Opinião

Eleição 2018

Diário da Manhã

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 23:21 | Atualizado há 6 anos

No edi­tal do jor­nal O Glo­bo de 30/08/2018, ele ini­cia com uma per­gun­ta: ser can­di­da­to a pre­si­den­te é… tro­car in­sul­tos en­quan­to a elei­ção não vem? O edi­tor Fran­cis­co Le­al­li, co­or­de­na­dor da su­cur­sal de Bra­sí­lia diz que os em­ba­tes com os can­di­da­tos an­dam em al­ta, al­tís­si­ma tem­pe­ra­tu­ra. Uns mais, ou­tros me­nos, os can­di­da­tos à pre­si­dên­cia mos­tram ter lín­gua afi­a­da pa­ra fa­lar do ad­ver­sá­rio, as­sim co­mo a Glo­bo e to­da a mí­dia de­mons­tra cla­ra­men­te em to­dos os seus even­tos or­ga­ni­za­dos uma mar­ca­ção até abai­xo da cin­tu­ra so­bre aque­le can­di­da­to an­ticor­rup­to (Bol­so­na­ro-PSL) que vem com­ba­ten­do es­se mal pra­ti­ca­do por po­lí­ti­cos e gran­des em­pre­sá­rios, com gran­de su­ces­so e acei­ta­ção dos bra­si­lei­ros. A mar­ca­ção so­bre o Bol­so­na­ro é vi­sí­vel, por is­to os bra­si­lei­ros que lhes apoi­am es­tão ven­do con­fir­ma­do o quan­to um an­ticor­rup­to as­sus­ta tan­to os de­so­nes­tos.

(Be­no­ne A. de Pai­va, via e-mail)


Boas propostas de Amoêdo

Na sua es­treia em cam­pa­nha elei­to­ral, o can­di­da­to ao Pla­nal­to, em­pre­sá­rio Jo­ão Amo­ê­do (Par­ti­do No­vo), sur­pre­en­de com bo­as pro­pos­tas pa­ra o Pa­ís!  Cha­ma a aten­ção a que pre­ten­de, em ven­cen­do o plei­to de ou­tu­bro, es­ten­der o pro­gra­ma ProU­ni, pa­ra alu­nos de fa­mí­lias de bai­xa ren­da, no in­tui­to de tam­bém in­gres­sa­rem nas es­co­las pri­va­das da pré-es­co­la, e no en­si­no mé­dio! As­sim co­mo es­se pro­gra­ma ho­je, fi­nan­cia alu­nos pa­ra uni­ver­si­da­des pri­va­das e com mui­to su­ces­so.  É ver­da­de que es­ta pro­pos­ta não vai re­sol­ver to­dos os pro­ble­mas da fal­ta de qua­li­da­de da edu­ca­ção co­mo ocor­re es­se vá­cuo em boa par­te das es­co­las pú­bli­cas!  Po­rém, de ime­di­a­to po­de­rá ofe­re­cer uma for­ma­ção me­lhor nas es­co­las pri­va­das a mi­lha­res de cri­an­ças e ado­les­cen­tes!  Jo­ão Amo­ê­do, tam­bém é en­fá­ti­co na sua pro­pos­ta de re­du­ção do Es­ta­do, anun­ci­an­do que em che­gan­do ao Pla­nal­to, pri­va­ti­za­rá a Cai­xa, Ban­co do Bra­sil, Cor­rei­os, etc. Que além do ga­nho de efi­ci­ên­cia nas mãos do se­tor pri­va­do, co­mo res­sal­ta, se eli­mi­na es­se crô­ni­co can­cro das no­me­a­ções par­ti­dá­ri­as em car­gos nas es­ta­tais…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Ronaldo Caiado

 

Acom­pa­nho a atu­a­ção de Ro­nal­do Cai­a­do no par­la­men­to bra­si­lei­ro des­de que as­su­miu o seu pri­mei­ro man­da­to co­mo de­pu­ta­do  fe­de­ral por Go­i­ás, em fe­ve­rei­ro de 1991. Nun­ca me de­cep­ci­o­nei com es­se  po­lí­ti­co ín­te­gro. La­men­ta­vel­men­te, quan­do dis­pu­tou o go­ver­no de Go­i­ás em 1994, não se ele­geu. Acre­di­to que se ti­ves­se si­do elei­to, o nos­so Es­ta­do te­ria  to­ma­do ou­tro ru­mo e não o ca­mi­nho da cor­rup­ção. Mais de vin­te anos  de de­ma­go­gia e po­pu­lis­mo. Mui­ta mi­ga­lha e pou­co dos di­rei­tos que a Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral ga­ran­te  a nós ci­da­dã­os. O in­te­ri­or go­i­a­no pa­de­ce com o des­ca­so da­que­les que, há dé­ca­das, vêm ma­man­do nas te­tas do Es­ta­do. Quan­tas obras ina­ca­ba­das e co­ber­tas por ma­ta­gal. Di­nhei­ro do con­tri­buin­te jo­ga­do no li­xo. Eu con­fio que Cai­a­do pro­por­ci­o­na­rá di­as me­lho­res ao po­vo go­i­a­no. A sua in­ten­ção de re­gi­o­na­li­zar a sa­ú­de é ex­ce­len­te. É pre­ci­so cons­tru­ir hos­pi­tais no in­te­ri­or pa­ra di­mi­nu­ir o so­fri­men­to do do­en­te, que é obri­ga­do a vi­a­jar lon­gas dis­tân­cias em am­bu­lân­cia, do in­te­ri­or pa­ra Go­i­â­nia, em bus­ca de so­cor­ro mé­di­co. Mui­tos não con­se­guem che­gar a tem­po. Com Ro­nal­do Cai­a­do o nos­so Es­ta­do sai­rá do pro­gres­so ilu­só­rio pa­ra o pro­gres­so ver­da­dei­ro. Te­re­mos mais ati­tu­de e me­nos pro­pa­gan­da.

(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias