Opinião

Dê destino certo às embalagens vazias de defensivos agrícolas

Diário da Manhã

Publicado em 4 de setembro de 2018 às 00:16 | Atualizado há 6 anos

O meio ru­ral, ao con­trá­rio do que ima­gi­na mui­ta gen­te dos cen­tros ur­ba­nos, tem apri­mo­ra­do gra­du­al e ra­pi­da­men­te os cui­da­dos com as ques­tões am­bien­tais. Não te­nho cer­te­za se o ci­da­dão ur­ba­no tem os mes­mos cui­da­dos.

Atu­al­men­te, o es­go­to ge­ra­do por 45% de to­da a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra não re­ce­be qual­quer ti­po de tra­ta­men­to. Es­sa con­di­ção au­men­ta os ris­cos de po­lu­i­ção e con­ta­mi­na­ção de rios, la­gos e ou­tros ma­nan­cia­is on­de os re­jei­tos são lan­ça­dos.

Di­a­ria­men­te, 5,5 mil to­ne­la­das de es­go­to não tra­ta­do che­gam prin­ci­pal­men­te aos rios, mas tam­bém vão pa­rar em re­ser­va­tó­rios de água, ma­nan­cia­is e la­gos do Pa­ís. Mas, na ho­ra de cri­ti­car, o ho­mem do cam­po so­fre as con­se­qüên­cias da má fé ou da fal­ta de in­for­ma­ção.

O Dia Na­ci­o­nal do Cam­po Lim­po, em 18 de agos­to, me­re­ceu ce­le­bra­ção. Par­ti­ci­pa­ram um mi­lhão de pes­so­as em to­do o Pa­ís. E en­ti­da­des li­ga­das à ques­tão co­me­mo­ram re­sul­ta­dos po­si­ti­vos. Ên­fa­se pa­ra a lo­gís­ti­ca re­ver­sa de em­ba­la­gens va­zi­as. Mais de cem uni­da­des de re­ce­bi­men­to de 22 es­ta­dos bra­si­lei­ros pro­mo­ve­ram ações es­pe­ci­ais.

Em Go­i­ás, a ini­ci­a­ti­va tem apoio da Apro­so­ja. A Ema­ter, com mé­ri­tos de so­bra pa­ra o ex­ten­si­o­nis­ta Ori­çan­ga de Bas­tos Jú­ni­or, li­de­rou um dia de cam­po so­bre re­co­lhi­men­to das em­ba­la­gens de agro­tó­xi­cos em Te­re­zó­po­lis. Leo Lin­ce é tam­bém um ba­ta­lha­dor in­can­sá­vel na área pre­ser­va­cio­nis­ta, mas com o tu­ta­no no lu­gar.

As mi­cro-ba­cias, em es­pe­ci­al o Jo­ão Lei­te, que ba­nha a Gran­de Go­i­â­nia ou uma po­pu­la­ção su­pe­ri­or a dois mi­lhões de pes­so­as, me­re­cem aten­ção es­pe­ci­al. O Bra­sil é re­fe­rên­cia mun­di­al na des­ti­na­ção am­bien­tal­men­te cor­re­ta do ma­te­ri­al, en­ca­mi­nhan­do 94% das em­ba­la­gens plás­ti­cas pri­má­rias pa­ra re­ci­cla­gem ou in­ci­ne­ra­ção.

Ape­nas, o Sis­te­ma Cam­po Lim­po pos­si­bi­li­tou a cor­re­ta des­ti­na­ção de mais de 23 mil to­ne­la­das de em­ba­la­gens va­zi­as de de­fen­si­vos agrí­co­las nos pri­mei­ros seis mes­es des­te ano. Em 16 anos de atu­a­ção, o SCL já re­ti­rou dos cam­pos mais de 480 mil to­ne­la­das do ma­te­ri­al. No Pa­ís, 94% das em­ba­la­gens plás­ti­cas pri­má­rias são de­vol­vi­das pe­los pro­du­to­res, con­tri­buin­do com a sus­ten­ta­bi­li­da­de do agro­ne­gó­cio bra­si­lei­ro.

Ma­to Gros­so foi o Es­ta­do que en­ca­mi­nhou cor­re­ta­men­te a mai­or quan­ti­da­de de em­ba­la­gens va­zi­as de de­fen­si­vos agrí­co­las, com 5.529 to­ne­la­das. O Pa­ra­ná foi res­pon­sá­vel por des­ti­nar cer­ca de três mil to­ne­la­das. O Rio Gran­de do Sul de­vol­veu até ju­nho 2.720 to­ne­la­das. Já os agri­cul­to­res pau­lis­tas, de­vol­ve­ram 2.595 to­ne­la­das de em­ba­la­gens. Em Go­i­ás, o nú­me­ro atin­giu até me­a­dos do ano 2.254 to­ne­la­das.

Se­gun­do o IB­GE, o Bra­sil é lí­der mun­di­al na des­ti­na­ção am­bien­tal­men­te ade­qua­da de em­ba­la­gens de de­fen­si­vos agrí­co­las uti­li­za­das em 76 mi­lhões de hec­ta­res de ter­ras cul­ti­va­das. Con­for­me o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Pro­ces­sa­men­to de Em­ba­la­gens Va­zi­as (In­pev), al­çar es­te pos­to “foi pos­sí­vel gra­ças ao pro­gra­ma bra­si­lei­ro de lo­gís­ti­ca re­ver­sa, de­no­mi­na­do Sis­te­ma Cam­po Lim­po, que re­ce­be e des­ti­na 94% das em­ba­la­gens plás­ti­cas pri­má­rias e tor­nou-se re­fe­rên­cia mun­di­al”.

A ini­ci­a­ti­va foi es­ta­be­le­ci­da pe­la Lei Fe­de­ral 9.974-00. O pro­gra­ma ins­ti­tu­iu o con­cei­to de res­pon­sa­bi­li­da­de com­par­ti­lha­da. Ele de­ter­mi­na obri­ga­ções pa­ra ca­da elo da ca­deia pro­du­ti­va agrí­co­la. En­vol­ve des­de fa­bri­can­tes e dis­tri­bu­i­do­res até os pro­du­to­res ru­ra­is com o apoio do po­der pú­bli­co. Es­sa di­vi­são de ta­re­fas re­sul­ta em um pro­gra­ma com ín­di­ces con­si­de­ra­dos re­fe­ren­ci­ais mun­di­ais.

 

(Wan­dell Sei­xas, jor­na­lis­ta vol­ta­do pa­ra o agro. Edi­ta às se­gun­das-fei­ras a pá­gi­na de Agro­in­dús­tria do Di­á­rio da Ma­nhã)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias