Dr.Hugo explica
Diário da Manhã
Publicado em 2 de fevereiro de 2017 às 01:28 | Atualizado há 8 anosCOMO O IDOSO pode TER UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
- Mantenha atividades sociais (de seu costume ou invente novas), visite familiares e amigos. Conversar e rir é muito estimulante para o cérebro!
- Realize atividade em casa: veja filmes e notícias, comente e discuta sobre o assunto. Veja fotografias e relembre das pessoas e situações das fotos. Os filmes devem ser dublados para facilitar o entendimento (caso o paciente tenha dificuldades em acompanhar as legendas).
- Mantenha atividades cognitivas e intelectuais:
– Leitura (um bom livro pode ser lido pelo paciente ou para o paciente – se ele não guardar o conteúdo, não tem problema, comente, resuma).
– Jogos de tabuleiro (xadrez, damas, resta um), jogos de cartas ou dominó (convide amigos e netos para jogarem com você).
– Palavras cruzadas, sudoku, jogo de forca.
– Jogos no computador.
- Tenha uma rotina de atividade física: é bom para o coração, a pressão, o diabetes e o colesterol. Melhora o humor e o sono. Recomendam-se minutos ao dia. Cinco vezes na semana. Comece com períodos curtos até atingir a meta. Pode ser caminhada, natação, bicicleta, hidroginástica (sempre pensando na segurança).
- Tenha uma boa alimentação! Esta deve ser saudável e balanceada. Evite carnes gordurosas e frituras. Abuse de frutas, legumes, verduras, grãos (feijão, lentilha, ervilha), nozes, castanhas, peixes (pelo menos umas três vezes na semana), e consuma pouco sal. Considere sempre se você ou paciente precisa de alguma dieta especial (para diabéticos, por exemplo). Para o paciente que tem pouco apetite, varie o cardápio, use comida atraente e colorida.
- Trate e controle todas as doenças concomitantes (hipertensão, problemas de coração, de tireoide, diabetes, etc…). Melhora a evolução da demência.
- Cuide da saúde bucal, gengivites, dores dentarias e próteses mal ajustadas causam prejuízo para alimentação.
Segurança
em casa
Estas dicas valem para todos os pacientes idosos. Durante o envelhecimento podem ocorrer problemas de marcha (de causa neurológica, ortopédica ou reumatológica) e diminuição da visão.
– Observe que os ambientes sejam claros e de fácil circulação
– Retire objetos ou tapetes que representam perigo de queda
– Coloque barras de apoio próximo ao vaso sanitário e no boxe do banheiro
– Retire ou nunca deixe o paciente sozinho na banheira (perigo de escorregões e quedas)
– Adapte a altura do vaso sanitário para maior conforto
– Usar cadeira de banho
– Utilize sapatos com solado antiderrapante
– Deixe alguma luz acesa no corredor ou no quarto durante a noite (para o caso de a pessoa se levantar à noite para ir a outro cômodo).
Sono
Uma queixa comum são as dificuldades durante o sono. Lembre-se que o paciente pode estar com menor atividade física e intelectual, o que torna sono pior. Podem aparecer:
– Dificuldade para iniciar o sono
– Dificuldade para manter o sono durante toda a noite
– Agitação durante o sono, com pesadelos, movimentação, gritos.
– Aumento dos cochilos diurnos.
O que fazer
Devem ser tentadas as medidas não farmacológicas sempre. Algumas vezes podem ser necessárias algumas medicações. Se falharem, devem-se adotar estas medidas de higiene do sono com o paciente:
– Manter uma rotina diária com horários fixos para se deitar e se levantar.
– Evitar cochilos durante o dia (se ocorrer, nunca mais de trinta minutos de duração).
– Fazer exercício físico e intelectual
– Evitar consumo de café e bebidas com cafeína (chás escuros), álcool, tabaco.
– Evitar um jantar pesado ou tarde da noite
– Usar roupa confortável para dormir
– Usar o quarto somente para dormir
– Deixar o quarto em silêncio e confortável
Dr.Hugo Raphael,membro associado da Sociedade Brasileira de Geriatria e gerontologia-SBGG,atendimento domiciliar,médico pela Universidade de Cuiabá,especializado em Geriatria pelas Obras Sociais Irmã Dulce,especializado em cuidados paliativos
]]>