­men­te 80% dos po­li­ci­ais, es­pe­ci­al­men­te os mi­li­ta­res, não es­tão em con­di­ções men­tais de por­ta­rem ar­mas de fo­go nem fa­ze­rem ser­vi­ço de po­li­ci­a­men­to nas ru­as.  Por­tan­to, a ques­tão so­bre o en­fren­ta­men­to da vi­o­lên­cia no Bra­sil é mui­to mais com­ple­xa.

É pre­ci­so que ha­ja, ur­gen­te­men­te, uma re­for­ma, uma re­de­fi­ni­ção, uma trans­for­ma­ção de pa­ra­dig­mas, uma re­vo­lu­ção em nos­so pro­ces­so ci­vi­li­za­tó­rio. Co­mo já ti­ve a opor­tu­ni­da­de de ma­ni­fes­tar em tex­tos an­te­rio­res, a cau­sa da vi­o­lên­cia no Bra­sil é a con­se­quên­cia de nos­so re­tro­ces­so co­mo ci­vi­li­za­ção. Quan­to à ater­ro­ri­zan­te cul­tu­ra de vi­o­lên­cia e mor­ta­li­da­de dis­se­mi­na­da na po­lí­cia bra­si­lei­ra, creio que não de­ve­rí­a­mos sa­ta­ni­zá-la tan­to. Afi­nal, es­sa po­lí­cia não cria uma cul­tu­ra de se­gre­ga­ção vi­o­len­ta, ela ape­nas re­pro­duz e exe­cu­ta, fi­el­men­te, aqui­lo que a so­ci­e­da­de lhe exi­ge.

 

(Ma­no­el L. Be­zer­ra Ro­cha, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta. mlbe­zer­ra­ro­[email protected])

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