Opinião

Desafios do Direito Ambiental

Diário da Manhã

Publicado em 17 de setembro de 2018 às 21:43 | Atualizado há 6 anos

O meio am­bi­en­te é ho­je – e já tem si­do as­sim há al­guns anos – uma gran­de pre­o­cu­pa­ção mun­di­al. Pro­va dis­so são os fre­qüen­tes de­ba­tes a res­pei­to das inú­me­ras va­ri­á­veis do te­ma, for­ma­dos por pro­fis­si­o­nais dos mais va­ri­a­dos cam­pos de ati­vi­da­de re­la­ci­o­na­das ao meio am­bi­en­te. O Di­rei­to Am­bien­tal apre­sen­ta de­sa­fi­os ca­da vez mais evi­den­tes. Aque­le que pre­ten­de ad­vo­gar na área am­bien­tal é im­pres­cin­dí­vel que o pro­fis­si­o­nal es­te­ja sem­pre aos no­vos te­mas e ques­tões ain­da não se­di­men­ta­das pe­la ju­ris­pru­dên­cia.

Sa­ber li­dar com pro­ces­sos de li­cen­cia­men­to am­bien­tal e es­tar por den­tro das leis am­bien­tais são ape­nas al­guns exem­plos do que o mer­ca­do exi­ge do ad­vo­ga­do am­bien­tal. Atu­ar em pro­je­tos de cur­to, mé­dio e lon­go pra­zo, exi­ge do pro­fis­si­o­nal o con­ta­to com pro­fis­si­o­nais de ou­tras áre­as, por exem­plo, en­ge­nhei­ros e agrô­no­mos, bi­ó­lo­gos e ge­ó­lo­gos, en­ge­nhei­ros, pro­du­to­res ru­ra­is, es­pe­cia­lis­tas da área de meio am­bi­en­te, etc.

No en­fren­ta­men­to des­ses de­sa­fi­os, é fun­da­men­tal ar­ti­cu­lar o en­vol­vi­men­to di­re­to da co­le­ti­vi­da­de atra­vés de efe­ti­va atu­a­ção do Di­rei­to Am­bien­tal. É cres­cen­te o pa­pel, não só do Po­der Pú­bli­co, mas tam­bém das co­mu­ni­da­des e das em­pre­sas na va­lo­ri­za­ção da bi­o­di­ver­si­da­de. O Di­rei­to Am­bien­tal fi­gu­ra nas gra­des cur­ri­cu­la­res dos cur­sos ju­rí­di­cos, mas a dis­ci­pli­na es­tá lon­ge de ex­plo­rar to­do o po­ten­ci­al da área. O cur­so de Meio Am­bi­en­te é con­si­de­ra­do ge­ne­ra­lis­ta e con­cen­tra-se no pro­ces­so de li­cen­cia­men­to am­bien­tal de gran­des em­pre­en­di­men­tos es­tru­tu­ra­is. É uma área que de­ve ga­nhar ain­da mais pro­ta­go­nis­mo no cam­po ju­rí­di­co.

É vas­to o cam­po de atu­a­ção do Di­rei­to Am­bien­tal. As fa­cul­da­des te­rão, ne­ces­sa­ria­men­te, que pre­pa­rar fu­tu­ros ad­vo­ga­dos pa­ra en­fren­tar no­vos te­mas, co­mo mu­dan­ças cli­má­ti­cas, ati­vos ver­des, zo­ne­a­men­to eco­ló­gi­co-eco­nô­mi­co, vul­ne­ra­bi­li­da­de de ecos­sis­te­mas, res­tau­ra­ção flo­res­tal, sus­ten­ta­bi­li­da­de do agro­ne­gó­cio, pre­ser­va­ção de bi­o­mas, im­pac­tos am­bien­tais da mi­ne­ra­ção, ges­tão dos re­cur­sos hí­dri­cos, sa­ne­a­men­to bá­si­co, den­tre ou­tros. As no­vas áre­as am­bien­tais, por­tan­to, vão exi­gir mais do que a gra­du­a­ção do en­si­no-apren­di­za­gem, de­man­dan­do em­pe­nho pes­so­al do pro­fis­si­o­nal da ad­vo­ca­cia pa­ra se tor­nar um es­pe­cia­lis­ta da área.

 

(Ro­ber­to Hi­da­si, ad­vo­ga­do am­bien­tal. E-mail: ro­ber­to­hi­da­si@ya­hoo.com.br)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias