Opinião

Dorizan Ribeiro lança nova obra literária: “Memórias de um Menino”

Diário da Manhã

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 00:23 | Atualizado há 6 anos

Re­co­men­da­do pe­lo meu di­le­to ami­go e co­le­ga na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de Go­i­ás (Ale­go), Car­los San­til­lo, re­ce­bi com pra­zer em nos­sa sa­la da Agên­cia As­sem­bleia de No­tí­cias (AAN), o gran­de Do­ri­zan Ri­bei­ro, que co­nhe­ço de pris­cas eras. A pro­pó­si­to do Car­los, fi­lho do sem­pre sa­u­do­so Hen­ri­que San­til­lo, que vem re­a­li­zan­do fe­liz ges­tão na di­re­ção da Es­co­la do Le­gis­la­ti­vo da Ale­go, já es­ta­mos pre­pa­ran­do uma re­se­nha so­bre ele, in­clu­si­ve fo­can­do sua mar­can­te pas­sa­gem pe­lo au­to­mo­bi­lis­mo, pa­ra ser pu­bli­ca­da nes­se es­pa­ço de­mo­crá­ti­co do DM: Opi­ni­ão Pú­bli­ca.

É cla­ro que Do­ri­zan Ri­bei­ro não pre­ci­sa­ria nun­ca de uma re­co­men­da­ção des­se ní­vel! Até por­que co­nhe­ço bem o tra­ba­lho que re­a­li­za, se­ja em ní­vel de co­mu­ni­ca­ção, se­ja no âm­bi­to das ar­tes plás­ti­cas, mas que­ro dei­xar evi­den­te que al­guém re­co­men­da­do por Car­los sem­pre se­rá re­ce­bi­do com ale­gria por es­se hu­mil­de es­cri­ba. Ago­ra, con­ve­nha­mos, fa­lar de Do­ri­zan é pri­vi­lé­gio pa­ra qual­quer dos ar­ti­cu­lis­tas que ocu­pam com fre­quên­cia es­se es­pa­ço no­bre da im­pren­sa go­i­a­na. E Li­be­ra­to Pó­voa só não vai fi­car com ci­ú­mes, por­que é o gran­de au­tor do pre­fá­cio do li­vro que es­ta­rei abor­dan­do aqui.

Tra­ta-se de “Me­mó­ri­as de um Me­ni­no”, li­vro que le­va o se­lo da Edi­to­ra Kelps e que se­rá lan­ça­do ofi­ci­al­men­te lo­go de­pois das elei­ções ma­jo­ri­tá­rias des­se ano. Por­tan­to, es­ta­mos fa­zen­do um co­men­tá­rio pú­bli­co des­sa obra em ab­so­lu­ta pri­mei­ra mão. Is­so é pri­vi­lé­gio pa­ra pou­cos! Obri­ga­do, gran­de Do­ri­zan Ri­bei­ro, por brin­dar o lei­tor que apre­cia um ex­ce­len­te tra­ba­lho li­te­rá­rio com mais um li­vro de sua la­vra. Além da pe­na ins­pi­ra­da de Do­ri­zan Ri­bei­ro, “Me­mó­ri­as de um Me­ni­no” traz de­poi­men­tos ma­ra­vi­lho­sos de ami­gos de­le e, de mo­do es­pe­ci­al, de sua es­po­sa, Isa­bel, que sim­ples­men­te diz: “É fá­cil fa­lar de Do­ri­zan. O di­fí­cil é en­con­trar pa­la­vras pa­ra de­fi­nir o me­ni­no que foi e o ho­mem que é”.

No li­vro, vo­cê vai ler não ape­nas as du­as pa­la­vras en­con­tra­das por Isa­bel pa­ra de­fi­nir o ama­do es­po­so, mas, tam­bém, de­poi­men­tos de com­pa­nhei­ros de­le de jor­na­da nes­se Pla­ne­ta Ter­ra, aos exem­plos de Mi­guel Jor­ge, Jo­ão­mar Car­va­lho, Ju­qui­nha Hu­mo­ris­ta, Car­la Pó­voa, Kar­la Rady, Di­a­na Ro­dri­gues e Car­mi­na Mal­do­na­do. Sem fa­lar na be­la apre­sen­ta­ção fei­ta por Jo­sé Gil­mar Car­va­lho de Brit­to, con­ta­dor, mes­tre em con­ta­bi­li­da­de e pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio; e no pri­mor de pre­fá­cio es­cri­to por Li­be­ra­to Pó­voa, de­sem­bar­ga­dor apo­sen­ta­do do TJ-TO, mem­bro-fun­da­dor da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras e Aca­de­mia Di­a­no­po­li­na de Le­tras e mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa (AGI), es­cri­tor, ju­ris­ta, his­to­ri­a­dor e ad­vo­ga­do já co­nhe­ci­do dos lei­to­res do DM.

Co­mo diz Li­be­ra­to, “Me­mó­ri­as de um Me­ni­no” mos­tra em pre­ci­o­sas pá­gi­nas a tra­je­tó­ria da vi­da de Do­ri­zan Ri­bei­ro des­de a me­ni­ni­ce, re­tra­tan­do os per­so­na­gens que ador­na­ram sua vi­da de ino­cen­te pro­ta­go­nis­ta da vi­da. Do­ri­zan, au­tor de “K pra Nós”, “Vi­a­gem – Des­ti­no: Au­to­co­nhe­ci­men­to” e do ro­man­ce-do­cu­men­tá­rio “Ma­no­el”, con­ta que es­sa sua no­va obra foi tra­ba­lha­da a pe­di­do de seus fi­lhos – Ales­san­dro, Meirye­le e Lo­re­na – que es­tão mo­ran­do nos Es­ta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca. “Fi­lhos são as­sim: cri­a­mos pa­ra nós, mas eles cri­am asas e vo­am pe­lo mun­do afo­ra, e foi o que acon­te­ceu com os meus”, lem­bra Do­ri­zan. E diz mais: “A vi­da é um dom de Deus, e nós so­mos ins­tru­men­tos d’Ele pa­ra fa­zer o bem, mas mui­tas ve­zes nos per­de­mos, quan­do nos em­bri­a­ga­mos no do­ce vi­nho da vai­da­de”. Es­tas são ape­nas du­as má­xi­mas des­se ex­tra­or­di­ná­rio es­cri­tor que ti­ra­mos do li­vro. Tem mui­ta coi­sa boa!

Do­ri­zan Ri­bei­ro, além de ar­tis­ta plás­ti­co pre­mi­a­do, in­clu­si­ve pe­la Fun­da­ção Jai­me Câ­ma­ra, Ca­va­li­e­re Ga­le­ria de Ar­tes Bra­sí­lia DF e Ban­co do Bra­sil, é ad­vo­ga­do, ins­cri­to na OAB Go­i­ás; jor­na­lis­ta, ra­di­a­lis­ta, es­cri­tor, pu­bli­ci­tá­rio, pós-gra­du­a­do em Trân­si­to pe­la Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias Apli­ca­das de Di­a­man­ti­no MT e em Do­cên­cia Uni­ver­si­tá­ria, Uni­ver­si­da­de Sal­ga­do de Oli­vei­ra (Uni­ver­so) Go­i­â­nia. É pro­fes­sor de co­mu­ni­ca­ção ver­bal, pa­les­tran­te, es­tu­di­o­so do com­por­ta­men­to hu­ma­no; fi­li­a­do ao Ins­ti­tu­to de Di­rei­to Ad­mi­nis­tra­ti­vo de Go­i­ás. Foi ser­vi­dor pú­bli­co por 38 anos. De­tran, Au­di­to­ria do Es­ta­do, Con­tro­le In­ter­no, Se­cre­ta­ria do Tra­ba­lho, Ipas­go, Ale­go, Se­cre­tá­rio ge­ral da Agên­cia Go­i­a­na de Co­mu­ni­ca­ção (Age­com). Ho­me­na­ge­a­do pe­la Uni­ver­so e Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia, pe­los bons ser­vi­ços pres­ta­dos na área cul­tu­ral ao nos­so mu­ni­cí­pio de Go­i­â­nia. Con­si­de­ra-se um eter­no apren­diz.

O li­vro traz fo­tos de Do­ri­zan Ri­bei­ro ven­den­do bo­los que sua mãe, Lu­ci, fa­zia pa­ra in­tei­rar os ga­nhos ma­ri­do, Bo­a­ner­ges, con­for­me se lê no pre­fá­cio de Li­be­ra­to, ba­ti­da por Don Jai­me, o bis­po que cons­tru­iu a Ca­te­dral em Cris­ta­lân­dia (TO) e com­pra­va os bo­los que ven­dia pa­ra os ope­rá­rios da obra; e car­re­gan­do fei­xe de le­nha, ba­ti­da por Mar­ce­lo Min, que, se­gun­do o pró­prio Do­ri­zan, /’en­xer­ga­va pe­las len­tes da al­ma, e nos dei­xou tão ce­do”. A fo­to que ilus­tra es­sa re­se­nha foi ba­ti­da pe­lo co­le­ga Sér­gio Ro­cha, no mo­men­to em que re­ce­bia Do­ri­zan na AAN. Re­co­men­do mui­to a lei­tu­ra de “Me­mó­ri­as de um Me­ni­no”, uma pre­ci­o­si­da­de li­te­rá­ria.

 

(Jo­ão Nas­ci­men­to, jor­na­lis­ta)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias