Opinião

Educação ambiental

Diário da Manhã

Publicado em 12 de julho de 2017 às 22:28 | Atualizado há 8 anos

A edu­ca­ção am­bien­tal é um com­po­nen­te es­sen­cial e per­ma­nen­te da edu­ca­ção na­ci­o­nal, de­ven­do es­tá pre­sen­te de for­ma ar­ti­cu­la­da em to­dos os ní­veis de mo­da­li­da­des do pro­ces­so edu­ca­ti­vo em ca­rá­ter for­mal e não for­mal.

O meio am­bi­en­te é um con­jun­to, um to­do que for­ma o mun­do em que vi­ve­mos cons­ti­tu­í­dos por ele­men­tos vi­vos, tra­ta se um as­sun­to ri­co que en­vol­ve to­das as áre­as do co­nhe­ci­men­to sen­do fun­da­men­tal en­ten­der que a mu­dan­ça co­me­ça den­tro de ca­da su­jei­to, cau­san­do di­ver­sos im­pac­tos es­ses cau­sa­dos pe­lo o cres­ci­men­to do pro­ces­so de ur­ba­ni­za­ção de­sor­de­na­do, co­mo da pre­ca­ri­e­da­de dos ser­vi­ços ofe­re­ci­dos pe­lo se­tor pú­bli­co.

Flo­res­tas, rios, são nos­sos bens co­muns, a es­co­la é um es­pa­ço pri­vi­le­gi­a­do pa­ra es­ta­be­le­cer co­ne­xões e in­for­ma­ções, pa­ra cri­ar con­di­ções e al­ter­na­ti­vas que es­ti­mu­lem os alu­nos a te­rem con­cep­ções e pos­tu­ras ci­da­dãs, es­ta­mos re­gre­din­do ca­da vez mais em nos­sa qua­li­da­de de vi­da de um mo­do ge­ral, nos dei­xan­do le­var por nos­sas obri­ga­ções di­á­rias. A cri­se que vi­ven­cia­mos po­de ser con­si­de­ra­da co­mo uma cri­se de va­lo­res, o que tem ge­ra­do pro­ble­mas so­ci­ais e am­bien­tais das mais va­ri­a­das pro­por­ções.

Edu­ca­ção am­bien­tal é um pro­ces­so de con­sci­en­ti­za­ção, bus­ca a so­li­da­ri­e­da­de o res­pei­to e igual­da­de atra­vés de pra­ti­cas de­mo­crá­ti­cas pos­si­bi­li­tan­do a re­la­ção en­tre as pes­so­as de for­ma in­te­ra­ti­va pro­mo­ven­do o di­a­lo­go, a fim de mo­ti­var e pro­mo­ver sen­si­bi­li­za­ção dos in­di­ví­duos pa­ra que es­te atue en­quan­to ci­da­dão ca­pa­zes de trans­for­mar a so­ci­e­da­de pre­pa­ran­do a cons­tru­ção de sa­be­res se po­si­cio­nan­do a fren­te da pro­ble­má­ti­ca am­bien­tal, pa­ra pro­mo­ção de mu­dan­ças ne­ces­sá­rias pa­ra mo­di­fi­ca­ção da so­ci­e­da­de atu­al. Ati­vi­da­des de edu­ca­ção am­bien­tal pre­ci­sam ex­tra­po­lar o âm­bi­to es­co­lar e pro­mo­ver o apren­di­za­do e, até, a trans­for­ma­ção de to­dos nós.

O meio am­bi­en­te e um te­ma trans­ver­sal, mui­to abran­gen­te e a mai­o­ria dos pro­je­tos que se pro­põ­em a tra­ba­lhar o as­sun­to pro­cu­ram con­cen­trar-se em fo­cos mais es­pe­cí­fi­cos den­tro do de­ter­mi­na­do te­ma. Um dos pro­je­tos é da  Cul­tu­ra Am­bien­tal nas Es­co­las ini­ciou-se com a es­tru­tu­ra­ção de um kit co­mo fer­ra­men­ta pa­ra o pro­fes­sor tra­ba­lhar o te­ma am­bien­tal em sa­la de au­la e in­te­ra­gir com os alu­nos com o in­tui­to de le­var co­nhe­ci­men­to e mos­trar fer­ra­men­tas pa­ra tra­ba­lhar a edu­ca­ção am­bien­tal em sa­la de au­la Per­ce­be se a ne­ces­si­da­de dos cur­sos de li­cen­cia­tu­ra pre­pa­rem seus alu­nos pa­ra fun­ção do­cen­tes per­me­an­do as ques­tões am­bien­tais

Edu­ca­ção am­bien­tal EA de­ve ser aci­ma de tu­do um ato po­lí­ti­co vol­ta­do pa­ra a trans­for­ma­ção so­ci­al, ca­paz de trans­for­mar va­lo­res e ati­tu­des, cons­tru­in­do no­vos há­bi­tos e co­nhe­ci­men­tos, de­fen­den­do uma no­va éti­ca, que sen­si­bi­li­za e con­sci­en­ti­za na for­ma­ção da re­la­ção in­te­gra­da do ser hu­ma­no, da so­ci­e­da­de e da na­tu­re­za. Pro­ces­so per­ma­nen­te da apren­di­za­gem va­lo­ri­zan­do o co­nhe­ci­men­to pré­vio do alu­no bus­can­do uma for­ma­ção vol­ta­da pa­ra a ci­da­da­nia

 

(Cle­zia No­guei­ra, li­cen­cia­da em Ci­ên­cias Bi­o­lo­gi­as pe­la Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Go­i­ás – PUC-GO)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias