Opinião

Dicionário é bom para “microcefalia”

Diário da Manhã

Publicado em 22 de março de 2018 às 22:53 | Atualizado há 7 anos

“Com­ba­ti um mal com­ba­te, sai na car­rei­ra e aban­do­nei a fé”

Jo­sé Car­los Sa­bi­no

 

Os ci­en­tis­tas da Neu­ro­lo­gia afir­mam: fa­lar mais de um idi­o­ma aju­da a evi­tar sé­rios pro­ble­mas de me­mó­ria. Já os lin­guis­tas com­ple­men­tam: tra­du­ção é ou­tro tex­to, e que as va­ri­e­da­des lin­guís­ti­cas têm vi­da pró­pria (re­gi­o­na­lis­mos, pa­drão, gí­ria etc.), en­tão con­cluo so­bre o apren­der pa­la­vras no­vas de seu pró­prio idi­o­ma é co­mo se fa­lar uma ou­tra lín­gua, por con­se­guin­te, o di­ci­o­ná­rio é re­mé­dio pre­ven­ti­vo pa­ra Alzhei­mer e/ou “mi­cro­ce­fa­lia”.

A mi­cro­ce­fa­lia é o cé­re­bro es­pre­mi­do den­tro de um crâ­nio pe­que­no à mo­da do mos­qui­to ou o cé­re­bro re­du­zi­do de­mais, su­gan­do do crâ­nio adap­tá­vel, é as­sim que es­tão di­zen­do os afe­ta­dos pe­las mí­di­as. Vin­ga­ti­vos por al­gu­ma coi­sa, afir­mam: a pi­ca­da do mos­qui­to da den­gue (Ae­des aegypti) tam­bém trans­mi­te o Zika ví­rus, vi­lão de mui­tos des­vi­os. Es­sa ques­tão es­tá meio pa­re­ci­da com a fal­ta de água no su­des­te, nin­guém fa­la­va tão acu­ra­da­men­te so­bre a se­ca do nor­des­te até fal­tar água no su­des­te, e os ri­cos le­va­ram a ideia às mí­di­as. En­che­ram su­as pis­ci­nas no­va­men­te por cau­sa do eco­no­mi­zar dos po­bres. Re­sul­ta­do, o nor­des­te con­ti­nua se­co! As­sim a es­co­la pú­bli­ca sem qua­li­da­de for­ça o po­bre eco­no­mi­zar na mas­sa ce­fá­li­ca pa­ra fa­ci­li­tar a li­de­ran­ça dos po­de­ro­sos. Es­sa far­sa eter­na tem pro­du­zin­do es­se ou­tro ti­po de “mi­cro­ce­fa­lia”, e des­de mui­to tem­po, atro­fia só o cé­re­bro, en­tre­tan­to o ta­ma­nho do crâ­nio fi­ca nor­mal, as­sim dis­far­ça bem! Não era de mui­to in­te­res­se dos po­de­ro­sos, es­se as­sun­to, mas ago­ra, o cé­re­bro me­nor di­mi­nui a pres­são in­ter­na e su­ga o “crâ­nio” de to­do mun­do, en­tão a me­di­da da ca­be­ça deu ibo­pe nas mí­di­as tam­bém, e so­mou a pre­o­cu­pa­ção dos da sa­ú­de, vi­rou ques­tão de sa­ú­de pú­bli­ca, so­bre is­so im­por­ta mui­to aos po­lí­ti­cos. “O Go­ver­no di­mi­nui a cir­cun­fe­rên­cia do crâ­nio dos be­bês (de 35cm pa­ra 33cm). É a pe­da­la­da da mi­cro­ce­fa­lia”. E o ou­tro Go­ver­no ar­ca com os re­pe­len­tes de uso pa­ra as grá­vi­das! Tu­do é fa­cil­men­te ma­ni­pu­lá­vel quan­do se usa os “mi­cro­ce­fá­li­cos”.

Con­vo­ca­ram até o exér­ci­to bra­si­lei­ro pa­ra com­ba­ter o “is­lâ­mi­co” mos­qui­to. Aí, dão mar­gem ao En­ri­co Gre­covs pos­tar um co­men­tá­rio mui­to brin­ca­lhão no Fa­ce­bo­ok: “Não con­si­go en­ten­der por que o Exér­ci­to é cha­ma­do pa­ra com­ba­ter o mos­qui­to da den­gue. En­quan­to o mos­qui­to ain­da é lar­va (den­tro d’água) a res­pon­sa­bi­li­da­de ti­nha que ser da Ma­ri­nha. E quan­do co­me­ças­se a vo­ar, da For­ça Aé­rea”(sic). Se­rá se es­tou en­ten­den­do, o exer­ci­to vai com­ba­ter os que não com­ba­tem o mos­qui­to e es­que­ce­ram-se da vi­o­lên­cia do Rio de Ja­nei­ro!

To­da­via, o po­vo não po­de es­que­cer-se é da Aids! So­bre­tu­do, quan­do res­pon­sa­bi­li­za­rem o mos­qui­to da den­gue co­mo tam­bém trans­mis­sor do ví­rus HIV até os de me­mó­ria re­du­zi­da, vão se lem­brar do já di­to nos no­ti­ci­á­rios: O Zika Ví­rus tam­bém po­de ser trans­mi­ti­do por re­la­ções se­xu­ais! Se a tal do­en­ça re­duz o cé­re­bro de cri­an­ça não po­de­ria cau­sar dis­túr­bi­os neu­ro­ló­gi­co em adul­tos nor­mais? Sei lá…! Mas, to­dos se di­ver­tem: Mi­cro e Ma­cro­ce­fá­li­cos! Te­ma de car­na­val!

Na Áfri­ca, o Zika tran­si­ta lar­ga­men­te e não faz a ca­be­ça de nin­guém! Que se fa­bri­que ou­tro mos­qui­to trans­gê­ni­co pro­du­tor do hor­mô­nio da in­te­li­gên­cia e do sen­so crí­ti­co, pa­ra in­je­tar na hu­ma­ni­da­de as ci­ên­cias e res­pon­sa­bi­li­da­de, por­que ale­gria, por aqui, tem-se de­mais!

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias